Paróquia São Sebastião – Alto Garças

Fundação 1939/1966

CNPJ: 03.843.307/0023-58

Praça da Matriz, Caixa Postal 14 – Centro – CEP: 78.770-000 – Alto Garças-MT

 

DADOS DO PÁROCO 

Pe. Marcelo Vinicius de Oliveira

Data de Nascimento: 16/03/1984

Nacionalidade: Rondonópolis – MT

Data de Ordenação Presbiteral: 18/05/2018

Data de Posse: 08/12/2019

 

CONTATOS

Secretária: Camila Eduarda Souza Arruda

Financeiro: Dinileia Rodrigues Queiroz 

Tefelone: (66) 3471-1191 / (66) 9952-8420 

paroquiasessaosebastiao@uol.com.br

CONGREGAÇÃO

Irmãs Ursulinas FMI

End. Rua Antonio David, 07. CEP. 78.770-000 – Caixa Postal 24
Email: cejupaursulinas@ibest.com.br    Fone: (66) 3471-1262

Ir. Ivone Artuzzi
Ir. Bonifácia

QUANTIDADES DE COMUNIDADES (4) 

Comunidade Rainha da Paz
Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Comunidade São José Esposo
Comunidade Perpétuo Socorro

 

HISTÓRICO

Conforme anotações no livro Tombo, aberto em 03 de junho de 1939, pelo padre Francisco Malv,  a história da Paróquia de Alto Garças teve início conforme relato abaixo:

“Ano de 1939 – Em vista do rápido desenvolvimento da vila, na época denominada Bonito, mudou-se seu nome e passou a se chamar de Vila São Vicente do Bonito. O Monsenhor João Batista Couturon, administrador da Prelazia do Registro do Araguaia, convocou algumas pessoas para formar uma comissão com a incumbência de construir uma Capela para o povo, onde pudessem receber atos religiosos e realizarem suas festas anuais em louvor do glorioso Mártir São Sebastião e que também deveria ser o Padroeiro da mesma, com sua festa anual no dia 20 de Janeiro.

Em 22 de Outubro de 1939 o Sr. Bispo Dom José Selva  visitou São Vicente do Bonito e convocou uma reunião da comissão, primeiro para agradecer pelo esforço desenvolvido e  pastorear esta  “boa gente” de São Vicente do Bonito. No ano de 1942 foi iniciada  a construção  da Igreja Matriz, em uma quadra doada por um representante do povo. No dia 31 de Dezembro de 1943, pelo Decreto Lei nº 545 São Vicente do Bonito recebeu sua emancipação e foi elevada à categoria de Município,  com o nome de Alto Garças.

Em 02 de abril de 1963 o padre José Bessemans visitou pela primeira vez a cidade de Alto Garças, teve uma ótima impressão da localidade com seu povo bom e deu continuidade à construção da nova igreja que foi concluída no dia 15 de Julho de 1965. Em Março do ano de 1966, D. Camilo Faresin elevou a igreja de São Sebastião à categoria de Paróquia e nomeou ao padre José Bessemans como primeiro Vigário da nova Matriz,  com residência em Alto Garças. Nesse período,  o padre José Bessemans realizou um belo trabalho de evangelização, conquistas e realizações na comunidade.

No dia 11 de Fevereiro de 1970  chegaram a Alto Garças as Irmãs da Divina Providência  e se instalaram no Seminário,  atualmente denominado de  CEJUPA.  Para auxiliar as Irmãs, na condição de capelão,  em 20 de Março de 1970 chegou o padre Carlos Binder  que passou também a  ajudar o vigário na Paróquia.

Em 1976 o padre José Bessemans  foi transferido para  Dom Aquino e em seu lugar veio o padre  Pio Maestro que chegou à Alto Garças no dia 13 de Fevereiro de 1976. No dia 17 de Fevereiro de 1976 as irmãs da Divina Providência deixaram a comunidade.

Com o aumento dos fiéis,  em 21 de Junho de 1976  foi feita a inauguração de um barracão para festas,  construído pelos cursilhistas.  Com a transferência do padre Pio Maestro, assumiu a paróquia, em 05 de Março de 1978 o padre Guiomar José de Almeida.

Este padre motivou a comunidade para ampliação dos espaços paroquiais e foi iniciada a construção do novo Salão Paroquial, inaugurado no dia 1º de Julho de 1979.

Em 1982 o padre Sebastião Arantes Peixoto assumiu a paróquia, onde permaneceu por cinco anos. Com a sua transferência,  em  fevereiro de 1987 chegou em Alto Garças o padre  Francisco Gluffer que tomou posse  no dia 15 de Março de 1987. O padre  Francisco residiu em Alto Garças por sete  anos  e motivou a organização de alguns movimentos.

