SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Neste domingo festivo, a Igreja celebra a solenidade da Santíssima Trindade: um único Deus, que se revelou ao ser humano em três pessoas distintas: A pessoa do Pai, a pessoa do Filho e a pessoa do Espírito Santo. Um Deus, que se mostrou e se mostra presente na vida do ser humano. Um Deus atento as necessidades, as dores de cada homem e mulher, e, que desceu e desce do céu para conduzir a humanidade nos caminhos da vida e da esperança.

Além do mais, celebrar a Trindade Santa, é saber que a Santíssima Trindade é a melhor forma de comunidade, uma vez que o Pai cria na comunhão com o Filho e o Espirito Santo, o Filho por sua vez salva a humanidade na comunhão com o Pai e o Espirito Santo e o Espirito Santo Santifica, homens e mulheres, na relação com o Pai e o Filho.

            Sendo assim, a solenidade da Santíssima Trindade, é para todos os cristãos (as), momento de experimentar de maneira concreta o amor de Deus, que veio e vem ao encontro da humanidade em três pessoas distintas, permanecendo sempre presente na vida, na missão dos seus filhos (as) e pousando o seu olhar de bondade sobre a humanidade, para que esta caminhe animada, fortalecida e confiante na possibilidade de um novo “céu e uma nova terra”.  Desta maneira, a liturgia da Santíssima Trindade, é um convite, para que cada pessoa, se permita ser alcançada, pela graça benevolente de Deus Pai, que revelada na pessoa do Filho Jesus, faz com que cada criatura humana seja inserida na família divina e viva a missão, conduzida pelo Espirito Santo de amor, bem como, um chamado, para que o ser humano, se pergunte, como está correspondendo a esta graça de amor e que caminhos de conversão, lhes são necessários, para continuar amadurecendo na vida e na santidade.  

Pe. José Eder Ribeiro Lima

Administrador Diocesano