Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus / Tesouro – MT

PARÓQUIA SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS
CNPJ: 03.843.307/0022-77

Rua Clóvis Hugueney, 200 – CEP: 78.775-000 – Tesouro-MT

DADOS DO PÁROCO

Pe. Wender Souza dos Santos

Data de Nascimento: 26/06/1983

Naturalidade: Poxóreu – MT

Data de Ordenação Presbiteral: 04/05/2013

CONTATOS

Secretária: Arteniza Gonçalves dos Santos

Financeiro: Neuzeny Gonçalves dos Santos

Telefone: (66) 9 9647 – 0634

E-mail: paroquiasantaterezinhatesouro@hotmail.com 

QUANTIDADES DE COMUNIDADES 

Comunidades Urbanas (02) Matriz Santa Terezinha e Beata Liduina.

Comunidades rurais: (03Batovi (Nossa Senhora Imaculada), Vila Nova (São José), Fazenda Batovi (Santa Rita de Cássia).

CONGREGAÇÃO

Irmãs de São Francisco de Sales. “Salesias”

End: R. Clovis Hugueney, 116 – CEP: 78.775.000 Fone: (66) 3435-1205  e-mail: casaliduinatesouro@terra.com.br

HISTÓRICO

A Paróquia de Tesouro é dedicada a Santa Terezinha do Menino Jesus e foi constituída como paróquia em 1962, pelo bispo Dom Camilo Faresin,  mas a primeira capela foi construída em 1934 e era assistida periodicamente pelos padres Salesianos.  Tesouro recebeu este nome devido às riquezas do garimpo de diamantes que foi explorado, desde a década de 1930, por garimpeiros provindos de diversos lugares da região Nordeste, principalmente da Bahia.

Desde a sua criação, em 1962 até 1975,  a  paróquia de Tesouro foi presidida pelo primeiro Vigário padre Sebastião Arantes Peixoto, ou seja,  por 13 anos ininterruptos.

Durante esse período, o padre Sebastião  ele construiu a atual Igreja, ajudou os pobres e dedicou a sua vida à instrução dos jovens, criando até  o escotismo de Baden Power. O seu trabalho foi muito importante pra o crescimento da fé nesta paróquia.

De 1975 a 1996, esta paróquia ficou sem vigário. Nesse tempo foi assistida pelos padres salesianos: padre  Luiz, padre Mario Gosso, padre Domingos entre outros e também por padres diocesanos, destacando o trabalho do padre Guiomar José de Almeida, pela sua simplicidade e competência em preparar a comunidade.

Em 1996, Dom José Foralosso, comovido pelo fervor do povo de Tesouro na devoção a Maria Santíssima, em sua visita pastoral, prometeu que providenciaria para a região um vigário e uma comunidade de Irmãs. Deste modo, em 1996,  o padre Ferdinando de Liberali  assumiu a paróquia e  além de seu exemplo de humildade, realizou obras significantes, como: reforma e ampliação da Igreja, construção da casa das Irmãs, um cruzeiro e uma pequena capela no Morro de Santa Luzia e vários trabalhos de  assistência aos pobres. Também criou todas as pastorais existentes hoje e auxiliou na formação dos movimentos que atuam na paróquia.

Em 1997, Tesouro foi agraciada com a  primeira comunidade de Irmãs Salésias,  pioneira em Tesouro e no Brasil, composta pelas Irmãs Claudiana, Liliana, Juanita e Amélia, que dedicam seu trabalho às crianças carentes. Para essa finalidade construíram a Casa Santo Antônio com ajuda de voluntários da Itália e do padre Ferdinando e Giuseppe Corso (o popular Bepi).

CASA SANTO ANTÔNIOTESOURO

           A Casa Santo Antônio É uma entidade sem fins lucrativos e foi criada em 1997, Graças ao trabalho das Irmãs Salésias, que dedicam sua vida e missão às crianças carentes. Para essa finalidade construiu-se a Casa Santo Antônio com ajuda de muitos voluntários da Itália e do padre Ferdinando e Giuseppe Corso. As Irmãs Salésias realizam um trabalho pastoral com promoção humana, integração, educação para a cidadania, para os valores da fé e do respeito mútuo proporcionando às crianças e adolescentes no crescimento humano, profissional e cristão. O Pároco, Pe. Wender é presença constante na Casa Santo Antônio na ajuda na administração e formação religiosa.

A “Casa Santo Antônio” acolhe durante o período diurno, crianças de 4 a 13 anos todos os dias, oferecendo-lhes alimentação e atividades de formação humana, reforço escolar, iniciação à computação, atividades esportivas e iniciação cristã.

