Seminário Maior Jesus Bom Pastor

Seminário Jesus Bom Pastor

Rua do Seminário, 437 – Bairro Cristo Rei – Cep: 78.118.360 – Várzea Grande MT
Telefone: (66) 3364-6432

“O Seminário Maior é, antes de tudo, uma escola de Evangelho. Tem como modelo e referência ideal a própria convivência de Jesus com o grupo dos apóstolos e discípulos, em que os vocacionados realizam uma experiência de vida e intimidade com Cristo e se preparam melhor para a missão”! É, uma experiência de vida comunitária, pois insere, gradativamente, o futuro presbítero na comunhão com o bispo, com o presbitério, e o habilita para o relacionamento fraterno, mais qualificado, com as comunidades eclesiais. Por isso, “o seminário não deve ser concebido como um ambiente fechado sobre si mesmo, mas como a instituição que sustenta e orienta o processo pedagógico de discernimento e formação, enraizado na comunidade eclesial mais ampla” (Diretrizes para formação 2018).

HISTÓRICO

Em 2000, pretendendo formar presbíteros configurados a Jesus, o Bom Pastor, a então diocese de Rondonópolis na pessoa de Dom Juventino Kestering e com amplo apoio de todos os padres e paróquias, iniciou a construção cidade de Várzea Grande o seu seminário maior.

Como disse o Papa Bento XVI em uma carta dirigida aos seminaristas do mundo inteiro: “O Seminário é uma comunidade que caminha para o serviço sacerdotal. Nestas palavras, disse já algo de muito importante: uma pessoa não se torna sacerdote, sozinha. É necessária a ‘comunidade dos discípulos’, o conjunto daqueles que querem servir a Igreja de todos”.

Neste seminário, intitulado Jesus Bom Pastor, os futuros padres da diocese cursam filosofia e teologia, são formados afetiva e espiritualmente por uma equipe de padres, um diretor espiritual, além da ajuda de psicólogo e também se dedicam a trabalhos pastorais em várias comunidades.

O 1º Reitor do Seminário foi o padre Giovane Pereira de Melo, (2000-200) que hoje é o Bispo da Diocese de Tocantinópolis-TO. O segundo formador foi padre José Cobo Fernandez. (2006 -2012). O terceiro formador foi Pe. Jefferson Kayton W. Aragão (2012-2017)

E os padres que já foram ordenados são: Pe. Ademilson Lopes de Assunção, Pe. João Paulo Nolli, Pe. José Éder Ribeiro Lima, Pe. Nazaré Cândido Paniago, Pe. Volney Luiz Weber, Padre Jefferson Klayton Vilhame Aragão, Pe. Jhony Willian Nery de Souza, Pe. Jhonatha Almeida da Silva, Padre João Henrique Corrêa, Padre Arthur Moreira Brito, Padre Lauri Rodrigues da Silva, Padre Marcos Antônio Gonçalves dos Santos, Padre Aladim Leodenis Loureiro, Padre Thiago Silveira Barros, Pe. Marcelo Vinicius de Oliveira. (Padre André Pereira – Prelazia de São Félix do Argauaia), Pe. Eriventon Postil.

Atualmente  o  formador é Pe. Jhony Willian Nery de Souza conta com 10 seminaristas sendo quatro na teologia e seis na filosofia.

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

O propedêutico é uma etapa formativa indispensável, com uma especificidade própria” eminentemente querigmática caracterizada pelo encontro com Cristo. Esta etapa, obrigatória para todos os candidatos ao Seminário Maior, é organizada como uma instituição autônoma, distinta e articulada com as outras etapas da formação, levando em consideração as seguintes indicações: residência ou local próprio, com programação específica; não inferior a um ano, nem superior a dois anos; com uma equipe responsável, valorizando a presença de leigos, homens e mulheres. O propedêutico deve se caracterizar como etapa da complementação e aprofundamento do processo de Iniciação à Vida Cristã”. (Diretrizes)

Seminário Propedêutico teve como primeiro formador Pe. José Éder Ribeiro Lima (2006 -2016) com sede na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e posteriormente na Paróquia Bom Pastor. A partir de 2016 o Seminário Propedêutico foi transferido da Paróquia Bom Pastor á Paróquia São Domingo Sávio com o nome de Seminário São João Maria Vianey.

Além do formador, contas com um diretor espiritual não residente e com uma equipe de leigos e leigas, profissionais em várias áreas do conhecimento que ajudam na formação em especial na aquisição do saber intelectual.

Atualmente o seminário está situado na:

Paróquia Bom Pastor – Rondonópolis – MT
Formador: Pe. José Silva Moreira
Rua Francisco Félix, nº 520 Bairro Bom Pastor CEP: 78.700-541 –  Rondonópolis-MT

Atualizado no dia 06/08/2021