Clero, família e comunidade festejam ordenação de Padre Luan Batista

Dez anos após iniciar os estudos de preparação para o ministério presbiteral, foi ordenado padre na última sexta-feira (05/04), o rondonopolitano Luan Batista Furtado Ferreira. Prestes a completar 29 anos de idade no dia dois de julho, Luan foi ordenado pelas mãos do bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Dom Maurício da Silva Jardim, na igreja matriz São Domingos Sávio, do Jardim Atlântico, comunidade onde o novo padre iniciou seu serviço ao altar em 2011, como coroinha na Vigília Pascal.
Com o lema de ordenação: “Senhor, tu sabes tudo, sabes que eu te amo” (João 21,17), na sua fala, padre Luan elencou agradecimentos a todos que participaram de sua vida, vocação e preparação, entre os quais os padres reitores, diretores espirituais e colegas seminaristas. Também as paróquias onde fez estágio pastoral em Juscimeira, Jaciara, Cuiabá, Várzea Grande, Guiratinga, e Dom Aquino, “Muito obrigado por me acolherem e me ensinarem”.
Aos padres presentes, o novo presbítero se colocou a serviço. “Agora eu sou o vosso irmão mais novo e quero junto com vocês, cuidar do rebanho que Deus nos confiou”. Ele também agradeceu aos padres, seminaristas e leigos de outras cidades da Diocese, que o prestigiaram. “Sua presença deixa ainda mais especial essa noite para mim”.
O ainda diácono Luan fez um agradecimento especial a comunidade São Domingos Sávio, na pessoa de seu atual pároco, padre Sérgio Henrique Fabiano Zanon e a todas as pessoas que se envolveram na sua ordenação, bem como manifestou alegria especial em ser o primeiro sacerdote oriundo e ordenado naquela paróquia. “Sinto uma felicidade de ser filho da Paróquia São Domingos Sávio e o primeiro padre ordenado aqui”.
Ele destacou ainda a presença de pessoas com as quais conviveu desde criança: “Tem pessoas aqui que me viram de cueca, na rua, brincando como criança. Isso para mim é motivo de alegria porque eles estão percebendo que Deus tirou do meio dos homens, mais um homem para ser consagrado, configurado a Cristo e se tornando um servo para todos. Peço que continuem rezando por mim”.

PROFUNDAMENTE HUMANO – Na mensagem ao novo sacerdote, o bispo ordenante, Dom Maurício Jardim, usou o texto base do 19º Encontro Nacional de Presbíteros, que acontecerá em outubro (com o tema presbíteros – testemunhas da esperança), para lembrar a Padre Luan quatro características elementares para se viver bem o presbitério.
A primeira, cita o documento, é que um padre deve ser “profundamente humano”, cuidando do rebanho, mas também se preocupando consigo. “No presbitério não há anjos e nem super-homens. A ordenação não elimina a sua condição humana”, alertou, citando a necessidade de cuidados básicos com oração, estudo, férias, alimentação, saúde entre outros. “Quem não cuida de si próprio, não serve para cuidar dos outros”, lembrou o bispo.

INTERAMENTE DE DEUS – O segundo aspecto citado foi a necessidade do padre, mesmo na condição humana, ser inteiramente de Deus: “Voltar sempre aquele primeiro amor com Deus. Ensinar o que crer e praticar o que ensina. Ensinar o Evangelho num todo e denunciar as injustiças. Viver a vida sedimentada no Cristo Ressuscitado. Alegria e esperança devem ser a marca de um padre, e transmitir isso ao povo”, ne falar, agir e atender.

COMUNHÃO COM IGREJA E A MISSÃO – Dom Maurício também lembrou que um padre não existe por si ou para si, mas deve estar plenamente identificado e obediente a mãe igreja. “Caminha, pois conosco no espírito de comunhão. Você agora é um dos nossos”, pediu, acrescentando que, atualmente, a diocese de Rondonópolis-Guiratinga tem 29 padres diocesanos e 10 religiosos: “Precisamos nos amar muito e caminhar juntos, porque somos poucos”, lembrou.
Dom Maurício também lembrou padre Luan a quarta característica essencial que que a missionariedade: “O ide de Jesus não de fronteira”, por isso o padre deve estar aberto ao serviço missionário “pelo mundo inteiro; todos os povos, onde a igreja te enviar”, em especial aqueles lugares onde não há número suficiente de padres. “Inclusive no Brasil, tem lugar onde há missa uma vez por mês”. O bispo lembrou exemplos de sua missão em Moçambique, de igrejas que há seis ano não havia missa por falta de padre.
E finalmente, pediu que o novo sacerdote nunca se esqueça dos pobres “os prediletos de Deus; a opção pelos pobres não é ideologia é opção de Jesus Cristo”, finalizou.

HOMENAGENS – Após a ordenação, Padre Luan Batista recebeu também mensagens de carinho de religiosos com os quais conviveu em seu processo de discernimento vocacional formação. A religiosa Irmã Maria Queiroz, desejou que como padre ele siga sendo “o grande missionário” que sempre foi.
Padre Aladim Leodenis Loureiro, que por seis anos esteve à frente da Paróquia São Domingos Sávio, e com quem padre Luan deu seus primeiros passos da vocação e missão, manifestou alegria em prestigiar a ordenação de uma das vocações surgidas durante seu ministério naquela comunidade. “Me sinto plenamente realizado. Me sinto uma árvore que está produzindo frutos, um pai que está gerando filhos para igreja”, citando Luan como um desses frutos.
Formador do novo padre ainda em tempos do Seminário Propedêutico, no ano de 2014, padre José Eder Ribeiro lima, também comemorou a ordenação do amigo, se colocando à disposição para auxiliá-lo no que for necessário: “Que seu ministério seja frutífero e você sabe que pode contar comigo. Que Deus te abençoe e conduza nesse bonito ministério que é o presbiteral”.
Padres Jefferson Klayton Aragão e Wender Souza também manifestaram as boas vindas e votos de um abençoado ministério do novo padre. “Todas as bênçãos e apoio da Diocese e de toda comunidade”.

VOCAÇÃO E AOPOIO – O pai de Padre Luan, Alberto Batista Alves Ferreira, se emocionou ao falar da conquista do filho e classificou a ordenação “uma festa” que concluiu uma caminhada que a família sempre apoiou: “Sinto o maior orgulho. Ele estudou muito para chegar a esse patamar e a vocação é que fala mais alto. Foi um chamado de Deus e a gente sempre apoiou. É uma festa”, disse Alberto Batista.

PASCOM DIOCESANA

NILTON MENDONÇA