Paróquia São Domingo Sávio

Criada no dia: 15/12/2013, pelo Bispo Dom Juventino Kestering.

CNPJ: 03.843.307/0018-90

Rua Cecília Meirelis,102 – Qd 25, Lt 2 – Jardim Atlântico
CEP: 78.735-702 – Rondonópolis-MT

DADOS DO PÁROCO

Pároco: Pe. Sergio Henrique Fabiano Zanon

Data de Nascimento: 20/06/1984

Naturalidade: Alto Garças – MT

Data de Ordenação Presbiteral: 28/11/2015

Data de Posse: 29/01/2017

DADOS DO VIGÁRIO PAROQUIAL

Pe. João Nikson Campos Fernandes

Data de Nascimento: 20/04/1974

Naturalidade: Alto Araguaia – MT

Data de Ordenação: 24/04/2005

CONTATOS 

Secretário: Luan Silva Costa

Financeiro: Adriano Brito Nunes

Auxiliar Administrativo: Joelson Balbino de Resende 

paroquia.s.domingossavio@hotmail.com

Instagram – @paroquia_sao_domingos_savio

YouTube – Paróquia São Domingos Sávio

HORÁRIO DE MISSAS NA MATRIZ

Quarta 19h00min

Domingo 09h00min / 18h00min

Número de comunidades: 15

 Localidade Comunidade Padroeiro (a)
01-Jardim Atlântico São Domingos Sávio
02-Parque São Jorge Santíssima Trindade
03- Bairro Cidade de Deus. Santa Paulina
04-Vila Três Pontes Santo Antônio (rural)
05-Vila Paulista. Bom Jesus
06-Rio Vermelho Nossa Senhora Auxiliadora
07-Gleba D. Bosco. Santo Antônio
08-Lar dos Idosos Sagrada Família
09-Bairro Azaléia São Paulo Apóstolo
10-Residencial Farias São João da Cruz
11- Altamirando Nossa Senhora das Graças
12-  Alfredo de Castro São Miguel Arcanjo
13- Village do Cerrado Imaculado Coração de Maria
14- Casaldaliga São Padre Pio de Pietrelcina
15- João Antônio Fagundes São João Paulo II

HISTÓRICO

A paróquia São Domingos Sávio foi criada no dia 15 de dezembro de 2013 pelo bispo Dom Juventino Kestering devido ao acelerado crescimento da região do Jardim Atlântico e adjacências em virtude do grande número de novos residenciais, ao  aumento populacional naquela região, necessidades que só o Curato já não conseguia mais atender.

A região dos bairros Jardim Atlântico, Jardim Europa e Cidade de Deus já eram atendidos pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida desde a sua criação. Nesse percurso, várias comunidades foram criadas e as missas já eram celebradas, mensalmente, na Capela central do Jardim Atlântico, além de Catequese e outras pastorais,  o que fortaleceu a luta pela criação do Curato.

No ano de 2002, no dia 20 de abril chegaram a Rondonópolis para ajudar na Evangelização,  as Irmãs da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, sendo que o Bispo Dom Juventino Kestering as autorizou a trabalharem nas pastorais da Paróquia de Nossa Senhora da Aparecida, especialmente na região do Jardim Atlântico, onde estas fixaram moradia. Nesse período, as  Irmãs Maria Aparecida Silva, Joelma Batista Barbosa e Sofia Hoepers passaram a atuar nas comunidades e muito contribuíram para o crescimento espiritual dos fiéis que frequentavam a Capela.

No ano de 2006 elas foram transferidas pela Congregação para outra cidade, mas foram substituídas pelas Irmãs Maria Aguiar Madeira e Irmã Ivete Terezinha Machado do Instituto Coração de Jesus, que deram continuidade ao trabalho iniciado.

Além do trabalho nas comunidades locais, outros elementos contribuíram para a criação do Curato São Domingos Sávio, no ano de 2004: a necessidade de atendimento à Aldeia Indígena de Tadarimana;  implantação da pastoral da criança; o acelerado crescimento urbano da região do Jardim Atlântico com previsão de criação de novos bairros e diversos outros tipos de assentamentos populacionais, educacionais e industriais;  a distancia em relação à sede da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e o aumento populacional nesta região. Além disso, dentro do território do Curato, estão localizados alguns serviços importantes do município, dentre eles: o Campus Universitário de Rondonópolis/ UFMT;  o CEPROTEC- Centro de Formação Profissional, o Lar dos Idosos e a Casa Esperança. Nessa mesma região, está localizado o Parque de Exposições, onde, algumas vezes por ano, são realizadas feiras agrícolas;  a Cadeia Pública da cidade e a Vila Paulista.

