Paróquia São José e Nossa Senhora de Aparecida / Alto Taquari – MT

 Fundada 1989 por Dom Camilo Farizin Bispo de Guiratinga 

CNPJ: 03.843.307/0024-39

Rua Altino Pereira de Souza, 949 – Centro CEP: 78.785-000 – Alto Taquari-MT

DADOS DO PÁROCO 

 Pe. Milton Gomes Gonçalves

Data de Nascimento: 26/03/1968

Naturalidade: Auriflama – SP

Data de Ordenação Presbiteral: 14/06/2008

Data de Posse: 19/04/2021

CONTATOS

Secretária: Mariana Dias

Telefone: (66) 3496-1147 / (66) 9 9625-5206

E-mails: psaojose2009@hotmail.com 

QUANTIDADES DE COMUNIDADES

Comunidades Urbanas (02): Igreja Matriz e Capela Nossa Senhora das Graças

Comunidades Rurais (03): Barra da Ariranha; Buriti; e Comunidade Vila Jacuba.

HORARIOS MISSAS

Quartas-feiras às 19:00h Matriz

Quintas-feiras às 19:00h Capela

Sábado às 19:h Capela

Domingo 08:00h e 19:00h Matriz

HISTÓRICO

Conforme documentos da Diocese de Guiratinga, a Paróquia São José e Nossa Senhora Aparecida, tem sua história desde 1989. Os pioneiros do município de Alto Taquari foram baianos, goianos, mineiros e por volta dos anos 1980 começaram a chegar os gaúchos, catarinenses, paranaenses e paulistas. A partir desta data houve crescimento do município e aumento populacional.

O nome do município se deve ao rio Taquari  que é um dos formadores da extensa planície pantaneira, e em sua trajetória, até desaguar suas águas no Rio Paraguai, vai agregando inúmeros tributários. O primeiro núcleo de povoação denominou-se Taquari, em referência ao Rio Taquari, mais tarde tendo sua denominação alterada para Alto Taquari.
O termo Taquari é de origem Tupi, designando uma espécie de bambu ou taquara, abundante neste curso d’água. Os povos indígenas, antigos habitantes da região, usavam a haste de taquara para fabricarem cachimbo e chamavam-na  de “tacuari”. A Lei nº 669, de 07 de maio de 1938, criou o Distrito Policial de Taquari, dada a importância estratégica que a localidade representava. Em qualquer povoação do interior mato-grossense a criação de um Distrito de paz representava o progresso. Em Taquari não foi diferente. A Lei Estadual nº 1.118, de 17 de outubro de 1958, instituiu o desejado distrito, representando fase de estabilização e tranquilidade na comunidade. O tempo foi passando, e os “alto-taquarienses” foram dedicando-se as lidas na lavoura e pecuária.  A comunidade criou a Associação dos Amigos de Alto Taquari que pleiteou a criação do município. Um plebiscito foi realizado para verificar a viabilidade da emancipação política do lugar e  resposta foi  a criação do município em 13 de maio de 1986. Com a emancipação do município e o seu crescimento econômico, muitas pessoas se deslocaram para a região aumentando a comunidade de fiéis católicos, o que motivou ainda mais a criação da paróquia.

Em 1989, por Dom Camilo Faresin bispo de Guiratinga foi fundado a Paróquia de São José e Nossa Senhora Aparecida de Alto Taquari, NT, porem sua instalação oficial se deu no dia 24 de maio de 1991 tendo como primeiro Pároco o Pe. Agostinho Guglielmi, frei franciscano, italiano, nomeado no dia 25 de outubro de 1991 permanecendo até 1997. Com sua transferência chegou para servir esta comunidade o Pe. Sebastião Luzes de Souza, do clero diocesano da diocese de Guiratinga que exerceu o ministério de 21 de janeiro de 1997 permanecendo até 1999. Com a transferência de Pe. Luzes, dom José Foralosso nomeou Pe. Francisco Almeida Branco no dia 13 de fevereiro de 2000. Permaneceu em Alto Taquari até final de 2006 quando Dom Sebastião Assis Figueiredo o transferiu. Com a morte de dom Sebastião, a Santa Sé nomeou Dom Derek C. J Byrne como bispo de Guiratinga. No dia 02 de abril de 2007 tomou posse na paróquia o Padre Valdemon Rodrigues Miranda, e permaneceu até o dia da posse de Padre William Patrick Mauric (Pe.Bill), da Sociedade de São Patrício que foi empossado como pároco no dia 20 de março de 2011 por Dom Derek John Christopher Byrne.

