Movimentos

OS MOVIMENTOS ECLESIAIS

A Igreja ao longo dos séculos conviveu ou incentivou os movimentos eclesiais. Alguns surgiram como força evangelizadora, depois desapareceram. Mas a partir dos anos 80 ressurgiram na Igreja uma sequencia de movimentos. Pode-se definir como “agrupamentos de fiéis da Igreja Católica organizados de acordo com dioceses, ou com iniciativa de grupos de leigos e leigas ou de forma independente que vai se irradiando com um carisma, uma forma de viver a espiritualidade, numa linha mais pessoal”. Os movimentos diferem das antigas associações.  O Papa emérito Bento XVI definiu como “eles representam um dos frutos daquela primavera da Igreja já prenunciada pelo Concílio Vaticano II”.

Aos 8 de junho de 1999 o Papa São João Paulo II assim orientou os bispos: A vós, a quem pertence a tarefa de discernir a autenticidade dos carismas para dispor o seu justo exercício no âmbito da Igreja, peço magnanimidade na paternidade e caridade clarividente (1Cor 13, 4), para com estas realidades, porque qualquer obra dos homens necessita de tempo e paciência para a sua devida e indispensável purificação. Com palavras claras o Concílio Vaticano II escreve: “O juízo acerca da sua dos carismas, autenticidade e do seu reto uso pertence àqueles que presidem na Igreja, aos quais compete de modo especial não extinguir o Espírito, mas julgar tudo e conservar o que é bom (LG 12), a fim de que todos os carismas cooperem, na sua diversidade e complementaridade, para o bem comum”.

Assim na diocese de Rondonópolis-Guiratinga há diversas expressões de movimentos, de espiritualidade e de modo de ser Igreja. O que se solicita é a comunhão com as orientações da diocese, a unidade na fé, o diálogo permanente, a observância das decisões da Assembleia Diocesana de Pastoral e a participação na vida da comunidade

 

O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao sacrifício Eucarístico com o propósito de colaborar na salvação do mundo. Atuam na base irradiando a vida cristã, na promoção humana e assistência social, na evangelização, espiritualidade, pastoral vocacional e atividades paroquiais. A finalidade é a santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à Igreja.

Assessor geral: Pe.Marcos Antonio Gonçalves dos Santos

Contato: (66) 99685-8474

Email: mags250589@hotmail.com       

Tem como objetivo desenvolver ações visando à humanização, à evangelização, à promoção de valores humanos e cristãos de pessoas e famílias, capacitando às famílias para que possam cumprir a sua missão de formadoras de pessoas, educadora na fé e promotoras do bem comum. A unidade funcional do MFC é a Equipe-Base, conjunto de pessoas que unem seus esforços de forma coordenada para alcançar os objetivos do MFC, buscando tornar-se uma comunidade aberta, fraterna e solidária, num clima de crescimento e conversão pessoal e grupal, com vistas a uma sociedade fraterna, justa e solidária.

Rua Luiz Valente de Figueiredo n.1217

Bairro Sagrada Família.

CEP 78735042 Rondonópolis- MT

Coordenador: Moises Teixeira de Oliveira

Contato: 66 999845918

E-mail: moises.to@terra.com.br

Coordenadora Adjunta: Maria Aparecida Alves Teixeira

Contato: (66) 9 99797220

E-mail: mariaaparecidaalves@terra.com.br

 

O Cursilho destaca-se por ser um Movimento eclesial voltado a um primeiro anúncio explícito do ideal evangélico apresentado por Jesus Cristo, com o propósito de despertar novas lideranças preferencialmente, cristãos batizados que estejam afastados da Igreja a fim de que se tornarem evangelizadores de seus ambientes. Os Cursilhos são realizados seis vezes por ano, sendo dois oferecidos aos homens, dois às mulheres e dois aos jovens… O MCC também se preocupa com a formação de líderes e investe na Escola de Formação semanal aberta a todos os cursilhistas adultos e jovens.

Movimento de Cursilhos Jovem– é oferecido aos cristãos solteiros com idade entre 18 e 30 anos. Tendo como alicerce o tripé do cristão, os jovens cursilhistas buscam constantemente a prática da oração, da formação e da ação dentro de suas comunidades e ambientes em que vivem, e através de escolas de formação vivencial semanal, fortalecem cada vez mais a fé que os movem, preparando-os para a prática diária do Evangelho. Atualmente funcionam 3 grupos: em Rondonópolis, em Jaciara e em Pedra Preta.

Rua Rio Grande do Sul, 2958-CEP- 78705-465/Rondonópolis-MT.

Coordenadora: Marcia De Jesus Pimentel Vieira

Contato: (66) 9 9975-2127

E-mail: marcia@kojika.com.br

gedroo.gga@gmail.com- GED

Coordenador Adjunto: Cezar Antonio Marcon

Contato: (66) 9 9984-3769

E-mail: cezar_marcon@hotmail.com – Cezar

Jovens do MCC/Coordenadora: Milla Munique Rodrigues Franco

Rua Minas Gerais Quadra 15 Lote 19-Jardim da Mata II

Rondonópolis-MT.

Contato: (66)9 9628-6118

E-mail: millamunique14@gmail.com

 

O objetivo geral da RCC é participar da missão evangelizadora da Igreja, a partir da experiência da Efusão do Espírito Santo; promover, manter e aprofundar a união das suas Coordenações de Setores, Paróquias, bem como nas Associações, Comunidades, Fundações e Grupos de Oração e de todos os fiéis dela participantes, impulsionando-os na realização e promoção das atividades apostólicas que lhes são próprias. A Renovação Carismática Católica além dos Grupos de Oração, realiza anualmente o “Anuncia-me      mantem a casa Bom Samaritano “realiza serviços através dos diversos ministérios e se integra na caminhada pastoral da paróquia e da Diocese.

