Paróquia São José Esposo

nova igreja sjesposo

Criada no dia:06/10/1993, pelo Bispo Dom Osório WilibaldoStoffel

CNPJ: 03.843.307/0016-29

Av. Vereador Lourenço Neto, 810
Conjunto São José II, CEP: 78.715-840 – Rondonópolis–MT

Padroeiro: São José
Festa do padroeiro: 19/03

DADOS DO PÁROCO

Pe. Arthur Moreira Brito

Data de Nascimento: 21/10/1992

Naturalidade: Rondonópolis – MT

Data de Ordenação Presbiteral: 27/10/2017

COLABORADOR PAROQUIAL

Pe. Jhony William Nery de Souza

Data de Nascimento: 29/08/1991

Naturalidade: Rondonópolis – MT

Data de Ordenação Presbiteral: 17/02/2017

CONTATOS

Secretária: Rita Brito de Figueredo

Financeiro: Cristiane Santos Araujo

Telefones da secretaria: (66) 3426-1090 – Fax (66) 3426-1117

Telefone Residência Paroquial: (66) 3425-3190

E-mails: psjesposo@hotmail.com  

pascompsje@gmail.com (Pascom SJE)

HORÁRIOS DE MISSA NA PARÓQUIA

Todos os dias 06:00h

Quinta às 19:00h

Domingo 06:00h/08:00h//18:00h

QUANTIDADE DE COMUNIDADES (18)

Localidade Comunidade Padroeiro
01-Jardim Anel Viário Beato Adolf Kolping
02-Jardim Nova Era Nossa Senhora de Fátima
03-Jardim Eldorado Nossa Senhora do Rosário
04-Jardim Tropical Nossa Senhora do Carmo
05- Jardim Kênia Nossa Senhora das Graças
06- Conjunto São José III Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
07-Jardim Serra Dourada Santa Terezinha
08- Vila Castelo Santa Isabel
09-Conjunto São José II Paróquia Matriz São José Esposo
10- Jardim Tropical I São Francisco
11- Jardim Tropical II São Martinho
12- Jardim do Sol São Matheus
13- Residencial João de Barro São João de Barro
14- Jardim Liberdade São Bernado
15- Jardim Carlos Bezerra São Lázaro
16-Conjunto Marechal Rondon São Judas Tadeu
17- Comunidade Nova Era I e II Sagrada Família
18- Comunidade Rural – Bananal São Benedito

 

 HISTÓRICO

A Paróquia São José Esposo foi criada em 06 de outubro de 1993 pelo Bispo Dom Osório, tendo em vista o bem espiritual, pastoral e social do Povo de Deus que  congrega nas comunidades do Conjunto São José I, II e III, e das comunidades dos bairros vizinhos e que antes eram atendidos pela Paróquia São José Operário.

A história da Paróquia se relaciona à construção das Cohab São José I,  II e II e Cohab Marechal Rondon. Por outro lado, na região já havia muitos moradores que se dedicavam ao trabalho em madeireiras, garimpo e se deslocavam para a cidade em busca de trabalho. Uma população  composta por nordestinos, sulistas, paulistas, mineiros e outros que, com a animação da Irmã Isabel e da Dona Calu  começaram a se reunir para rezar o terço, para fazer as novenas e participar das celebrações da Santa Missa presididas pelo Pe. Lothar. No início, as pessoas se reuniam num barracão de palha onde hoje funciona o Posto de Saúde do Conjunto São José I. Nesse mesmo local foi fundado o grupo de jovens JAC- Jovens Amigos de Cristo e foram realizadas várias promoções para angariar fundos para a construção do Centro Comunitário.

Em 1980 Dom Osório Stoffel recebeu o Pe. Franz Wilhelm Lax, vindo da Alemanha para o Brasil para fazer parte da Prelazia de Rondonópolis, e o bispo o designou para ajudar nos trabalhos pastorais da Igreja da Vila Operária. No dia 22 de janeiro do ano de 1981, o Pe. Franz Lax foi nomeado como Vigário Cooperador da Igreja da Vila Operária, ficando responsável, principalmente pelas comunidades da região do Conjunto São José.