Com a saída do padre  Ferdinando para atender aos seus superiores, Tesouro ficou por dois meses sem pároco, até que  Dom Sebastião providenciou  a nomeação do padre Divino Aparecido Lopes que assumiu como pároco  desta comunidade  em 04 de outubro de 2003.

Durante o ano de 2017 a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus da cidade de Tesouro, realizou as seguintes atividades: Nos dias 25 a 28 de fevereiro de 2017 realizou-se o retiro de Carnaval para os adolescentes e jovens, com o tema: Família Santuário Sagrado; Ação Missionária; Assembleia Paroquial; Encontros para Acólitos e Atilas; Encontros de Grupos de Reflexões; Já no dia 19 de março foi realizda a celebração da festa religiosa em Honra a São José;

Também no decorrer do ano foram realizadas boas atividades como: Encontros com os pais que tem criança na Casa Santo Antônio; Criação da PASTUR; Peregrinação do Terço dos homens da cidade de Guiratinga e Tesouro, com visita ao Morro de Santa Luzia; Reuniões dos CPP;

Visita do Cursilho diocesano em Tesouro; Peregrinos de Primavera do Leste visitam Tesouro; No dia 14 de março o Grupo de Jovens JMT, prepara Via-Sacra viva para Sexta-Feira da Paixão; Formação do grupo de Jovens JMT, para trabalhar com outros jovens; Grupo de Jovens JMT trabalha contra os jogos mortais na internet; Paróquia Santa Terezinha forma jovens cursilhistas; Loteamento Córrego da Lora, ganha ponto de Missa; Pe. Wender começa a celebrar Missa na Casa dos enfermos e idosos; Grupo de Jovens JMT prepara sarau para comemorar o dia das mães; Festa Religiosa no Assentamento Água Bonita (Comunidade Nossa Senhora de Fátima); Igreja Matriz Santa Terezinha promove Curso Teológico para Leigos; Paróquia Santa Terezinha promove formação para catequistas; Paróquia Santa Terezinha promove Encontro com pais, padrinhos e Catequistas; PASTUR apresenta projeto de turismo na Escola XV de Outubro;

Festa Religiosa da Casa Santo Antônio; Missa de Corpus Christi no Batovi; Comunidade do Batovi recebe som novo; Paróquia Santa Terezinha começa Terço dos Homens na Fazenda Batovi; Padre Wender celebra aniversário da Igreja Matriz; Igreja Santa Terezinha começa a volta Pastoral em toda cidade de Tesouro; Paróquia Santa Terezinha, abre mais um ponto de Missa, agora Sete Placas; Cursilho Jovem de Rondonópolis envia ajuda para Tesouro; Jovens do Grupo de Jovens JMT abraça a devoção Mariana e Organiza um Grupo do Terço das Crianças; Retiro da Legião de Maria; Igreja Matriz Santa Terezinha Celebra Missa de Ação de Graças pelas mães e encerra com o lindo SARAU; Paróquia Santa Terezinha abre cursilho para jovens e adultos em Tesouro; realiza arraia da Bella Idade; o Domingo da Alegria com as crianças; ajuda famílias a se protegerem do frio em Tesouro;

No dia 08 de dezembro de 2019 realiza-se a Festa Religiosa na Comunidade Bom Jesus e Imaculada Conceição; Paróquia Santa Terezinha se junta a projeto da Escola XV de Outubro para desenvolver projeto existencial; Novena de Santa Terezinha;  Grupo de Jovens JMT e Pastoral Social desenvolvem projetos sociais em conjunto na cidade de Tesouro;

No dia 01 de outubro de 2019 a paróquia realiza a festa religiosa em honra a Santa Terezinha; Festa Social em Honra a Santa Terezinha com o 5º Circuito Nacional da Viola Caipira; Nos dias 10 a 12 realizou-se o Tríduo em Honra a Santa Luzia; Almoço de Santa Luzia; Natal sem Fome.

Em 2019 deu se inicio da Reforma da Igreja Matriz Santa Terezinha; Pintura da Igreja Bom Jesus e Imaculada Conceição do Batovi; Construção da Sala dos Milagres no Batovi.

A Paróquia conta com duas Comunidades Urbanas:  Matriz Santa Terezinha e Beata Liduina e três Comunidades rurais:  Batovi (Nossa Senhora Imaculada), Vila Nova (São José), Fazenda Batovi (Santa Rita de Cássia) e também com a Congregação da Irmãs de São Francisco de Sales. “Salesias”.

Em 2020 o pároco Pe. Wender Santos com a ajuda da comunidade, famílias amigas, da Diocese e de empresas reformou a casa paroquial de uma maneira simples e condigna para residir.

Atualizado no dia 12 de Julho de 2021