Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus / Tesouro – MT

PARÓQUIA SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS
CNPJ: 03.843.307/0022-77

Rua Clóvis Hugueney, 200 – CEP: 78.775-000 – Tesouro-MT

DADOS DO PÁROCO

Pe. Wender Souza dos Santos

Data de Nascimento: 26/06/1983

Naturalidade: Poxóreu – MT

Data de Ordenação Presbiteral: 04/05/2013

CONTATOS

Secretária: Arteniza Gonçalves dos Santos

Financeiro: Neuzeny Gonçalves dos Santos

Telefone: (66) 9 9647 – 0634

E-mail: paroquiasantaterezinhatesouro@hotmail.com 

QUANTIDADES DE COMUNIDADES 

Comunidades Urbanas (02) Matriz Santa Terezinha e Beata Liduina.

Comunidades rurais: (03Batovi (Nossa Senhora Imaculada), Vila Nova (São José), Fazenda Batovi (Santa Rita de Cássia).

CONGREGAÇÃO

Irmãs de São Francisco de Sales. “Salesias”

End: R. Clovis Hugueney, 116 – CEP: 78.775.000 Fone: (66) 3435-1205  e-mail: casaliduinatesouro@terra.com.br

 

HISTÓRICO

A Paróquia de Tesouro é dedicada a Santa Terezinha do Menino Jesus e foi constituída como paróquia em 1962, pelo bispo Dom Camilo Faresin, mas a primeira capela foi construída em 1934 e era assistida periodicamente pelos padres Salesianos.  Tesouro recebeu este nome devido às riquezas do garimpo de diamantes que foi explorado, desde a década de 1930, por garimpeiros provindos de diversos lugares da região Nordeste, principalmente da Bahia.

Desde a sua criação, em 1962 até 1975,  a  paróquia de Tesouro foi presidida pelo primeiro Vigário padre Sebastião Arantes Peixoto, ou seja,  por 13 anos ininterruptos.

Durante esse período, o padre Sebastião  ele construiu a atual Igreja, ajudou os pobres e dedicou a sua vida à instrução dos jovens, criando até  o escotismo de Baden Power. O seu trabalho foi muito importante pra o crescimento da fé nesta paróquia.

De 1975 a 1996, esta paróquia ficou sem vigário. Nesse tempo foi assistida pelos padres salesianos: padre  Luiz, padre Mario Gosso, padre Domingos entre outros e também por padres diocesanos, destacando o trabalho do padre Guiomar José de Almeida, pela sua simplicidade e competência em preparar a comunidade.

Em 1996, Dom José Foralosso, comovido pelo fervor do povo de Tesouro na devoção a Maria Santíssima, em sua visita pastoral, prometeu que providenciaria para a região um vigário e uma comunidade de Irmãs. Deste modo, em 1996,  o padre Ferdinando de Liberali  assumiu a paróquia e  além de seu exemplo de humildade, realizou obras significantes, como: reforma e ampliação da Igreja, construção da casa das Irmãs, um cruzeiro e uma pequena capela no Morro de Santa Luzia e vários trabalhos de  assistência aos pobres. Também criou todas as pastorais existentes hoje e auxiliou na formação dos movimentos que atuam na paróquia.

Em 1997, Tesouro foi agraciada com a  primeira comunidade de Irmãs Salésias,  pioneira em Tesouro e no Brasil, composta pelas Irmãs Claudiana, Liliana, Juanita e Amélia, que dedicam seu trabalho às crianças carentes. Para essa finalidade construíram a Casa Santo Antônio com ajuda de voluntários da Itália e do padre Ferdinando e Giuseppe Corso (o popular Bepi).

           A Casa Santo Antônio é uma entidade sem fins lucrativos e foi criada em 1997, Graças ao trabalho das Irmãs Salésias, que dedicam sua vida e missão às crianças carentes. Para essa finalidade construiu-se a Casa Santo Antônio com ajuda de muitos voluntários da Itália e do padre Ferdinando e Giuseppe Corso. As Irmãs Salésias realizam um trabalho pastoral com promoção humana, integração, educação para a cidadania, para os valores da fé e do respeito mútuo proporcionando às crianças e adolescentes no crescimento humano, profissional e cristão..

A “Casa Santo Antônio” acolhe durante o período diurno, crianças de 4 a 13 anos todos os dias, oferecendo-lhes alimentação e atividades de formação humana, reforço escolar, iniciação à computação, atividades esportivas e iniciação cristã.