Com o crescimento populacional naquela região, a ampliação das atividades religiosas ali desenvolvidas e a organização de novos espaços para as celebrações,  o Bispo Dom Osório Stoffel , no ano de 1993 criou a Paróquia do Conjunto São José tendo como Orago São José Esposo da Bem Aventurada Virgem Maria e Padroeiro da Igreja Universal. De acordo com o Decreto de Ereção da Paróquia Conjunto São José (STOFFEL:1993), o território administrativo desta Paróquia será como segue: inicia seus limites no ponto onde a Rua José Barriga cruza com o córrego Canivete e segue a esquerda desta Rua até o final no Jardim Eldorado, de onde segue com o mesmo rumo e direção até a margem direita do córrego Lageadinho, subindo a margem deste córrego até suas ultimas cabeceiras. Retornando ao ponto inicial supra o limite sobe pela calha do córrego Canivete até este se identificar com a Av. Porto Alegre pela qual sobe até a Rua Goiânia, deixando a esquerda os loteamentos Jardim Santa Marta e Monte Líbano, engloba na íntegra o loteamento Jardim Liberdade e Conjunto Residencial Mal. Rondon, de onde sobe pela calha do córrego do Queixada até sua ultimas cabeceiras, segue por uma linha reta até atingir as ultimas cabeceiras do córrego Lageadinho.

A partir da criação da Paróquia e estabelecimento dos seus limites, foram organizadas diversas pastorais, movimentos e serviços: Pastoral da Mulher, Clube de Mães, MFC- Movimento Familiar Cristão, Grupo de Adolescentes ACC- Adolescentes Caminhando com Cristo, Catequese, Apostolado da Oração, as “pequenas Missões”, e outros. Nos primeiros anos, a Paróquia não tinha ajuda de religiosas, mas o pároco contava com a colaboração de agentes de pastorais,  de ministros, de  leigas e leigos.

A primeira Assembleia Paroquial foi realizada em 1994 na Escola Domingos Aparecido e neste mesmo ano foram realizadas duas atividades marcantes: a celebração do Crisma e a primeira Festa do Padroeiro, envolvendo paroquianos de todas as comunidades. Em 1995 foi criada a Equipe da bioenergética, que funcionou em quatro comunidades e hoje só funciona na sede da Paróquia e atende pessoas de toda a cidade.

Uma atividade que reanimou as comunidades aconteceu no dia 12 de fevereiro de 1998 quando chegaram à paróquia três irmãs Palotinas: Ir. Ester Roratto, Ir. Rosa Cancian e Ir.Tecla Picinin e  começaram a trabalhar com as missões populares em todas as comunidades da paróquia, nas escolas municipais, estaduais e particulares do município.Além das missões populares, marcaram presença constante nas comunidade, na catequese, nos grupos e na formação. Contribuíram também com a formação dos seminaristas diocesanos. As Irmãs Catequistas Franciscanas, também muito contribuíram nas comunidades e residiram no Bairro São José Esposo, em 1997.

As comunidades organizaram catequese para crianças e adultos, culto dominical, novena de Natal, via sacra nas famílias, celebrações dos padroeiros (as) com tríduo, novena e palestras, coroação de Nossa Senhora, semana santa (com ramos, lava-pés, via sacra nas ruas, vigília, fogueira e confraternização), oficio de Nossa Senhora, terço, missa da saúde com oração das pessoas a cada quarta- feira, adoração do Santíssimo na primeira sexta-feira do mês. O Pároco passou a celebrar mensalmente em cada comunidade a Santa Missa e a realizar também os sacramentos do batismo, confissão, Primeira Eucaristia, matrimônio. Apesar de não contar com a presença de indígenas, a Paróquia passou também a festejar a semana do índio,  a celebrar a Missa afro-brasileira por ocasião do Dia da Consciência Negra e a ceder  espaço para o Movimento Sem Terra para a realização de reuniões e  cursos.

Em 2006 foi realizado o V CARDICON –Carnaval Diferente da Paróquia São José Esposo, na  quadra da Escola CAIC com a participação de cerca de duzentos jovens dos grupos JUAV, JASC, MOJUC, JUFAR, além da participação especial de jovens dos grupos JUV, JOTA e JUF. O tema do evento foi “Integração e Amizade” e o lema “Conquista-se com unidade”.  Ainda neste ano, a Paróquia recebeu o Diácono Ademilson Lopes de Assunção para uma experiência diaconal de quatro meses, período em que colaborou com o pároco nas visitas e celebrações.