Coordenador: Valter Souza Catarino

Avenida Presidente Vargas, Nº 233 Centro – CEP 78835-000 / São Pedro da Cipa-MT.

Contato: (66) 9  9668-8168

E-mail: vcatarino@hotmail.com

E-mail da RCC: rccrondonopolis@hotmail.com

Casa de Oração

Rua Afonso Pena, nº 863 – Centro, Rondonópolis – MT, 78700-070

Contato:(66) 3423-1293

Secretária: Scheila Soares da Silva Neves

Contato: (66) 9 9999-1519

E-mail: scheilass.89@hotmail.com

A missão do Grupo do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. Na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga existem vários grupos de Terço dos Homens, em paróquias e com uma coordenação diocesana. Em 2018 um grupo de participantes do Terço dos Homens irá a uma Missão na África com a finalidade de motivar mais leigos a participarem da oração do terço.

Coordenador: Luiz Carlos Rodrigues da Silva

Av. Presidente Kenedy, nº1106.

CEP: 78.705-302 – Rondonópolis-MT

Contato: (66) 9 9956-6730

E-mail: luizcarlosroo@hotmail.com

Coordenador Adjunto: Ademar Viana dos Santos

Contato: (66) 9 9969-0357

E-mail: vianasantista@hotmail.com-Viana

 

ONDE E COMO COMEÇOU?

O primeiro Grupo de Mães que Oram pelos Filhos, nasceu na Paróquia São Camilo de Lellis,  Mata da Praia,  Vitória (ES). O grupo era formado por  vinte jovens mães, vindas de famílias católicas, sem experiência oracional,  mas com uma imensa vontade de interceder pelos seus filhos. O despertar para Jesus era o que movia para que saíssem de suas casas e se reunissem na Santa Igreja e, assim, interceder e orar, mesmo sem ainda compreenderem a vocação espiritual de uma mãe, no interior de cada coração já existia uma sede de Deus. Era o início de uma linda caminhada de Fé!

 O grupo foi fundado em 2011 e passou a ser reconhecido pela Arquidiocese de Vitória (ES) como “Movimento Mães que Oram pelos Filhos”, tendo como fundadora Angela Abdo, orientador espiritual o Pe. Anderson Gomes, padroeira Nossa Senhora de La Salette e copadroeira Santa Mônica.

QUAL É O TRIPÉ DO MOVIMENTO?

Obediência, humildade e unidade.

QUAL É O NOSSO CARISMA?

Restaurar as famílias pelo poder da oração de intercessão.

Coordenadora: Cristiane

 

Contato: (66) 

E-mail: linomaria@hotmail.com

Coordenadora em Nível Estadual: Patrícia Alcântara Andrade

Av. Tico de Campos, nº 373, Jardim Campo Verde.

Cidade Campo Verde – MT.

Contato: (66) 9 9679-6505

E-mail: patialcand@hotmail.com

Coordenador: Gilmar Rodrigues de Sousa

Rua Ormindo Pires Amorim, nº 753 / Vila Mariana

CEP: 78.714-265 / Rondonópolis-MT

Contato: (66) 9 9608-2508

E-mail: gjcomerciodemedicamentos@hotmail.com

Vice Coordenadora: Joelma Pires de Sousa

Contatos: IDEM

 

A Cáritas Diocesana de Rondonópolis, sempre lutou em defesa da vida. Fundada no dia primeiro de setembro de 1942, pela prelazia de Chapada dos Guimarães, com finalidade e natureza de “Ação Social da prelazia de Chapada dos Guimarães”, foi registrada em Cuiabá-MT no dia 08/02/1951.

A Cáritas Diocesana é uma organização da sociedade civil – OSC, filantrópica, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública a nível federal, estadual e municipal. Com registro no CNAS, CMAS, CMDCA. Certificada com o CEBAS/MEC.

 Tem como filosofia a formação de indivíduos construtores de uma sociedade justa, fraterna, próspera, feliz, educada, responsável e alegre, baseada nos ensinamentos cristãos “Amando o próximo como a si mesmo”. Tem a missão de exercer atividades de educação, de assistência social e promoção humana, especialmente da mãe e da criança, dos adolescentes, adultos e idosos, cultural e economicamente menos favorecidos. Há em todas as ações desenvolvidas nos projetos mantidos pela Cáritas de Rondonópolis, uma mística transformadora que é testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida, participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, colaborando na formação da consciência privada e pública, para que no ambiente social, vigorem a solidariedade humana, a justiça social e a caridade cristã.

Endereço: Av. João XXIII, 3.324 – Vila Operária.

CEP: 78.720-615 / Rondonópolis-MT

Contato: (66)3421-4361/ 9 9603-3359

E-mail: caritasdiocesanaroo@terra.com.br

Presidente: Manoel Messias de Macedo

Contato: (66)9 9613-8057

E-mail: mesiasmm@terra.com.br

Vice Presidente: Pe. Mauro Primo Vieira

Contato: (64) 9 9676-9841

E-mail: mprimovieira@gmail.com

Tesoureira: Maria Aparecida de Oliveira Rossatto

Contato: (66) 9 9608-5733

E-mail: cidarossatto@hotmail.com

Secretária: Maria Aparecida Santos

Contato: (66) 9983-2356

Coordenadora do Recanto dos Idosos: Sueli Esmério Vilela Silva

Contato: (66) 9636-2548

E-mail: suellaesmerio@yahoo.com.br

 

Atualizado 19/01/2022

Pascom Diocesana