Com o recapeamento (decreto B0465 do Papa Francisco realizou-se no dia 24 de agosto de 2014 o remapeamento das dioceses de Rondonópolis, Guiratinga, Barra do Garças e Prelazia de Paranatinga e criação da diocese de Primavera do Leste) a paróquia São José e Nossa Senhora Aparecida de Alto Taquari, MT passa a integrar como paróquia na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga com sede do bispo e da Cúria em Rondonópolis tendo como bispo dom Juventino Kestering.  Pe. William Patrick Mauric foi confirmado como pároco no dia 10 de junho de 2015.

Nesta Paróquia iniciou-se o ano de dois mil e dezessete com a visita da Imagem da Sagrada Família nas celebrações das missas na Igreja Matriz e Capela Nossa Senhora das Graças no mês de Janeiro. Como de costume ocorreu a abertura das inscrições para catequese no mês de fevereiro, seguido de reunião com catequistas para formação e organização do ano na catequese. Realizou-se curso de batismo e batizados a cada bimestre iniciando em fevereiro.

Em Março iniciaram-se as atividades de catequese, com a missa e presença dos catequistas, as famílias e os catequizandos que receberam uma benção e envio à missão daquele ano. No dia seguinte os encontros começaram no centro catequético. Jovens, crianças e até mesmo adultos buscaram a catequização. Ainda no mês de março houve formação de missionários, reunião de CPP e visita do Bispo Dom Juventino pela ocasião da festividade de São José Esposo.

Seguindo a iniciação a vida cristã, no mês de abril aconteceu um retiro de Crisma com os crismandos daquele ano, e a Crisma aconteceu no dia 23 de abril de 2017. Durante a quaresma foram realizadas via-sacra nas ruas pelos bairros da cidade, e na Semana Santa houve celebração penitencial, as celebrações do Tríduo Pascal e a Festa da Páscoa. Em abril ainda foi realizada a formação para noivos e o envio dos Missionários pelo Bispo Dom Juventino.

Iniciou-se o mês de Maio com celebração de São José Operário na Igreja Matriz, nossa festa do padroeiro aconteceu no dia 14 de maio com um almoço pelo dia das mães e bingo. Ainda em maio celebramos um casamento religioso comunitário e a festa de pentecostes.

Durante o mês de Junho a comunidade festejou junto com seu pároco Padre Bill a festa de seu Jubileu de Prata, 25 anos de sacerdócio celebrado com Missa e confraternização com todos os leigos. O dia de Corpus Christi no dia 15 de junho foi preparado pela comunidade com os tapetes confeccionados de materiais reutilizados pelas ruas da praça da matriz e com a Santa Missa. O movimento do Apostolado da Oração após formação de novos membros celebrou o dia mundial do Sagrado Coração de Jesus, 23 de junho, e pôde realizar a consagração de novos associados neste dia solene. Ainda no mês de Junho as crianças e adolescentes da Infância missionária celebraram os Santos do mês de Junho com uma festinha junina.

Em Julho ocorreu intervalo de férias na catequese e o Padre realizou sua viagem à Irlanda onde celebrou com sua sociedade religiosa seu aniversário de sacerdócio, seguido de suas férias bienais. A equipe de festas de nossa paróquia reuniu-se no final do mês de Julho e organizou um almoço de dia dos Pais e um leilão de gado para ajudar a renda financeira da paróquia. O almoço aconteceu no mês de agosto e foi um sucesso. Em agosto retornaram as atividades da catequese e as celebrações das vocações.