Desde a sua criação no dia 06 de outubro de 1993, pelo Bispo Dom Osório Wilibaldo Stoffel até o ano de 2010, a Paróquia São José Esposo teve como pároco o Padre Franz Lax que assumiu no dia 12 de outubro de 1993. Durante esse período, além dos trabalhos já mencionados, foram criadas novas comunidades, inclusive na zona rural, creches, um grupo da Obra Kolping, equipes da Infância Missionária, equipes das pequenas Missões, dentre outros serviços, pastorais e movimentos.

Com a ordenação do Pe. João Paulo Nolli, no dia 1º de agosto de 2007,  este passou a atuar como vigário na Paróquia São José Esposo e em janeiro de 2010, com a transferência do Pe. Franz Lax para a Paróquia São José Operário, Pe. João Paulo Nolli, no dia 31de janeiro 2010 assumiu como pároco. Além das atividades já desenvolvidas na paróquia, o Pe. João Paulo, instituiu a missa com cura e libertação, celebração que acolhe pessoas de toda a cidade e conta com um número cada vez maior de fiéis.

A  Paróquia se encontra organizada em Comunidades Eclesiais de Base- CEBs e a proposta é que estas  desenvolvam atividades a partir das necessidades dos bairros onde estão inseridas,  criem o Conselho Comunitário e com os seus representantes participem das reuniões do Conselho paroquial. Vários paroquianos já terminaram o estudo de Teologia para Leigos, oferecido pela Diocese e em cada missa são feitas orações pelas vocações. Além das missas e atendimentos, funcionam vários movimentos na Paróquia e Comunidades como: Renovação Carismática Católica, Cursilho, Kolping, Vicentinos, Legião de Maria, Apostolado da Oração e Equipe de Nossa Senhora, 3ª Ordem OFM. Em 10 comunidades funcionam a Pastoral da Criança; a Equipe da  Infância Missionária tem três grupos em duas comunidades; a  Pastoral Vocacional tem uma equipe paroquial e um grupo de meninas, que se encontram mensalmente com as irmãs. A paróquia tem investido na formação de seus fiéis por meio de acampamentos, encontros com jovens e casais, palestras, retiros e momentos de formação.

Atualmente a Paróquia se articula com as  comunidades através das Missões Populares em cada bairro. Na última sexta-feira de cada mês é celebrada a Missa de Cura e Libertação que conta com cerca de mil a dois mil fiéis e a celebração é realizada na quadra de esportes da Escola Domingos Aparecido ou em praça pública.

No dia 30 de janeiro de 2016, Pe. Jhonatha Almeida da Silva assume como vigário paroquial da paróquia são José Esposo e ao mesmo tempo Coordenador Diocesano da Pastoral de Juventudes

A paróquia conta com dezoito comunidades urbanas: Jardim Anel Viário, Jardim Nova Era,  Jardim Eldorado, Jardim Tropical, Jardim Kênia, Conjunto São José III, Jardim Serra Dourada, Jardim Santa Fé, Vila Castelo, Conjunto São José II, Jardim Tropical, Jardim Tropical II, Jardim do Sol, Residencial João de Barro, Jardim Liberdade, Jardim Carlos Bezerra, Conjunto Marechal Rondon e Comunidade Jardim Nova Era I e II, residencial dom Osório..

Na manha do dia 09 de outubro de 2016 a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga e em especial a Paróquia São José Esposo ficou silenciada e em lágrimas com a trágica notícia da morte de Pe. João Paulo Nolli. Foi encontrado morto no Jardim Rosa Bororo. Após os procedimentos legais seu corpo foi velado na Igreja Matriz São José Esposo, com mais de oito mil pessoas prestando homenagem. Dom Juventino Kestering presidiu a missa de exéquias às 20:00 horas e às 3:00 horas da madrugada com a presença do presbitério e demais padres de outras Dioceses. Sempre com multidão de cristãos presentes. Após esta celebração o seu corpo foi transladado para o aeroporto rumo a Cornélio Procópio/PR onde mora sua família e onde aconteceu o sepultamento.

