CARITAS DIOCESANA SE REÚNE

P1030475

Na manhã do dia 17 de junho de 2015 a Diretoria da Cáritas Diocesana, no Centro de Pastoral (CEPA) se reuniu com o bispo Dom Juventino Kestering com o objetivos de fazer prestar conta dos serviços realizados pela Cáritas Diocesana e o andamento dos atuais projetos.

Pe. Lothar Bauchrowitz deu as boas vindas e encaminhou um tempo de oração. Em seguida apresentou toda equipe diretiva da Cáritas e passou a palavra para Manoel Messias de Macedo, presidente da Cáritas, encaminhar a pauta. Foram avaliados os seguintes programas: Projeto Albergue Noturno que acolhe em média 30 pessoas por noite, onde se oferece oportunidade de banho, janta, pernoite e café da manhã. Projeto Meninos e Meninas Adolescentes. Tem como finalidade resgatar a dignidade, dar reforço escolar, terapia ocupacional, artesanato e esporte. Projeto Recanto dos Idosos com 54 casa para acolher os idosos desamparados; Projeto Afiliados, são crianças, adolescentes e jovens que recebem mensalmente de benfeitores da Alemanha uma quantia de recursos para estudos e ajuda na alimentação familiar;  Projeto Educação Infantil (antigas creches). Hoje a Cáritas está com 12 unidades com mais de 920 crianças de 03 a 05 anos. Salientou-se que há uma grande procura por parte das famílias para matrícula das crianças nestas unidades. Projeto Família e Meio Ambiente, tem como finalidade conscientizar para uma sociedade sustentável através do plantio de árvores, cuidados com lixo, queimadas e preservação da água.

Também foram relatadas as dificuldades de manutenção em decorrências das despesas e exigências legais. Também foi expresso o sonho de fundar Cárias Paroquiais na diocese para articular e desenvolver as ações sociais nas paroquias. Dom Juventino elogiou trabalho realizados e os projetos em andamento, bem como demonstrou a solidariedade com as dificuldades de manutenção e de possíveis enxugamentos de ações.

Num clima de diálogo e de alegria o encontro foi encerrado com um lanche oferecido pelas merendeiras das unidades de Educação Infantil já antecipando o aniversário de Pe. Lothar.

A Cáritas de Rondonópolis foi criada no dia 1º de outubro de 1973, numa Assembléia geral extraordinária da Ação Social da Prelazia de Rondonópolis, que havia sido fundada pelo Bispo Dom Vunibaldo em 1º de setembro de 1942. Nesta Assembléia foi decidida a mudança do nome de Ação Social para Cáritas Prelatícia (Diocesana) de Rondonópolis, conservando, porém a mesma finalidade da Ação Social: testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo a vida, promovendo e animando a solidariedade libertadora, participando da construção de uma nova sociedade com as pessoas em situação de exclusão social.

Pastoral da Comunicação (Pascom)