No mês de setembro, a paróquia celebrou a bíblia e realizou formação com as catequistas.  As missas nas fazendas como de costume, a visita de Nossa Senhora Aparecida pela zona rural do município encerrou em outubro com a festa da padroeira e um tríduo de terços nas ruas da cidade com a comunidade. A festa social foi um baile e um almoço. Em outubro ainda teve formação com noivos e casamento religioso comunitário.

Iniciamos o mês de novembro com a celebração de finados. Houve em novembro reunião com os coordenadores de pastorais em preparação para assembleia diocesana, onde nossa paróquia participou com o pároco e mais uma leiga. Ainda neste mês de novembro aconteceu um retiro com catequizandos pra Primeira Eucaristia, confissões e a Missa onde eles receberam o sacramento da Primeira Comunhão. No final do mês o ministério de música se reuniu para formação sobre advento e natal.

O Apostolado da Oração realizou em dezembro seu ultimo encontro do ano seguido de confraternização. Nosso pároco Padre Bill participou na diocese de um retiro do clero. A catequese realizou encerramento onde cada catequista confraternizou com seu grupo. Houve ainda celebração penitencial e confissões em preparação para o natal e a novena de natal em família que aconteceu com os grupos de famílias pelos bairros da cidade. Por fim a festa do Natal e Ano novo com celebrações na Capela Nossa Senhora das Graças e Igreja Matriz.

Durante todo o ano o Padre Bill atendeu as comunidades rurais de Buriti e Jacuba com uma missa mensal. E a comunidade urbana Nossa Senhora das Graças com duas missas semanais. Muitas atividades comuns ocorreram como encontros de grupo de oração uma vez por semana, novena da misericórdia todos os meses, Terço das Mulheres e Terço dos homens toda semana entre outras diversas atividades que talvez não foram devidamente mencionadas neste resumo para não se tornar denso e complexo o conteúdo deste.

Vale a pena lembrar que neste ano de 2017 foram concluídas todas as alterações de projeto antipânico e incêndio exigidas pela justiça e coordenadas pelo corpo de bombeiros que mediante devidas reformas e adaptações deu liberação de alvará para a Igreja, salão paroquial e centro catequético. CPP, Paróquia São José e Nossa Senhora Aparecida.

A paróquia conta com  três comunidades urbanas: Igreja Matriz São José e Nossa Senhora aparecida, Capela Nossa Senhora das Graças e bairro Três Pontos além de três Comunidades Rurais: Comunidade Vila Jacuba: Comunidade Nossa Sra. Aparecida. Comunidade Buriti, padroeira Nossa Sra. das Graça e Comunidade Ariranha, padroeiro São Francisco de Assis. O município de Alto Taquari foi colonizado por agricultores em especial do sul que inicialmente se dedicaram ao plantio de soja, milho e criação de gado. Com a implantação da Usina de álcool e açúcar, a configuração mudou completamente. As terras deixaram de produzir grãos e passaram a ocupar vastos canaviais. Não só mudou a geografia, mas também a população com êxodo rural e concentração na cidade sem muita opção de trabalho.

No dia 06/04/2021, vítima do Corona Vírus (COVID 19), veio falecer o pároco Pe. William Mauric Patrick, dado a páscoa definitiva deste pároco, o colégio de consultores pediu ao padre Milton Gomes Gonçalves que assumiu temporariamente esta paróquia, no dia 19 de Abril de 2021.

 No dia 02 de Janeiro de 2023 o Bispo Diocesano Dom Maurício da Silva Jardim delegou o Pe. João Nikson Campos Fernandes, para realizar a missão como colaborador paroquial nas Paróquias Nossa Senhora de Aparecida em Alto Taquari – MT e na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Alto Araguaia – MT.

No dia 01 de Novembro de 2023, Dom Maurício da Silva Jardim, transferiu o Pe. João Nickison Campos Fernandes para exercer função de Vigário Paroquial na Paróquia São Domingos Sávio em Rondonópolis-MT.

Atualizado no dia 12 de Março de 2024