Pe. João Paulo deixou um grande legado como ao término do belo Templo dedicado a São José Esposo, a realização da Missa com cura e libertação na última sexta feira do mês com mais de seis mil participantes. Foi o criador e ancora do Programa de Televisão “Deus cuida de mim”, dinamizou a paróquia e reavivou a fé do Povo como paróquia participativa.

Com a morte de Pe. João Paulo Nolli, no dia 08 de outubro de 2016, Dom Juventino Kestering realizou no dia 28 de outubro de 2016, após ouvir o Conselho de Presbíteros, a transferência de Pe. João Henrique Correa, vigário administrador da Paróquia da Catedral Santa Cruz, transferindo-o como Pároco da Paróquia São José Esposo,  Pe. João Henrique Correa assumiu como Pároco da Paróquia São José Esposo durante a solene celebração do dia do Município, 10 de dezembro na celebração “Rondonópolis é do Senhor Jesus” presidida por Dom Juventino Kestering, às 18:00 horas no recinto da Igreja Matriz São José Esposo no dia 10 de dezembro de 2016 com presença de padres, das lideranças de todas as comunidades da paróquia São José Esposo e comitiva da Catedral que vieram entregar Pe. João Henrique para São José Esposo.

No dia 04/02/2017, aconteceu na Paróquia São José Esposo, a XXIV Assembleia Paroquial, iniciamos às 14 horas, com animação, acolhida das comunidades, apresentação dos novos coordenadores de (comunidades, pastorais e movimentos) e oração. Após realizou-se o repasse das avaliações do ano de 2016, no qual a coordenação do Conselho visitou os quatro setores no mês de novembro para avaliarmos o ano (2016), com isso iniciaram os trabalhos pastorais da Assembleia, com embasamento nas avaliações o Padre João Henrique, nos apresentou o Novo Projeto Diocesano de Pastoral, que tem como base as cinco linhas da CNBB: Igreja em estado permanente de missão; Igreja casa da Iniciação à vida Crista; Igreja lugar da animação Bíblica da vida e da Pastoral, Igreja comunidade de comunidade e Igreja a serviço da vida plena. O Projeto tem como apoio bíblico o texto de Lucas: “Jesus andava por cidade e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus e os discípulos caminhavam com Ele”. O padre explicou cada eixo, e então foi feita uma pequena discussão entre os Setores para definirmos os trabalhos a ser realizado neste ano referente ao primeiro eixo: Igreja em estado permanente de missão, onde foi formada uma equipe paroquial para articular os trabalhos missionários que terá seu inicio na Festa da Misericórdia. Aos demais eixos serão feitos trabalhos concretos como formações, trabalhos nas pastorais, movimentos e grupos, foi formada também a equipe da Pastoral Social com base no eixo Igreja a serviço da vida plena. Após os trabalhos concluídos tivemos a Santa Missa em Ação de Graças e um delicioso jantar para confraternizarmos.

No dia 07/02/2017 às 19:30h a paróquia recebeu o Ícone da Sagrada Família em uma missa celebrada pelo pároco Pe. João Henrique na comunidade Nossa Senhora de Fátima, das mãos do Pe. Thiago da Paróquia São José Operário. Após a Santa missa o Ícone foi levado para visitar as famílias, onde foi realizado, momento de orações e as visitas se estenderam durante o dia 08/02/2017 onde passou por oito famílias. No período da noite do dia 08/02/2017 foi recebida pelo grupo de casais Aliança que aconteceu na comunidade Matriz São José Esposo, com momentos de louvores e adoração.  No dia 09/02/2017 o Ícone visitou mais seis famílias com pessoas doentes, e a noite esteve presente na celebração da Santa missa na comunidade matriz São José Esposo, com o fortalecimento do objetivo da peregrinação da Sagrada Família. No dia 10/02/2017 o ícone continuou sendo levado nas famílias durante o dia, para momentos de oração e ás 18h30 foi levada em carreata por membros do grupo de Casais Aliança até a Paróquia Bom Pastor.

De 09 a 12/03/2017 Realizou-se o Primeiro Acampamento Juvenil paroquial no Sitio da Divina Providência. O tema trabalhado foi: “Meus olhos viram a salvação” Tivemos como assessores, o casal Luciana e Mario Marcelo da Associação Divina Providência. Participaram 110 jovens, a saída e a chegada desses jovens e de toda equipe foi no pátio da feira livre do Conjunto São José 1.

