Pasconeiros participam do 1° encontro de ‘Formação Diocesana da Pastoral da Comunicação 2024’

Cerca de 30 pasconeiros participaram da formação diocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM), no Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, neste domingo (14), em Rondonópolis-MT. O evento aconteceu conforme o planejamento de ações 2024 do Regional Oeste 2.

O objetivo do encontro foi capacitar os agentes da PASCOM pertencentes às paróquias e comunidades da Diocese.

Durante o encontro ministrado pelo assessor seminarista de Barra do Garças, Rodolpho de Oliveira os pasconeiros puderam aprender mais sobre comunicação com embasamento teológico, redes sociais e evangelização.

“A igreja precisa caminhar também com as mudanças que a comunicação está tendo no mundo. O Concílio Vaticano II que trouxe mudanças significativas na relação da igreja com a comunidade. Precisamos que as nossas relações sejam sólidas e não líquidas, senão não conseguimos manter nossos receptores e assim não conseguimos passar a mensagem da evangelização. Entender quem é o público da Igreja, quem são os membros das pastorais, quem é o público que vai às missas na Paróquia. A comunicação precisa ser centrada na pessoa, para o indivíduo. Entender quem são os fiéis para que a comunicação seja centrada nas pessoas, em suas caraterísticas, questões sociais. É preciso se reinventar para que o público atual seja atingido. A responsabilidade da PASCOM é muito grande. É o elo da comunidade com todos os setores da paróquia” explica o seminarista Rodolpho Raphael.

Durante o encontro, os pasconeiros também debateram sobre os desafios da “Era da Desinformação”, a importância da oração, ética da doutrina cristã e leituras.

“Pastoral que não reza não é pastoral. É preciso colocar a vivência de oração dentro da Pastoral, do poder do Espírito Santo na espiritualidade da Pastoral para que a comunicação seja feita de maneira bonita e que a mensagem de Cristo chegue a todos”, pontua o seminarista Rodolpho de Oliveira.

Ainda durante o encontro, os pasconeiros participaram de uma oficina onde colocaram em prática o desenvolvimento de um texto jornalístico, redação para textos de redes sociais, fotografia e audiovisual.

ELEIÇÃO

No encontro, o Padre Jhonatha Almeida da Silva que está como vigário da Paróquia Maria Auxiliadora em Alto Araguaia foi apresentado como o assessor da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Diocese.

Uma nova equipe Diocesana da PASCOM foi formada através de uma eleição entre os pasconeiros.

Coordenadora: Caline Maria – Catedral Santa Cruz;

Vice-coordenadora: Andréia Oliveira – São João Bosco;