Pastorais

PASTORAIS, MOVIMENTOS, SERVIÇO, ORGANISMOS PRESENTES NA DIOCESE

As pastorais, os Movimentos, os Organismos e Serviços são a presença solidaria da Igreja junto às pessoas e situações onde a dignidade e a vida são negadas ou ameaçadas. Seguindo o caminho de Jesus Cristo expressam o amor preferencial de Deus pelos mais humildes e pobres. Por meio de um trabalho silencioso e constante são espaços de partilha, de luta por melhorias e de vivência do amor fraterno.

No exercício de sua missão, as pastorais Sociais, os Movimentos Eclesiais, os Serviços e os Organismos promovem abertura e diálogo com a sociedade, constituindo-se em instrumentos essenciais para o trabalho missionário e pastoral de toda a Igreja. Na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga são muitos os trabalhos desenvolvidos por Leigos e Leigas que não medem esforços para evangelizar por meio das mais diferentes atividades, mostrando que estamos em uma “Igreja de saída que vai ao encontro das pessoas que mais necessitam”.

 

“As comunidades eclesiais de Base constituem uma das mais significativas experiências da Igreja Católica na América Latina. Elas surgiram num conjunto de iniciativas pastorais que repercutiram o Concilio Vaticano II em nosso continente… Ao longo dos últimos 5 O anos, as CEBs viveram essa proposta conciliar através de Movo modo de ser igreja” gestada numa dinâmica que parte da proposta de Igreja Povo de Deus, congregando gente que se engaja no seguimento de Jesus para a missão evangelizadora. E o Papa Francisco insiste “numa Igreja em saída, missionária, misericordiosa e acolhedora”. Igreja presente junto às pessoas nas suas mais diversas situações humanas e existenciais.

É COMUNIDADE porque é formada por pessoas a partir do lugar onde moram, nos bairros, periferias, centro, região rural, condomínios, ribeirinhos, indígenas, assentamentos de trabalhadores rurais sem terra, quilombolas, que vivem relações fraternas de partilha, ajuda, solidariedade e serviço um ao outro.

É ECLESIAL por se tratar de seguidores dos exemplos de Jesus; dos apóstolos, em comunhão com a Igreja local e Universal e suas orientações e pastoreio.

É de BASE porque está presente desde o com começo da Igreja com os primeiros cristãos e também porque é vivida pelo povo que está na base humana e cristã, na comunidade e em muitos lugares por gente pobre ou pessoas que se colocam ao lado dos pobres.

As CEBs não são um grupo a parte, mas comunidades em comunhão com o bispo diocesano e com a pastoral. As CEBs são a própria comunidade, atuante, consciente, lutadora. Uma comunidade onde estão presentes: a fé, o anúncio, a celebração, a comunhão e a missão. Celebrar é uma marca das CEBs.

As CEBs têm origem nas experiências dos Apóstolos (Atos 2,42- 47), assim bebem do testemunho das primeiras Comunidades Cristãs. Como Jesus, assumem a opção pelos pobres (Mt 9,35-36) e a partir deles anunciam o Evangelho do Reino a todos/as, oferecendo a salvação como desejo de Deus Pai, colaborando na construção da fraternidade, seguindo os passos de Jesus. “Por sua causa, muitas pessoas foram martirizadas para defendê-la em nome da justiça do Reino”. Mas para que haja uma Comunidade Eclesial de Base é preciso organização, planejamento, descentralização de poder, acolhida, escuta, diálogo. Nesse sentido espelha-se no Antigo Testamento no diálogo entre Moisés e o sogro Jetro (Ex.18, 13 – 27) e na compreensão de que na comunidade todos/as são importantes (I Cor 12,1-31).

Busca-se a formação de comunidades eclesiais proféticas, comprometidas com a busca do povo para o seguimento de Jesus Cristo, a comunhão com a Igreja, fé, alegria, justiça, ética, oportunidade de emprego, vida digna, esperança, formação para a iniciação à vida cristã, celebrações nas comunidades, valorização dos ministérios, organização dos conselhos das comunidades, os círculos bíblicos, os grupos de família e do Conselho Paroquial de Pastoral. Onde o poder é serviço, é dom gratuito que não se impõe pela força da autoridade (Me 10,42-45).