Na Semana Santa de 13 a 16 de 2017. A paróquia esteve em preparação durante toda a quaresma para a Semana Santa. Tivemos confissões com diversos padres, vários ensaios dos cânticos das celebrações e para encenação da via-sacra, a distribuições das tarefas, que tudo saísse excelente. Assim no Domingo de Ramos, toda a paróquia reuniu-se na pista dupla do Conjunto São José Il, a onde o padre iniciou a celebração da santa missa e deu a benção nos ramos, em seguida saiu-se em procissão para igreja matriz. Quinta-feira Santa na Igreja Matriz São José Esposo celebraou-se a linda celebração do Lava Pés com a participação dos integrantes de várias comunidades.

Sexta-feira Santa às 06:30 na pista dupla foi encenado a Via-Sacra com a participação dos grupos de jovens. Às 15hs na igreja matriz tivemos a celebração da Paixão de Cristo e logos após, seguiu-se em procissão com a imagem do Senhor morto para comunidade São Judas Tadeu. Sábado Santo a celebração da Santa Missa da Vigília Pascal, iniciou-se na praça do Conjunto São José I, onde foi preparado a fogueira e aceso o Círio Pascal, antes o padre deu a benção no fogo e no círio, depois seguiu-se todos em procissão luminosa até igreja, nesta celebração teve os batizados de adultos. Logo após a celebração sucedeu a adoração ao Santíssimo até a meia noite. Domingo de Páscoa às 05hs da manhã tivemos a primeira celebração da Santa Missa, logos após foi servido um delicioso café a todos participantes. Às 7:30hs a segunda celebração com 27 batizados de crianças e às 18:oo horas a terceira celebração da Santa Missa. Todas as celebrações da Semana Santa tivemos a igreja cheia com a boa participação do povo.

Nos dias 29 e 30 de abril de 2017, aconteceu na chácara Botuverá o IV Retiro dos Homens: “Alegra-te” realizado pelo Terços dos Homens. Neste retiro participaram 50 homens que foram em busca do encontro pessoal com Deus, onde muitos tiveram a oportunidade de sentir e conhecer o amor de Deus. Na equipe de trabalho tivemos: condutores: Victor Folmer; animação: Codorna e Célio; pregadores: Pe. Jhonatha, Tiago da Paróquia Santa Terezinha, Ângelo da Paróquia Matriz, Dona Jandira e Edinaides da Comunidade Rosa Mística, catequista Fernando Miranda, casal Silvonei Granzoto e sua esposa Janete Pereira da nossa paróquia.

Dos dias 23 a 31 de maio de 2017, aconteceu a Primeira Novena de “Nossa Senhora das Graças” a nível paroquia, a onde todas as noites foi celebrada a Santa Missa na Igreja São José Esposo. Todas as atividades das comunidades, pastorais e movimentos foram cancelados para fazer a novena. Em todas as celebrações teve-se boa participação das comunidades.

Dia 10/06/2017 Realizou no pátio da feira livre do Conjunto São José I o 23º “Bobó Dançante” a promoção beneficente a catequese teve: pescaria, barraca dos doces, pula-pula para as crianças, pescaria e o delicioso bobó. Teve-se uma boa colaboração e participação das comunidades, dos catequistas e catequizandos.

Dia 15/06/2017 foi celebrado a festa de Corpus Christi. Logo cedo na rua de frente da Igreja São José Esposo e na rua em frente da Igreja São Bernardo, os paroquianos começaram a confeccionarem os tapetes. Sendo que uns meses antes já, se preparam os materiais, assim os nossos artistas fizeram lindos desenhos. Ás 19:30 foi celebrada a Santa Missa, logo após tivemos a procissão para a comunidade São Bernardo.

Dos dias 28/06 a 02/07/2017 realizou-se o 6° acampamento Sênior da  Paróquia São José Esposo no Sítio da Divina Providência. Cada comunidade da paróquia envio quatro participantes, tivemos como tema: “Meu Imaculado Coração Triunfará”. A saída e chegada dos 115 campistas foi no pátio da feira livre do conjunto São José I Tivemos como coordenadores o casal Vicente e Zirlene e com assessor espiritual o Pe. João Henrique Corrêa.