A Paróquia conta com Ministros/as Extraordinários/as sendo do Batismo, da Palavra, da Eucaristia e da Visitação. Todas as Comunidades celebram o culto ou a Missa semanalmente e quase todas as Comunidades realizam o Conselho Pastoral da Comunidade (CPC)  e participam do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP).

A catequese está organizada e funcionando em todas as Comunidades e a assistência aos empobrecidos é realizada por meio de um “Comitê contra a fome e pela vida”, inspirado no trabalho do Sociólogo Betinho.

A paróquia conta com nove comunidades urbanas: Jardim Atlântico, Parque São Jorge, Bairro Cidade de Deus, Lar dos Idosos, Bairro Azaléia,  residencial Farias, Vila Paulista, Alto Miranda e Alfredo de Castro e três comunidades rurais: Vila Três Pontes, Rio Vermelho e  Gleba D. Bosco [1]. Até 2013 o Curato São Domingo Sávio esteve sob os cuidados da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e no 15/12/2013, foi criada pelo Bispo Dom Juventino Kestering a Paróquia São Domingos Sávio e nomeado o seu primeiro pároco Pe. Aladim Leodenis Loureiro. A paróquia desmembrou-se da paróquia Nossa Senhora Aparecida conforme consta no livro Tombo da diocese. Após a criação da Paróquia houve um dinamismo pastoral, organização da estrutura básica para o bom funcionamento. A paróquia foi criada em decorrência de grandes projetos de expansão com construção de mais de três mil casas populares. Novos bairros populares, condomínio s fechados, além da criação da Universidade Federal de Rondonópolis, a criação de centena de quitinetes para os universitários. É a região que mais cresceu nestes últimos cinco anos em toda cidade de Rondonópolis, Em decorrência deste crescimento a diocese nomeou no dia 30 de janeiro de 2016, Pe. Sergio Henrique Fabiano Zanon como vigário.

Olhando para as necessidades pastorais e oportunidade de formação, o Conselho de Presbítero discerniu sobre mudanças na Paróquia. Sendo assim, no dia 06 de dezembro de 2016, Pe. Aldadim Leodenis Loureiro foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Alto Araguaia e assumem, ao mesmo tempo nomeação de Pe. Sérgio Henrique Fabiano Zanon como pároco e Diácono Jhony William Nery de Souza após sua ordenação nomeado vigário paroquial. Os atos de passe aconteceram durante a Eucaristia das 8:00 horas no dia 29 de janeiro de 2017 presidida por D. Juventino Kestering. No mesmo dia, além, dos atos de posse dom Juventino leu para a comunidade o ato de criação do Seminário Propedêutico da Diocese São João Maria Vianney que deixou a Paróquia Bom Pastor e agora com sede na Paróquia São Domingo Sávio, sendo formador responsável Pe. Sérgio Henrique F. Zanon e Pe. Jhony William. N. de Souza como coo-formador. O seminário tem como residência a casa paroquial e inicia com oito jovens.

No dia 01 de Julho de 2019 o padre Marcelo Vinicius de Oliveira despediu-se da paróquia, foi transferido para paróquia São José Operário da Vila Operária Rondonópolis – MT.

Em Janeiro de 2019 encerra-se as atividades do seminário propedeutico São João Maria Vianey, sendo transferido para a Paróquia Bom Pastor, sobre a responsabilidade do novo formador padre José Moreira.

[1] KESTERING,  D. Juventino. Diocese de Rondonópolis: trilhas e caminhos entre o sertão e as cidades. Gráfica e Editora Rondonópolis-MT. Rondonópolis, 2011.

No dia 01 de Novembro de 2023 o Pe. João Nickison Campos Fernandes, foi nomeado Vigário Paroquial da referida paróquia, pelo bispo diocesano Dom Maurício da Silva Jardim.

Atualizado no dia 13/13/2024.