Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

MISSA NA MATRIZ FRANCISCANA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

No dia 11 de Junho de 2021, na Matriz Franciscana Sagrado Coração de Jesus, foi celebrada a Santa Missa de Solenidade do Patrono da Diocese de Rondonópolis – Guiratinga e Padroeiro da Matriz, “Sagrado Coração de Jesus”, pelo Padre Administrador Diocesano José Eder Ribeiro Lima e concelebrada pelos freis Franciscanos, Pároco da Matriz, Roberto Miguel do Nascimento, Frei. Neuzimar Campos E Silva e Frei Damião Dos Santos

A Comentarista iniciou as saudações aos fiéis, “Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em Vós” desejou a todos e toda a boa vinda à casa do Senhor, acolheu com alegria as paróquias e paroquianos. As intenções da Santa Missa foram em Ação de Graça á Nossa Senhora do Desterro á Santo Expedito e em Honra ao Sagrado Coração de Jesus, aos aniversariantes do mês de Junho, sendo Irmã Catequista Franciscana Anita David, Lauro Mendes, pela saúde dos enfermos e almas dos falecidos que faleceram com fé na ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pediram a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e recordaram o amor imensurável Dele, que conhece as suas ovelhas uma a uma e manifesta o seu amor por toda a humanidade.

Em seguida receberam os padres celebrantes, acólitos e ministros.

A comentarista “Neste tempo de Pandemia e isolamento social, Nosso Deus, se faz próximo de cada um de nós, cuida das nossas feridas com ternura e caminha conosco, vamos acolher a imagem do Sagrado Coração de Jesus”.

Acolheram a imagem do Sagrado Coração de Jesus e o nome das quatro foranias que compõe as vinte e duas paróquias da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (LESTE, SUL DO OESTE, RONDONÓPOLIS E NORTE), e as comunidades da Matriz Sagrado Coração de Jesus.

Com o cântico “Coração Santo tú reinarás” receberam a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

O Frei. Roberto Miguel rezou “Jesus Manso humilde coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”, o mesmo saudou todos os paroquianos, comunidades e representantes das outras foranias presente, e acolheu o Administrador Diocesano Pe. José Eder, assim pediu uma salva de palmas a todos.

O padre José Eder discursou que é com alegria que irá celebrar a Santa Missa de Solenidade do Padroeiro da Paróquia e da Diocese de Rondonópolis – Guiratinga e ressaltou os irmãos e irmãs da Diocese de Sinop que tem como Patrono o Sagrado Coração de Jesus.

O mesmo iniciou a Santa Celebração em ritos missais, evocando o Deus trino, a benção de Deus todo Poderosos, sobre todos.

Rezaram pedindo a misericórdia e perdão de Deus.

As leituras Bíblicas Proclamadas foram:

Os 11,1.3-4.8c-9

Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R.3).

EF 3,8-12.14-19; JO 19,31-37.

O Pe. José Eder relatou estarem todos reunidos para a Celebração da Santa Missa Solene em honra ao Sagrado Coração de Jesus. E unidos com a Eucaristia todos os cristãos e cristã que se encontra ao mundo inteiro que já celebraram ou que ainda irá celebrar esta Missa de Solenidade. O Mesmo homenageou os três Bispos que pastorearam a Diocese de Rondonópolis – Guiratinga que nasceu em Chapada dos Guimarães.

Dom Wunibaldo Talleur, Dom Osório Stoffel e Dom Juventino Kestering, que cumpriram suas missões com zelo e amor ao povo de Deus, e retornaram a Casa do Pai Jerusalém Celeste.

Em sua homilia pregou aos fiéis dizendo: […] a missa de hoje nos faz o convite de experimentar o amor de Deus. O amor de Deus que se revelou de maneira plena na pessoa de Jesus Cristo, cada um de nós é permitido a serem encontrados nesta noite e em todas as nossas vidas por este amor que revelou que veio e vem ao nosso encontro, o verbo encarnado de Deus em Jesus Cristo.

Na primeira Leitura do livro do Profeta Oséias, escutamos este anuncio que o amor de Deus é de sempre e para sempre desde a criação até os dias de hoje, Deus ama os seus filhos incondicionalmente, o amor misericordioso de Deus é depositado no coração da humanidade, o profeta Oséias fez esta recordação ao povo hebreu, povo que constantemente era experimentado na dor, sofrimento e desolação. O amor de Deus é de sempre e para sempre. Deus em seu amor, nunca se esqueceu de nenhum de seus filhos e filhas.

No Salmo inspirado pelo Profeta Isaias com alegria beberá o manancial da salvação. Este convite para que cada pessoa beba da fonte da salvação, confie no Senhor e lhe renda um ponto de louvor.

