Frei Silvio José – OFM, toma posse da Paróquia São Pedro Apóstolo em Pedra Preta – MT

Na noite do último domingo (21/04), na Festa do Bom Pastor, Dom Maurício presidiu a missa em que conferiu a Frei Silvio José dos Santos, OFM, o ofício de Administrador Paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pedra Preta.

A Solene Eucaristia teve início às 18h30 e contou com a participação de centenas de fiéis das mais de vinte comunidades da paróquia, dos familiares e dos amigos dos freis Silvio e Pedro.

Em sua homilia, Dom Maurício agradeceu o carinho com o qual os freis tiveram com essa paróquia desde o ano de 2022 quando a diocese estava no período de sede vacante. O epíscopo ainda ressaltou a importância que o presbítero precisa ter em ser um protagonista da paz, assim como diz a mensagem do papa para o dia mundial de oração pelas vocações. Porém, isso só é possível acontecer com um espírito de sinodalidade e diocesaneidade, afirmou o religioso. Além disso reafirmou que o “bom pastor deve ter o cheiro de ovelhas”, e que o Frei Silvio foi o bom pastor que Deus enviou para Pedra Preta.

Num gesto de acolhida o bispo acolheu o presbítero nesta igreja diocesana com um forte abraço e se colocou a disposição para colaborar na continuação dos trabalhos missionários. Feliz com a presença de um “novo pastor”, a comunidade acolheu Frei Silvio com uma calorosa salva de palmas.

No final da celebração, Frei Silvio destacou seu carinho com os frades que trabalharam na construção desta paróquia, desde Frei Servácio (primeiro pároco) com a Irmã Maria Ossemer, até a atualidade com os leigos que trabalham na evangelização. Ainda em sua fala, o presbitério afirmou que seu trabalho nesta paróquia é dar continuidade naquilo que já foi iniciado por meus confrades e não desconstruir a história. Num gesto de compromisso e respeito com a história do povo, o sacerdote se inclinou e beijou os pés do frades que ali estavam como forma de agradecimento pela missão que fizeram e se comprometendo na continuidade dos trabalhos que realizará.

Breve Biografia

Frei Silvio José dos Santos, OFM nasceu em 03 de março de 1983 em Rondonópolis-MT e foi educado numa família cristã atuante na Paróquia São José Operário.

Ainda jovem ingressou na Ordem dos Frades Menores, na Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, onde recebeu o hábito franciscano no dia 03 de janeiro de 2004. Fez sua consagração definitiva na Ordem dos Frades Menores no dia 05 de julho de 2010.

Foi ordenado sacerdote no dia 29 de março de 2014 na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis-MT, pela imposição das mãos de Dom
Leonardo Ulrich, Cardeal Steiner, OFM.

Em Campo Grande/MS, exerceu o serviço pastoral na Paróquia São Francisco de Assis. Em Dourados/MS, exerceu a função de pároco do ano de 2015 até março de 2024.

Por Eduardo Ribeiro