A diocese de Rondonópolis-Guiratinga, desde Concílio Vaticano II organizou a caminhada pastoral tendo Jesus Cristo como o Salvador e com inspiração nas comunidades, nos ministérios, na formação, nos conselhos, no compromisso com a vida, com as pessoas em especial os mais sofridos. A Diocese se prepara para o ano 2022 a realização do o 15° Intereclesial a se realizar em Rondonópolis.

Coordenador: Ademir Gonzales Pauliqueves Junior

Contato: (66) 9 9626 – 9007

E-mail: atacadorondon@hotmail.com

Coordenadora Adjunta: Elza Francisca Serafim

Contato: (66) 9 9957-7855

Representante Regional: Rinaldo Cardoso Meira

Contato:(66) 3421-2125/ 9 9625-0059

E-mail:rinaldocmeira@hotmail.com

Secretária: Elaine Moraes

Contato: (66) 9916-6757

E-mail: cebs15rondonopolis@gmail.com

 

 

INICIAÇÃO À VIDA CRISTà

Nos últimos anos constatou-se a insuficiência dos modelos de evangelização, de pastoral, de catequese. Por isso a Igreja propõe a iniciação à vida cristã que requer não somente uma renovação da catequese, mas uma reestruturação da vida e da pastoral da paróquia. Assumir um novo caminho que passa da transmissão, do ensino, do conteúdo para uma experiência de encontro com Jesus Cristo e com os irmãos, de inserção numa comunidade eclesial, de buscar a participação e a formação permanente em sua vida, de presença ética na sociedade, de adesão a Jesus Cristo, de uma experiência de vida cristã.

JESUS formou no convite do seguimento, na opção pessoal por ele; na preparação dos discípulos; no envio, na missão; no aprofundamento dos “segredos do Reino”.

“Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes pastorais por parte dos bispos, presbíteros, pessoas consagradas e agentes de pastoral” (DAp 291).

INICIAR significa conduzir para dentro, é um processo que ajuda para a pessoa (adultos, jovens e crianças) a entrarem no caminho do seguimento de Jesus. Tem como objetivo desenvolver processo permanente de iniciação à vida cristã e formação com ênfase nos adultos, à Palavra de Deus, aos sacramentos, à vida cristã e o testemunho de cristão na sociedade.

A Iniciação à Vida Cristã pode ser dar em tempos. A vida da cidade com suas exigências requerem da Igreja uma atenção especial ao tempo, ao horário, às distancias, aos conteúdos e motivações. A Iniciação à vida cristã reque e restar atento ao anuncio do kerigma (anúncio). O maior conhecimento (aprofundamento, Internalizar valores e práticas (inserção na comunidade eclesial na sociedade e mitológico e formação permanente). É missão de toda Igreja, das pastorais, dos movimentos e da catequese.

Coordenadora: Maria Marleide Ferreira Narciso
Contato: (66) 9 9629- 9347

E-mail: mmleide65@gmail.com

 

Os povos indígenas Bororo são originários desta região sul de Mato Grosso em três reservas indígenas (Perigara, Gomes Carneiro com duas grandes aldeias Córrego Grande e Piebaga e reserva Tadarimana com diversas aldeias).

Atualmente são em tomo de 1873 indígenas. Eles mantem sua cultura, seus ritos, seus símbolos, festas, tradições e modo de viver. Desde 1947 a Igreja Católica através de dom Vunibaldo, as Irmãs Catequistas Franciscanas e posteriormente a diocese de Rondonópolis-Guiratinga mantem presença constante através do apoio a seus direitos e incentivo à manutenção da cultura bem como a presença pastoral (evangelização, celebração dos sacramentos, participação nos funerais, catequese, impressão de material na língua Bororo). Assim se mantem a mística da cultura dos povos indígenas. Visa também despertar o protagonismo dos povos indígenas em comunhão com a Igreja, participando da construção de uma sociedade e solidaria, da preservação do meio ambiente e da promoção humana, respeitando e acultura indígena com @ evangelização inculturada. Visa oferecer condições para que as lideranças e agentes de pastoral indígena façam uma caminhada de fé como povo de Deus, favorecendo o protagonismo dos povos indígenas em comunhão com a Igreja Diocesana.