Com a saída do padre  Ferdinando para atender aos seus superiores, Tesouro ficou por dois anos sem pároco, até que  Dom Sebastião providenciou  a nomeação do padre Divino Aparecido Lopes que assumiu como pároco  desta comunidade  em 04 de outubro de 2003. E a partir daí nenhum padre ficou mais do que um ano e sete meses na Paróquia, sendo assim passaram na mesma: Pe. Sebastião Luzes, Pe. João Nickson, Pe. André Cardoso e outros que colaboraram como Pe. José Moreira, Pe. Magal… Com a Transferência do Pe. João Nickson para a Paróquia da cidade de Torixoréu MT, a Paróquia ficou por dois anos sem Pároco, onde outros padres vinham celebrar esporadicamente as Santa Missas e Administrar os Sacramentos. Sendo assistida pelas irmãs e pelas lideranças da comunidade. Muitas pessoas diziam que a Igreja tinha se tornado uma casa de pombos, devido os pombos terem tomado conta dela. Depois de dois anos em 2009 com a nomeação de Dom Derek como Bispo da Diocese de Guirantiga, ele enviou como Pároco para a cidade Pe. André Cardoso, a pedido da Ir. Claudiana que na chegada e apresentação do Bispo na cidade de Primavera do Leste, Paróquia São Cristóvão em reunião fez este pedido ao Bispo e o mesmo tinha feito a promessa de arrumar um Padre para esta Paróquia. Pe. André de segunda a quinta-feira ele ficava em Guiratinga e quinta a noite até domingo ficava em Tesouro, atendendo a Matriz e as comunidades rurais e administrando os Sacramentos. Com a presença do Pe. Andre, muitas atividades foram retornadas na Igreja trazendo novamente a vida para a comunidade.

Tesouro até então, se encontrava totalmente isolada, pois não se tinha acesso a estradas de asfalto, só estradas de chão e de péssima qualidade, sem sinal de telefone celular, sem internet e sem contar a questão da pobreza que era um grande desafio social.

No dia 23 de março, às 22hs42mn38sg a Paróquia Santa Terezinha acolheu o Seminarista Wender, que tinha concluído os seus estudos de Filosofia e Teologia em Várzea Grande, passou um ano na Paróquia São Sebastião em Alto Garças, veio para mais um ano Pastoral e agora para poder ajudar o Pe. Andre em seus trabalhos, como seminarista ele ajudava na Celebração da Palavra, visitava as famílias, ajudava o Padre nas Missas, acompanhava o grupo de jovens e as demais Pastorais e Movimentos.

Com o passar do tempo Pe. Andre foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora Auxilhadora na cidade de Alto Araguaia MT, onde o Seminarista Wender deveria acompanhar, porem mediante uma carta escrita pelo próprio seminarista, onde pediu permanência na Paróquia  de Tesouro para assim poder dar continuidade aos trabalhos que já havia iniciado. E com isso ele permaneceu a frente das atividades pastorais da Paróquia e o Bispo Dom Derek tornou-se o Pároco.

Em agosto de 2012 o Seminarista Wender se ordenou Diácono em Tesouro MT na Paróquia Santa Terezinha. Pela primeira vez na história da Paróquia aconteceu uma Ordenação Diaconal, presidida pelo Bispo Dom Dérek. A Comunidade toda se organizou e fez o grande evento acontecer. Após sua Ordenação Diaconal o Bipo Dom Derek o mantem na Paróquia como um Vigário Paroquial. No dia 4 de maio de 2013 Diácono Wender é ordenado Sacerdote na cidade de Poxoreu MT, sua cidade natal. Foi uma dia de muita festa, a ordenação aconteceu na quadra coberta do Centro Juvenil e contou com a presença de varias pessoas e caravanas do estado, como: Cuiabá, Várzea Grande, Guiratinga, Primavera do Leste, Alto Graças,  e outros e vários Sacerdotes, Religiosos e Seminaristas.

Após a Ordenação Sacerdotal o Bispo Dom Dérek  o mantem na Paróquia e após alguns meses  o nomeia como Pároco.

