Dia do Nascituro

“SIM A VIDA”

 

“No decorrer desta semana celebra-se em todo Brasil a preparação para o dia de Nossa Senhora Aparecida e dia a criança. Porém, hoje, 08 de outubro é dia do nascituro. Quem é o nascituro? E aquele ser humano gerado, que está no ventre da mãe desde o momento da concepção até a hora do parto. Este período de vida, no útero materno, chama-se “nascituro”. Esse dia tem uma importância para a Igreja porque é no inicio da gestação que acontecem a maioria dos abortos provocados. Aquele ser humano em desenvolvimento, que é vida, que se prepara para nascer, para ser gente, para sentir a beleza do sol e do sorriso de mãe, por vezes é interrompido, arrancado, morto, dilacerado dentro do corpo da mãe. Isto é o aborto. E aborto é um pecado hediondo, pois mata uma vida inocente. Seja sempre defensor/a da vida de modo em especial àqueles que foram gerados e que estão no seio materno.

O dia do nascituro nos remete para a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e dia da criança. A presença de Nossa Senhora na religiosidade do povo brasileiro tem um significado especial. É a presença materna da mãe de Jesus que cuida e ampara de seus filhos e filhas. E como mãe entende da vida de seus filhos especialmente das crianças. Nesta semana da criança, não bastam somente presentes. Acima de tudo as crianças querem o apoio, o carinho, a ternura e a presença da família e dos pais. Há muito sofrimento na vida da criança. Cresce o número de crianças que não conhecem o pai, não moram com a mãe, não sabem bem sua origem. “Se uma nação quer ter futuro deve cuidar bem das crianças e adolescentes”.

Que esta semana da criança renove na mente e no coração de cada um de nós o compromisso de cuidar das crianças, de dar um rumo, de confiança e de Deus em sua vida.

 

Dom Juventino Kestering

Bispo de Rondonópolis-Guiratinga