 

CNPJ: 00.479.105/0003-37

Rua dos Nambikuara, 32 – Bairro Santa Helena

CEP: 78.005-010 – Cuiabá-MT

Contato: (65) 3621-9095

E-mail: cimimt@gmail.com

Coordenador do Conselheiro Regional: Gilberto Vieira dos Santos

Contato: (65) 9 9679-7990

E-mail: wataramy@gmail.com

Coordenador Adjunto: Natalia Bianchi Filardo

Contato: (65) 9 9949 2759

E-mail: cimimt@gmail.com

Coordenadora Adjunta: Edina Franco Moraes

Contato: (65) 9 9985-6513

E-mail: edinafm2016@gmail.com

Equipe Indigenista da Diocese de Rondonopolis-Guiratinga/Etnia Boe Bororo.

Coordenadora em Rondonópolis: Silvia Maria Pinheiro

Contato: (66) 99641-7169  

E-mail: enaureudo@hotmail.com

Ir. Valdina Tambosi

Contato: 66 9957-3838

E-mail: valdinatambosi@gmail.com

Mestre Mário Bordignon

Contato: (66) 9 9281-7188

E-mail: mariobordignon@missaosalesiana.org.br

 

 

É uma associação de leigo leigas católicos, de direito público eclesiástico, que assumem as Diretrizes emanadas do Magistério da Igreja católica, e se constitui como sociedade civil privada de âmbito nacional, sem fins lucrativos e sem vínculos político-partidários, com prazo de duração indeterminado, que congrega e representa o Laicato da Diocese de Rondonópolis Guiratinga. Tem como objetivo criar espaços de articulação, diálogo, formação e informação do Laicato presente nos diversos setores e segmentos da sociedade, a fim de garantir maior participação nos espaços sociais, políticos, econômicos e culturais. Pretende contribuir para que os leigos tenham maior consciência da sua identidade de sujeitos eclesiais, tanto dentro como fora da igreja, com capacidade crítica e criativa, colocando-se a serviço do Reino, numa igreja em saída.

Coordenador: Adilson José Francisco

Celular: (66) 9 9634-8191

E-mail: dilsojfgmail.com

Secretária: Djanira Barbosa Nogueira Piato

Contato: (66) 9 9984-8140

E-mail: djanirapiato2015@gmail.com               

Objetivo: Tem como missão evangelizar, apresentando o amor incondicional, gratuito e misericordioso do Pai, buscando prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências, a partir dos “12 passos da pastoral as sobriedade”.

Principais Atividades: Realizar encontro de mútua ajuda. Os  Grupos São reuniões semanais, implantadas nas Paróquias e Comunidades, onde se propõe um Programa de Vida Nova que leva a conversão.  Está baseada no modelo sistêmico da Psicologia, tratando o problema da dependência química, abrangendo o grupo familiar, sem, no entanto, promover um confronto entre eles.

Campo de Atuação: Ajudar pessoas dependentes e co-dependentes químicas e outros tipo de dependências.

 

Endereço: Rua 13 de maio, 1740 – Bairro La Salle

CEP: 78.710-080 – Rondonópolis-MT

Contato: (66) 3426-8056

E-mail: pastoraldasobriedaderoo@yahoo.com.br

Secretária: Andréa Ramos

Contato: (66) 9 9253-4861

Equipe de Coordenação: Selma de Fatima Moura

Contato: (66) 9 9646-4789

E-mail: suriafmb@hotmail.com

Valter Barbosa Arantes

Contato: (66) 9 9994-8550

Maria Bernardete Coelho

Contato: (66) 9 9225-7554

Doroty Carnahiba

Contato: (66) 9 9713-5275

 Maria Ivonete Specht

Contato: (66) 9 9616-1144

 

CAMPO DE ATUAÇÃO:

Rondonópolis:

Comunidade Igreja São Francisco / Bairro Pedra 90 – Segunda feira às 10h00min.

