Movimentos

OS MOVIMENTOS ECLESIAIS

A Igreja ao longo dos séculos conviveu ou incentivou os movimentos eclesiais. Alguns surgiram como força evangelizadora, depois desapareceram. Mas a partir dos anos 80 ressurgiram na Igreja uma sequencia de movimentos. Pode-se definir como “agrupamentos de fiéis da Igreja Católica organizados de acordo com dioceses, ou com iniciativa de grupos de leigos e leigas ou de forma independente que vai se irradiando com um carisma, uma forma de viver a espiritualidade, numa linha mais pessoal”. Os movimentos diferem das antigas associações.  O Papa emérito Bento XVI definiu como “eles representam um dos frutos daquela primavera da Igreja já prenunciada pelo Concílio Vaticano II”.

Aos 8 de junho de 1999 o Papa São João Paulo II assim orientou os bispos: A vós, a quem pertence a tarefa de discernir a autenticidade dos carismas para dispor o seu justo exercício no âmbito da Igreja, peço magnanimidade na paternidade e caridade clarividente (1Cor 13, 4), para com estas realidades, porque qualquer obra dos homens necessita de tempo e paciência para a sua devida e indispensável purificação. Com palavras claras o Concílio Vaticano II escreve: “O juízo acerca da sua dos carismas, autenticidade e do seu reto uso pertence àqueles que presidem na Igreja, aos quais compete de modo especial não extinguir o Espírito, mas julgar tudo e conservar o que é bom (LG 12), a fim de que todos os carismas cooperem, na sua diversidade e complementaridade, para o bem comum”.

Assim na diocese de Rondonópolis-Guiratinga há diversas expressões de movimentos, de espiritualidade e de modo de ser Igreja. O que se solicita é a comunhão com as orientações da diocese, a unidade na fé, o diálogo permanente, a observância das decisões da Assembleia Diocesana de Pastoral e a participação na vida da comunidade

 

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao sacrifício Eucarístico com o propósito de colaborar na salvação do mundo. Atuam na base irradiando a vida cristã, na promoção humana e assistência social, na evangelização, espiritualidade, pastoral vocacional e atividades paroquiais. A finalidade é a santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à Igreja.

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO- MFC-

Tem como objetivo desenvolver ações visando à humanização, à evangelização, à promoção de valores humanos e cristãos de pessoas e famílias, capacitando às famílias para que possam cumprir a sua missão de formadoras de pessoas, educadora na fé e promotoras do bem comum. A unidade funcional do MFC é a Equipe-Base, conjunto de pessoas que unem seus esforços de forma coordenada para alcançar os objetivos do MFC, buscando tornar-se uma comunidade aberta, fraterna e solidária, num clima de crescimento e conversão pessoal e grupal, com vistas a uma sociedade fraterna, justa e solidária.

MOVIMENTO DE CURSILHO DE CRISTANDADE – MCC – GED 

O Cursilho destaca-se por ser um Movimento eclesial voltado a um primeiro anúncio explícito do ideal evangélico apresentado por Jesus Cristo, com o propósito de despertar novas lideranças preferencialmente, cristãos batizados que estejam afastados da Igreja a fim de que se tornarem evangelizadores de seus ambientes. Os Cursilhos são realizados seis vezes por ano, sendo dois oferecidos aos homens, dois às mulheres e dois aos jovens… O MCC também se preocupa com a formação de líderes e investe na Escola de Formação semanal aberta a todos os cursilhistas adultos e jovens.

Movimento de Cursilhos Jovem– é oferecido aos cristãos solteiros com idade entre 18 e 30 anos. Tendo como alicerce o tripé do cristão, os jovens cursilhistas buscam constantemente a prática da oração, da formação e da ação dentro de suas comunidades e ambientes em que vivem, e através de escolas de formação vivencial semanal, fortalecem cada vez mais a fé que os movem, preparando-os para a prática diária do Evangelho. Atualmente funcionam 3 grupos: em Rondonópolis, em Jaciara e em Pedra Preta.

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (RCC)

O objetivo geral da RCC é participar da missão evangelizadora da Igreja, a partir da experiência da Efusão do Espírito Santo; promover, manter e aprofundar a união das suas Coordenações de Setores, Paróquias, bem como nas Associações, Comunidades, Fundações e Grupos de Oração e de todos os fiéis dela participantes, impulsionando-os na realização e promoção das atividades apostólicas que lhes são próprias. A Renovação Carismática Católica além dos Grupos de Oração, realiza anualmente o “Anuncia-me      mantem a casa Bom Samaritano “realiza serviços através dos diversos ministérios e se integra na caminhada pastoral da paróquia e da Diocese.

TERÇO DOS HOMENS

A missão do Grupo do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. Na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga existem vários grupos de Terço dos Homens, em paróquias e com uma coordenação diocesana. Em 2018 um grupo de participantes do Terço dos Homens irá a uma Missão na África com a finalidade de motivar mais leigos a participarem da oração do terço.

LEGIÃO DE MARIA

Legião de Maria é uma associação de católicos constituída por um tripé: oração, reunião e trabalho. A reunião dos seus elementos acontece uma vez por semana e nessa mesma reunião são passadas as tarefas que devem concretizar. Nesses trabalhos a os Legionários espelham-se na humildade de Nossa Senhora e levam o conforto e o amor de Deus a todas as pessoas que dele precisem.

VICENTINOS

A sociedade São Vicente de Paulo é um movimento católico internacional fundado em 1833 em Paris e se inspira no pensamento de São Vicente de Paulo que prega a justiça e a caridade. É aberta a quem deseja viver a fé, no amor, no serviço a seus irmãos. A SSVP ajuda comunidade de várias formas no sentido de aliviar o sofrimento, promover a dignidade humana. Os vicentinos estão atualmente em 148 países, com mais ou menos 750.000 membros, fazendo visitas semanais às famílias pobres oferecendo ajuda tanto material como espiritual, que é o efetivo objetivo da SSVP, ou seja, evangelizar. O Brasil é hoje o país que tem mais vicentinos no mundo: são 250.000 homens, mulheres, jovens e crianças que cuidam de abrigos e asilos para idosas e idosos em todo o Brasil.

ASSOCIAÇÃO DIVINA PROVIDENCIA

Iniciou-as atividades em 2005 e em fevereiro de 2007 se tomou ASSOCIAÇÃO DIVINA PROVIDENCIA. Tem como objetivo evangelizar as famílias através de acampamentos, grupos de oração e restaurar vidas por meio da comunidade terapêutica Divina Providência com os de dependentes químicos, e alcoólicos. Principais atividades: Comunidade Terapêutica Divina Providencia trabalha com o tratamento de dependentes químicos e alcoólicos; acampamentos para crianças, adolescentes, jovens, adultos casais, grupo de oração e retiros. Comunidade Terapêutica. Formação de Adolescentes Cristãos-FAC Jovens, Diante do Altar-Acampamento Juvenil.

 

 

Atualização 2019.