No dia 14/10/2017 no pátio da feira do Conjunto São José I, aconteceu 09° Show de Prêmios com a boa participação do público. Teve várias barracas com vendas de espetinhos, cachorro quente, pipoca, pasteis e refrigerantes. A Empresa Café Quitada serviu café gratuitamente aos participantes. Este ano, todos ganhadores dos prêmios ganharam sozinho e a maioria mulheres. Foram realizados pit stop na pista dupla no Conjunto São José II, Praça Brasil nas feiras do Conjunto São José e Vila Operária e foi feito a carreata nas principais ruas da cidade.

No dia 16/12/2017 Aconteceu a 25ª Assembleia Paroquial na Igreja Matriz São José Esposo, onde foi avaliado a caminhada do ano 2017 e planejado o ano 2018. A Paróquia continuará trabalhando as cinco urgências determinada pela diocese até 2020:

Primeira Urgência: A Igreja em Estado Permanente de Missão. A paróquia fez missões por setores, a onde aconteceram formações, retiros para os missionários e visitas nas casas em quatros etapas, que se deu o fortalecimento das comunidades. Segunda Urgência: “Igreja Casa de Iniciação à vida Cristã”: Na paróquia teve a criação de novas turmas para as pessoas que passaram por acampamentos e retiros. Teve maior aplicação dos ritos na catequese, eventos da catequese que teve interação com os pais. Terceira Urgência: “Igreja lugar de animação Bíblica”. Foi feito a criação do curso bíblico na paróquia, sorteios de bíblias para os dizimistas em todas as comunidades, grupos de leitura da bíblia. Quarta Urgência: “Igreja, comunidade de comunidades”: Teve criação de CPCs nas comunidades, maior distribuição de tarefas, número maior de celebrações, data fixa das missas, adaptação com os horários das missas. Quinta Urgência: “Igreja a serviço da Vida Plena para todos”: Teve a formação da equipe de pastoral Social; formação com a coordenadora diocesana, equipe de visitas. – Em seguida foi apresentado os novos coordenadores de comunidades e grupos de jovens e a nova equipe do Conselho Econômico. – Pe. João Henrique falou do Ano Jubileu dos vinte cinco anos da paróquia, que a partir de janeiro todas as quarta-feira, será celebrada a santa missa as seis horas da manhã na matriz São José Esposo. Assembleia foi encerrada com a celebração da santa missa e logo após servido um delicioso jantar na associação de moradores a todos participantes.

No dia 30 de agosto de 2018 na Igreja Matriz com a presença da maioria dos Padres o Seminarista Erivelton Almeida Postil foi ordenado Diácono.

No dia 29 de Novembro de 2019 o padre Erivelton Postil se despediu da paróquia São José Esposo como vigário paroquial, sendo transferido como pároco administrador da paróquia São João Bosco.

A partir de Janeiro de 2020 padre Jhony William Nery de Souza, reitor do seminário Jesus o Bom Pastor da Cidade Varzea Grande – Mt, colabora com a paróquia nos finais de semana.

No ano de 2021, dados as dificuldades de distancias o Pe. Jhony William deixou de prestar serviços pastorais na Paróquia São José Esposo.

No dia 09 de Abril de 2021 o Pe. Marcos Antônio Gonçalves dos Santos, se despediu da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, deixando de ser o vigário paroquial e veio prestar serviços pastorais á Paróquia São José Esposo.

No dia 22 de Janeiro de 2023, Dom Maurício da Silva Jardim transferiu o Pe. João Henrique Correa para a Paróquia Bom Jesus / Juscimeira – MT. 

No dia 29 de Janeiro o Pe. Arthur Moreira Brito tomou posse da Paróquia São José Esposo.

No dia 01 de Novembro de 2023 , Dom Maurício da Silva Jardim, transferiu o Pe. Marcos Antônio Gonçalves dos Santos, para exercer função de Vigário Paroquial na Paróquia São Sebastião em Dom Aquino-MT. O Pe. Jhony William Nery de Souza, assumiu os serviços pastorais nos finais de semana na Paróquia São José Esposo.

 

Atualizado no dia 03 de Novembro de 2023.