Paróquia São João Bosco – Vila Rica

Matriz Sagrado Coração de Jesus

Pedra Preta:

Paróquia São Pedro Apóstolo

Contato: (66) 3486-1152

Jaciara:

Paróquia São Francisco de Assis

Contato: (66) 3421-5517

 

A Pastoral da Mulher marginalizada teve início na Diocese de Rondonópolis no dia 25 de fevereiro ano 1986.

Missão: Ser presença solidária, profética e evangélica junto á Mulher em Situação de Prostituição construindo relações humanas e humanizadora.

Frente de Ação: 

Trabalhar ao lado da Mulher em situação de Prostituição 

Enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente 

Enfrentamento ao tráfico humano

Principais atividades:
Abordagem de rua; distribuição de material informativo/ educativo; oficinas: saúde integral; cidadania; autoestima; ações de integração em vista da organização das mulheres e articulação com grupos afins; proporcionar momentos de espiritualidade e valorizar a religiosidade popular.

Campo de atuação:
Mulheres em situação de prostituição; enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes; mulheres e adolescentes vitimas do trafico de pessoas.

Coordenação:
Maria Roselly Pinheiro e Cândido
Rua: 13 de maio Nº 1740 – Bairro: La Salle
CEP: 78700-000 Cidade: Rondonópolis – MT
Telefone: (66) 3426-7633
E-mail: pmmroo@bol.com.br

Dia 01 mês março de 1987 iniciou a Pastoral da Criança na Diocese de Rondonópolis, tendo como objetivo acompanhar crianças de 0 a 6 anos e as gestantações.

Principais atividades:
Visita domiciliar, celebração da vida, reunião de avaliação e reflexão.

Campo de atuação:
Nas comunidades onde tem a Pastoral da Criança e nas aldeias indígenas.

 

Coordenadora: Elza Francisca serafim

Endereço: Rua novo Horizonte nº 872

Bairro Jardim Sumaré /Vila Operária Rondonópolis – MT.

Contato: (66) 9 9957-7855

E-mail: pascrirondon@gmail.com

Equipe Adjunta: Gileide da Silva

Contato:(66) 9 9660-4190

Avany da Silva

Contato: (66) 9 9976-1795


A Pastoral da Juventude é a ação dos jovens como Igreja, unidos e organizados a partir dos Grupos de Jovens. É a juventude evangelizando outros jovens em comunhão com toda Igreja. A Pastoral da Juventude tem como objetivo contribuir na ação Evangelizadora da Igreja e na construção da nova sociedade, dinamizando os espaços de vivencia a partir dos grupos de base, para gerar sinais de vida no mundo da juventude e fortalecer a construção da civilização do Amor.

Endereço: Av. Frei Servácio nº 393

Bairro La Salle – Sala da Juventude.

CEP: 78.710-750 /Rondonópolis-MT

Coordenador: Pe. Arthur Moreira Brito

Contato: (66) 9 9674-1684

E-mail: arthur17moreira@gmail.com

E-mail: contato@jovensdefe.com.br

A finalidade desta obra é suscitar o espírito missionário universal das crianças e adolescentes, desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o povo de Deus.

Coordenadora: Nuria Catiuxe Santos Sudré Nunes

Endereço: Rua Atenas casa nº11

BairroJardim Europa / CEP 78735-799 – Rondonópolis MT

Contato: (66) 996152638

nucat_uxe@yahoo.com.br

 

Iniciada na diocese desde 2008, a PASCOM busca evangelizar através da comunicação, tornando presente os valores da mensagem de Cristo nos Meios de Comunicação Social. Através desses meios, manter os fieis informados de tudo que acontece na comunidade e o que a Igreja diocesana vem realizando em prol da Evangelização. Além disso, tem compromisso em desenvolver na Igreja Local uma educação para a comunicação.

Principais Atividades: Dinamizar a implantação da PASCOM em todas as paróquias; disponibilizar as informações para os Meios de Comunicação;  gerenciar  o Site e a rede social da diocese de Rondonópolis; assessorar  as formações de pastorais, movimentos e equipes de PASCOM paroquiais; desenvolver a comunicação através de oficinas técnicas.

Campo de atuação:  Cúria Diocesana Paróquias da Diocese de Rondonópolis – Guiratinga

Coordenadora: Eliene Paulina

Av. Frei Servácio, 393 – Bairro La Salle – CEP: 78.710-004 Rondonópolis- MT.

Sala: Pascom

Função: (Site da Diocese)

Contato: (66) 9 9908-6777

E-mail: noticia@diocesederondonopolis.org.br

Vice Coordenadora: Luzia Maria de Oliveira (Caline)

Função: (Vídeos e transmissões de Eventos)

Contato: (66) 9 9647-4897

E-mail: calinemaria@hotmail.com

 

É um serviço pastoral da Igreja junto aos acampamentos, assentados e pequenos agricultores.
É uma forma para ajudar no processo de surgimento das comunidades nascentes, fruto do processo de assentamento das famílias nesta região. É também um meio de apoiar e contribuir com a organização dos trabalhadores rurais e consequente fixação nas áreas conquistadas. É um meio para, à luz da Palavra de Deus, despertar, fortalecer e animar o povo, na fé, no espírito de união e
solidariedade, indispensáveis para a vida de comunidade.

Coordenador: Adriano Ribeiro dos santos

Endereço: Assentamento Egídio Brunetto

Contato: (66) 9 9688-8290

E-mail: drikomst@gmail. com

Coordenadora Adjunta: Solange Serafim dos Santos

Contato: (66) 99653-3230

E-mail:  soladelante@yahoo.com.br

 

Foi fundada na Diocese de Rondonópolis no dia 05 de maio de 2000 com o objetivo de evangelizar e levar a boa nova aos reeducandos das unidades prisionais.

Principais atividades: são visitas semanais; assistência espiritual e social; zelar para que os detentos tenham direitos humanos respeitados.

Campo de atuação:  Presídio Mata Grande, Presídio Feminino (cadeia publica) – Anexo da cadeia publica – Mata Grande, Delegacia especializada dos adolescentes.

Coordenadora Diocesana: Maria Natalina Alves

Endereço: Rua Dom Pedro II, nº 856 – Centro.

CEP: 78.700-220 – Rondonópolis-MT

Contato: (66) 9 9655-8148

E-mail: ma.natalina@terra.com.br

Coordenadora da Carcerária Feminina: Maria Aparecida Braga

Contato: (66)996313731

E-mail: bragamariaap@gmail.com

Membros Adjuntos:

Edson Alves Martins Mizuguti

Contato:(66) 9 9995-8043

E-mail: disk.sat@hotmail.com

Elisangela Gomes Miranda

Contato: (66) 9 9604-8669

E-mail: elisangelagomes5938@gmail.com

Nilson Novaes Porto

Contato: (66) 9 9625-3640

E-mail: nilson-porto@hotmail.com

Maria Salete Menezes

Contato: (66) 9 9984-6934

E-mail: saletemenezess@hotmail.com

 

 

Tem como missão promover vida digna às crianças e adolescentes à luz do Evangelho contribuindo para a transformação da sociedade. Estimula um processo que visa a sensibilização, conscientização critica, organização e mobilização da sociedade na busca de respostas transformadoras à situação da criança e adolescente empobrecidos e em situação de risco. Promove projetos de atendimento direto com a participação das crianças e adolescentes.

Endereço: Av. Sagrada Família, 130 – Vila Aurora

CEP: 78.740-130 – Rondonópolis-MT

Contato do Escritório: (66) 3022-2883

E-mail: casfroo@gmail.com

Presidente: Wagner Garcia Bolonhese

Contato: (66) 9 9619- 8530

E-mail: wgbolonhesi@gmail.com

Coordenadora Pedagógica: Rosangela Ramos Duarte

Contato: (66) 9 9644-3170

Iniciou na Diocese de Rondonópolis no dia 13 de julho ano 1986 com o objetivo de fortalecer a equipe paroquial tendo em vista o crescimento da dimensão vocacional nas comunidades; despertar nas comunidades a consciência eclesial e missionária para diversos ministérios, nas diferentes etapas: despertar, discernir e acompanhar.

Principais atividades: Proporcionar retiro anual; formações/estudos e reuniões de ampliadas das equipes vocacionais das paróquias; proporcionar o encontro vocacional, visitas às equipes paroquiais e a catequese e em especial os jovens da crisma.

Campo de atuação:
Promover as vocações sacerdotais, religiosas e leigas. Promover Retiros e dias
de Espiritualidades.