Devido ao aumento dos trabalhos pastorais,  em 1993 o padre  Valdemon Rodrigues Miranda foi nomeado para  auxiliar o padre Francisco Guffler, iniciando assim  sua experiência de vida Sacerdotal com  um belo trabalho pastoral na comunidade. Em 06 de março de 1994 durante a celebração da Santa Missa o padre Valdemon  foi nomeado pároco de Alto Garças. Entre as obras realizadas nesse período, a de maior destaque foi a  formação da Pastoral Vocacional na Diocese, juntamente com Dom José Foralosso, e em decorrência  da implantação desta pastoral na Diocese, foi construído o seminário Menor na comunidade São João Maria Vianney. O Seminário foi  inaugurado em fevereiro de 1995, acolhendo de imediato quatro jovens, dentre eles,  o já ordenado padre Divino Aparecido Lopes.

Em 15 de Janeiro de 1994 chegaram em Alto Garças as Irmãs da Congregação Ursulinas Filhas de Maria Imaculada, as quais o padre  Valdemon acolheu com muita alegria e informou que as mesmas ficariam residindo no Seminário, hoje CEJUPA e que auxiliariam o Padre nos trabalhos pastorais, entre eles a Catequese.

O Padre Valdemon continuou a construção e o término da Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, iniciada pelo Padre Francisco Guffler e que foi inaugurada no ano de 1996. No ano de 1995, na Vila Morena foi construída a Capela Nossa Senhora Aparecida e no ano de 1999 no bairro Mangueiras foi inaugurada mais uma Capela que recebeu o nome de São José Esposo. As duas Capelas foram construídas com recursos próprios da Paróquia.

Para melhor atendimento dos trabalhos pastorais, no ano de 1998 foi efetuada uma reforma geral na Igreja Matriz e foram construídas salas, no fundo da paróquia, para funcionamento de pastorais e salas de catequese. O funcionamento do Salão Paroquial ficou de uso exclusivo da Igreja,   pois o salão está construído ao lado do Santíssimo. No final do ano de 2002, foi iniciada a reforma da fachada da Igreja Matriz que teve seu término em março de 2003, fachada esta que foi toda reformulada dando um novo visual para a Matriz. Para completar a reforma,  o Sr. Prefeito Municipal autorizou a reforma de parte da praça,onde está instalada a Matriz, com a  construção de um novo estacionamento.

 

CENTRO JUVENIL PADRE AUGUSTINE – ALTO GARÇAS

 

O Centro Juvenil Padre Agostini – CEJUPA iniciou suas atividades no ano de 1994, num espaço cedido pela Diocese de Rondonópolis-Guiratinga para o atendimento de adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. Tem a animação e a responsabilidade das Irmãs Ursulinas, filhas de Maria Imaculada.

Atualmente, o CEJUPA atende mais de 180 crianças e adolescentes em dois turnos, do Ensino Fundamental com reforço escolar, oficinas de bordado, pintura, crochê, vagonite, costura e serigrafia, música, canto, dança, teatro, esporte, marcenaria e horta.

Funcionam na Paróquia várias Pastorais e Movimentos, todas movidas pela ação fervorosa do Espírito Santo: Pastoral da Acolhida – Pastoral do Batismo – Pastoral da Criança – Pastoral da Comunicação Pastoral do Dízimo – Pastoral dos Enfermos – Pastoral Familiar – Pastoral da Juventude Pastoral da Liturgia – Pastoral do Menor – Pastoral da Sobriedade – Pastoral Vocacional Pastoral Carcerária – Movimento Cursilho – Movimento Apostolado da Oração – Ministério de Música, Grupos de Famílias, Conselho Paroquial, Equipe de Finanças.

Graças à força do Espírito Santo e o esforço humano, do Padre juntamente com os leigos, a comunidade hoje permanece firme na caminhada rumo à construção do “Reino Definitivo”.

Atualmente conta com  oito comunidades urbanas: Matriz São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, São José Esposo, Nossa Senhora rainha da Paz e Perpétuo Socorro  e com duas comunidades  rurais: Fazenda Adriana e Fazenda São José. Conta também com a presença das Irmãs Ursulinas.

No dia 07 de outubro de 2018 Pe. Milton Gomes Gonçalves, depois de 10 anos de serviços na Paróquia se despediu da comunidade sendo transferido para a Paróquia São José Operário. No mesmo dia Pe. Thiago Silveira Barros, durante a missa das 19h, com a presença do Bispo Dom Juventino Kestering assumiu como Pároco da Paróquia São Sebastião de Alto Garças.

No dia 18 de Novembro de 2019, padre Thiago Silveira Barros entregou o cargo como pároco administrador da paróquia e no dia 08/12/2019 padre Marcelo Vinicius de Oliveira assumiu como novo pároco administrador.

No dia 04 de Janeiro de 2021, depois de vários anos de serviço prestado na CEJUPA, na Paróquia e na Coordenação Regional da Catequese, Irmã Ivone Hofflel se despede da comunidade que assume missão em Passo Fundo – RS.

 

Atualizado no dia 13 de Julho de 2021