Semana de Formação para Catequistas

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A paróquia franciscana Sagrado Coração de Jesus deu início a semana de formação para catequistas, com abertura no dia 17 de Fevereiro e encerramento será no dia 21.

Trabalhando o tema “Origem e Finalidade da Catequese. O termo catequese deriva do grego katêchéô. Esta palavra é composta por dois elementos: uma preposição katá = sobre, e um verbo êcho = soar, ressoar. O significado que daí deriva é o seguinte: fazer sentir a voz de cima, ou ensinar com autoridade. Mas também se poderia traduzir desta forma: catequizar é fazer sentir o eco de uma palavra ouvida, aquela de Deus; ensinar a Palavra recebida do Cristo Mestre.

Frei Neusimar Campos discursou para a assembleia a importancia da catequese na iniciação da vida Cristã, salientou o povo que a catequese foi o pedido de Jesus Cristo à São Pedro Apóstolo: “Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas” Joaão (C21.15/23). Jesus pede a Pedro que catequisa o seu povo, que ensine o caminho do reino do céu”.

Pontuou a vocação e amor das catequistas em servir a comunidade cuidar da “educação na fé, na esperança e na caridade, daqueles que optam por seguir Jesus Cristo”.

O mesmo afimar que a Pessoa de Jesus Cristo é o centro da catequese a vida cristã consiste em seguir a Cristo.

E que a catequese tem a sua origem também na confissão de fé e leva à confissão de fé.

Confissão de fé de Pedro (Mt, 16, 13-20).

Assim foi feita as leituras biblícas:

• Lc, 9, 18-21;
  • Mc, 8,27-30;
  • Cf. CIC, 185-187;
  • Rm 10,9;
  • 1Cor 15, 3-8.
  • At, 10, 37-48

Foram ouvidas e trabalhadas como os passos de catequese para seguir Jesus Cristo “desvendar na Pessoa de Cristo todo o desígnio eterno de Deus que nela se realiza. E procurar compreender o significado dos gestos e das palavras de Cristo e dos sinais por Ele realizados, pois eles ocultam e revelam ao mesmo tempo o seu Mistério (cf. Catechesi tradendae,n.5).”

Foi citado o nome do padroeiro da catequese “São José de Anchieta” e rezado em grupo a oração do catequista.

Frei Neuzimar saudou as catequsitas das paróquias da Cidade, agradeceu todos que estavam presente, e deu a benção final.

Pascom – Pastoral da Comunicação

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga