Seminário Propedêutico São João Maria Vianey

Site: www.paroquiabompastorroo.com.br

Formador: Pe. José Silva Moreira

HISTÓRICO

“O propedêutico é uma etapa formativa indispensável, com uma especificidade própria” eminentemente querigmática caracterizada pelo encontro com Cristo. Esta etapa, obrigatória para todos os candidatos ao Seminário Maior, é organizada como uma instituição autônoma, distinta e articulada com as outras etapas da formação, levando em consideração as seguintes indicações: residência ou local próprio, com programação específica; não inferior a um ano, nem superior a dois anos; com uma equipe responsável, valorizando a presença de leigos, homens e mulheres. O propedêutico deve se caracterizar como etapa da complementação e aprofundamento do processo de Iniciação à Vida Cristã”. (Diretrizes).

O Seminário Propedêutico é uma instituição obrigatória nas Dioceses. É o estágio entre o acompanhamento vocacional nas paróquias e o ingresso na filosofia. Normalmente os jovens frequentam o 3º ano do ensino médio. O Documento da Igreja que rege os seminários “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”, CNBB  nº 93, assim se expressa: “Antes de ingressarem no seminário Maior os vocacionados devem passar por um período chamado propedêutico. Esse período é tempo de preparação humana, cristã, intelectual espiritual para os candidatos ao seminário Maior, organizado como uma instituição autônoma, distinta e articulada com as outras etapas de formação”

Seminário Propedêutico teve como primeiro formador Pe. José Éder Ribeiro Lima (2006 -2016) com sede na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e posteriormente na Paróquia Bom Pastor. A partir de 2016 o Seminário Propedêutico foi transferido da Paróquia Bom Pastor á Paróquia São Domingo Sávio com o nome de Seminário São João Maria Vianey.

Em Janeiro de 2019 encerra-se as atividades do seminário propedêutico São João Maria Vianey, sendo transferido para a Paróquia Bom Pastor, sobre a responsabilidade do novo formador padre José Moreira, que conta com a ajuda de uma equipe como diretor espiritual, padres e leigos que contribuem com aprofundamentos básicos da fé, da história da Igreja, sacramento, língua portuguesa.

Os cristãos católicos são co-responsáveis pela formação dos novos presbíteros, através do apoio, das orações e da ajuda para a sua manutenção. É importante as famílias, pastorais, movimentos, grupos de jovens podem visitar o Seminário Propedêutico e assim contribuir no processo formativos dos jovens vocacionados.

Atualizado no dia 13/08/2021