Segunda leitura São Paulo se dirige aos cristãos e cristãs e em Éfeso e apresenta três indicações importante nesta carta.

A primeira indicação: Cristo como doador de todas as graças é Ele que aproxima cada pessoa a Deus e possibilita que cada pessoa se torna muito próxima de Deus, Cristo é o doador de todas as Graças.

A Segundo indicação: um convite que todos estejam unidos em Cristo de modo que estejam enraizados no amor.

A terceira indicação: é que cada um e cada uma conheçam e experimente a Vida o Amor de Cristo que é doado gratuitamente e que supera todo o conhecimento.

E no evangelho de São João o anuncio de lado aberto de Cristo Jorra Sangue e Água, o sangue que salva e a água que purifica razão pela qual os santos padres na época da patrística viu o sangue na água saindo do lado aberto de Cristo, símbolos dos sacramentos, no mesmo tempo testemunho que brota desta experiência que brota do lado aberto de Jesus que correu sangue e água, testemunho que faz com que outras pessoas acreditem com que outras pessoas se abram para a dinâmica da fé, razão pela qual penso que somos convidados pelo menos a duas atitudes.

A primeira: deixarmos ser encontrados pelo amor de Deus que brota do Coração de Jesus, sobretudo nestes tempos difíceis que estamos vivendo de incertezas.

A segunda: é viver este amor em tudo que a gente fizer, para que esta pratica do amor se torne testemunho de vida para as outras pessoas que estão presas em seus medos, angustias, tristezas, desencantos e necessidades. Viver este amor de modo que ele se transforme em um testemunho para os irmãos e irmãs, viver este amor de maneira concreta na Igreja domestica em nossa casa, com os nossos, com aqueles que moram conosco, vivermos este amor concreto na nossa família biológica. Vivermos este amor em nossa comunidade de fé, onde nós temos os nossos compromissos do nosso sacramento batismal e dos nossos ministérios, vivermos em tudo este amor, que devemos experimentar do coração de Cristo, o Sagrado Coração de Jesus e vivermos este amor de modo concreto na sociedade.

A nossa sociedade ainda esta doente de um vírus muito maior que a pandemia, é o vírus da indiferença. Precisamos vivermos este amor que experimentamos no sagrado coração de Jesus na sociedade, nos tornando responsáveis uns para com os outros.

E de uma maneira particular diz o Papa Francisco, com as pessoas que estão em vulnerabilidade social, às periferias sociais e existenciais, precisamos fazer com que este amor fecunde, nos corações dos vulneráveis para que eles também se encham de alegria, vida, esperança, ânimo e coragem nas estradas da vida. Então estas duas atitudes que é experimentar o amor e praticar o amor na nossa vida presente.

Concluo lembrando hoje de todos os padres, presbíteros, neste dia que a igreja convida a todos nós a rezarmos pela santificação de nossos padres para que estes pastores possam continuar motivados animados, corajosos, pastoreios na missão do ministério que foi assumido no dia da ordenação presbiteral, que Jesus nos abençoe e nos guarde tome os nossos fardos e nos ajude a peregrinar tranquilos nas estradas da vida […].

O padre pediu uns instantes de silêncios para que as palavras de Deus fizessem morada nos corações dos fiéis.

Após a meditação rezaram professando a fé católica “creio”.

Os fiéis rezaram as preces, suplicando a Deus “Coração de Jesus ensina-nos a amar”.

No ofertório apresentaram ao Altar do Senhor os instrumentos de evangelização:

Diretrizes Diocesanas, Roteiros de encontro para animar as comunidades, Roteiros da CNBB, o Cartaz e o Símbolo do 15º Intereclesial da CEBs, o Pão e Vinho, representando a Ação Evangelizadora das Pastorais, Movimentos, Entidades, Serviços e Associações.

O Padre José Eder consagrou a Eucaristia “Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Frei Roberto agradeceu a presença de todos e convidou os fiéis,  para a ordenação diaconal do Frei André Souza que será realizada no dia 19 de Junho.

O pe. José Eder rezou pelo sétimo dia de falecimentos de: Edir Carlos Gonçalves, Geraldo Oliveira, Sebastiana Balbino. Com confiança no Sagrado Coração de Jesus, que acolhe as almas junto de Deus.

 Consagrou a Diocese, padres, seminarista, religiosas e todo o povo de Deus ao Sagrado Coração de Jesus e agradeceu a todos que contribuíram na celebração da Missa.

Em nome do frei Roberto, agradeceu os freis, Neuzimar e Damião que tem realizado o serviço da missão na paroquia Matriz e comunidades.

Em rito final proclamou a Benção de Deus sobre todos. “Ide em Paz que Deus os acompanhe”.

Texto – Eliene Paulina

Foto – Caline Luzia