Como Pároco ao logo destes anos Pe. Wender manteve os trabalhos que já existia na Paróquia e criou vários novos  trabalhos na vida da comunidade, como: Organizou a Secretaria da Igreja, pois antes funcionava na Casa Paroquial e hoje funciona na Igreja Matriz; sistematizou toda a Secretaria Paroquial; demoliu e construiu uma outra Casa Paroquial e mobilhou a mesma; adquiriu um carro para Paróquia, pois antes a mesma não tinha nenhum meio de condução; construiu um cozinha para paróquia e mobilhou a mesma; reformou toda a Igreja Matriz, trocando sistema de som, iluminação, altar, credencia, ambão; adquiriu instrumentos novos para o ministério de música; colocou bancos na Igreja;  Organizou uma sala de atendimento para o Padre; refrigerou as salas da Igreja Matriz; Organizou um auditório para encontro; colocou a Imagem gigante de Nossa Senhora Aparecida na Matriz e construir um espaço elevado para ela; construiu a praça da Igreja  Matriz e colocou bancos na mesma; reformou a Igreja do Senhor Bom Jesus no Batovi, e no Batovi construiu escritório, sala dos milagres, colocou forro, sistema de som, trocou o piso e colocou uma imagem gigante do Senhor Bom Jesus; Reformou a Igreja Nossa Senhora da Glória no Cassununga; refez a Sacristia da Igreja Matriz Santa Terezinha; Como Pároco Pe. Wender investiu muito no trabalho social criando: Comitê Contra Fome onde atende mais de 100 famílias todos os meses ( o Comitê foi criado para atender as famílias no período da pandemia e se encontra até os dias atuais); Natal Sem Fome, com distribuição de cestas básicas no período natalaino; Farmácia da Partilha São Joseph de Moscat, com distribuição de remédios de auto custo de graças para a pessoas mediante a receitas médicas; Escolinha de Futebol Pe. Wender atendendo crianças de 05 a 17 anos; Fanfarra de Tesouro, atendendo crianças de 08 a 17 anos; Artesanato; Patins, Quarda- Mirim, Pastoral Turismo, Coopertativa Coopervit;  Centro Educacional Santa Terezinha com vários cursos em parceria com o SENAR, SENAI, SENAC e Curso Técnicos Superior em parceria com a  EducaCENTER, CETEC São Lucas, UNIFACC… com cursos Técnico na área de Enfermagem, Agronomia e Agronegócio; Bancos Ortopédicos;  Transformando Vidas, com vários curso rápidos em parceria com o SENAR para ajudar as pessoas a encontrarem serviços na região rural como pecuária e agricultura; Trabalho na construção de casas para pessoas em estado de vulnerabilidade; encaminhou várias pessoas para o mercado de trabalho, tirando de suas periferias existenciais dando uma melhor qualidade de vida;  Projeto de Saúde Mental Viktor Emil Frankl, onde atende pessoas na área de terapia de grupo e atendimento personalizado; Congresso de Psicologia e Espiritualidade; Fundou o Movimento Mães Orando Pelos Filhos; Terço dos Homens; Trouxe de Volta a Infância e Adolescência Missionária; Cursilho; Pastoral das Crianças; Dia Nacional da Juventude; Acampamento de Oração e Acampamento de Carnaval; Peregrinação da fé, feita na quaresma ligando Tesouro ao Distrito do Batovi a pé durante a noite; Caminhada pela Vida; Cartas para Deus, um projeto onde as crianças escrevem as suas cartas no período de natal pedindo um presente e são entregue no natal; Pascoa com Cristo, produção de Ovos de Pascoa para serem entregue para as crianças; Circuito da Viola Caipira uma atração para Festa de Santa Terezinha; desmembramento da Festa Social da Festa Religiosa da Igreja Matriz;  Missão Jovem nos bairros de Tesouro; Organizou a documentação do Morro Santa Luzia; Reformou a Igreja de São José na Comunidade Vila Nova; Construiu a Igreja da Beata Liduina na Cohab Diamante Azul; Abriu a atendimento na roda da região da Voadeira, dando o nome de Comunidade de São Sebastião; Abriu a Comunidade de Nossa Senhora da Salete na Fazenda Alto Alegre; fechou casas de prostituição que tinha na cidade; desvinculou a Festa do Bom Jesus do Distrito do Batovi do Festival de praia, retornando a tradição do Senhor Bom Jesus; Organizou a Festa de Santos Reis e Divino Espírito Santo; Colaborou com a Casa Santo Antônio na construção da quadra coberta, na construção do parquinho e na televisão da sala de encontro com as crianças; colocou placas solares na Paróquia atendendo as necessidade da Igreja Matriz, Centro Social, Casa Santo Antônio e Casa Paroquial;

Pe. Wender como Missionário atende toda a região e desenvolve trabalhos sociais por meio de projetos, onde tem muito apoio de fazendeiros, políticos e também de amizades construídas em Guiratinga, Primavera do Leste, Rondonópolis.