Coordenação:
Marcia Gislene Casali

Telefone: (66) 99668-3007
E-mail: marciacasali@hotmail.com

 

Em 1998, pela primeira vez, realizamos uma pesquisa procurando quantificar mais profundamente os resultados da atuação do CEBI no Brasil. Nesse levantamento, constatamos que o CEBI está organizado em 25 estados brasileiros (em cada um, há uma coordenação). Através de 174 sub-regiões (em cada qual, existe uma coordenação), está presente em mais de 600 cidades. As atividades de formação bíblica dessas sub-regiões e seus respectivos estados atingiram diretamente mais de 80.000 pessoas (em grande parte, de lideranças populares).

Concretamente, O CEBI se propõe ao seguinte:

  • Aprofundar e consolidar essa leitura da Bíblia que defende e promove a vida, através da inserção em comunidades eclesiais, grupos populares e movimentos sociais
  • Espalhar e divulgar, entre os pobres, esse jeito comprometido de ler a Bíblia e, assim, devolver ao povo o que nasceu do povo, a Palavra de Deus, a Palavra da Bíblia
  • Articular e organizar a prática da leitura orante feita dentro da realidade e da comunidade, despertando a solidariedade e a cooperação na busca de soluções para os problemas do cotidiano
  • Gerar uma espiritualidade que defende todas as formas de vida, começando por aquelas que hoje estão ameaçadas
  • Ajudar pessoas a se formarem e fazerem do estudo e da ciência não um instrumento de domínio, mas de serviço ao povo
  • Descobrir, com a ajuda da Bíblia, a Palavra de Deus na vida do povo, a fim de se chegar a uma nova consciência de cidadania, contribuindo para criar uma sociedade mais digna, justa e sustentável.

Coordenadora: Elza Pardo Salata Nahsan

Endereço:Rua Paulo Sexto, nº 493 Vila Aurora/ Rondonópolis -MT

Contato: (66) 9 9911 2405

E-mail: elzanahsan@hotmail.com

Representante Estadual: Luciene Aguiar Carmen Soret Hunger
Endereço:Av. Governador Pedro Pedrosian, 147- Vila Santa Catarina.  

CEP- 78.720-150 – Rondonópolis-MT

Contato: (66) 9 9617-1994 – Luciene

E-mail: lucieneaguiar2804@hotmail.com

Carmen Soret Hunger

Contato: (66) 3422-1988 / 9 9985-9973

 

 

EQUIPE DA CAMPANHAS

Coordenação:
Dirceu Coelho

Telefone: (66) 3426 1750 / 9227 2422
E-mail: coelhod@terra.com.br

 

MINISTÉRIO DE LEIGOS

Coordenador: Adilson José Francisco

Celular: (66) 9 9634-8191

E-mail: dilsojfgmail.com

Secretária: Djanira Barbosa Nogueira Piato

Contato: (66) 9 9984-8140

E-mail: djanirapiato2015@gmail.com               

 

Coordenadora: Aparecida Donizeth Ramos

Rua Augustinho Neto, nº 787, Qd 13 Casa 13 – Conjunto São José I 

CEP: 78-715-413 / Rondonópolis-MT

Contato: (66) 9 9722-5613

E-mail: Deth.allamss@gmail.com

 

Coordenadora: Marcia Cristina Moraes Cotas Videira

Endereço: Endereço: Rua 13 de Maio, nº 906 centro.

Contato: (66) 9 9610-0291

E-mail: videirapy@outlook.com

Equipe de Coordenação: Adenir Ribeiro

Contato: (66) 9 9619-5480

E-mail: adenir.ribeiro@eletronorte.gov.br

Katiuscia Serrath Carvalho

Contato: (66) 99995-6090

E-mail: katiuscia_serra@hotmail.com- Katiuscia

 

 

Representantes Interino: Juscelino dos Santos Reis

Contato: (66) 9 9968-4545

E-mail: santosjuscelino@bol.com.br

Joelma nascimento dos Reis Santos

Contato: (66) 9676-8069

E-mail: joelmanreis@gmail.com

 

ATUALIZADO 19/01/2022

PASCOM – DIOCESANA