Um Itinerário Formativo

AGOSTO MÊS DAS VOCAÇÕES

O mês de agosto é por excelência o mês vocacional. A cada domingo a Igreja no Brasil celebra e medita alguma vocação específica. No primeiro domingo celebra-se a vocação ao ministério ordenado – diáconos, padres e bispos. No segundo domingo celebra-se a vocação matrimonial. No terceiro domingo a vocação à vida consagrada e no quarto domingo a vocação para os ministérios e serviços na comunidade.

No 04 de agosto fazemos memória de São João Maria Vianey patrono dos padres e por esse motivo o primeiro domingo do mês de agosto é dedicado à vocação presbiteral. Ao celebrarmos neste domingo a vocação sacerdotal devemos recordar que o sacerdócio foi querido por Jesus. Jesus na última ceia nos deixou duas graças, a Eucaristia e o sacerdócio. Se faz necessário recuperarmos essa verdade, o sacerdócio “é o amor do coração de Jesus”.

Com a ordenação presbiteral o padre é configurado a Cristo e a sua vida se torna uma realidade sacramental. “Os presbíteros são, na Igreja e para a Igreja, uma representação sacramental de Jesus Cristo” (PDV 15). Sua missão está unida à missão do bispo, ele exerce, pois, sua missão de forma comunitária, em comunhão com o bispo e com o presbitério do qual faz parte, e com os fiéis leigos (cf. DFPIB 55).

A vocação presbiteral é um dom que Deus em sua insondável sabedoria confere a alguns homens. A Igreja acolhe esses vocacionados e propõe um itinerário formativo. O Papa Francisco recordou que o itinerário de formação dos vocacionados à vida presbiteral “trata-se de conservar e desenvolver as vocações, para que produzam frutos maduros. Elas constituem um ‘diamante bruto’, que deve ser trabalhado com habilidade, respeito pela consciência das pessoas e paciência, para que resplandeçam no meio do Povo de Deus” (4 de outubro de 2014).

O itinerário formativo para a vida presbiteral é integral considera várias dimensões na formação do seminarista: humana, intelectual, espiritual e pastoral. O itinerário formativo é também progressivo e distingue em duas etapas, a inicial e a permanente. Na etapa inicial temos quatro etapas: propedêutica, discipulado, configuração e síntese vocacional.

Neste mês teremos uma série de artigos onde veremos cada etapa da formação inicial do jovem seminarista. Nos acompanhe e fique por dentro. Agora, rezemos neste primeiro domingo por todos os presbíteros espalhados por todo o mundo para que sejam perseverantes em sua vocação e cresçam em fé, esperança e caridade.

Seminário Jesus Bom Pastor