4ª SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE

Entre os dias 14 a 18 de novembro de 2018, realiza-se a 4ª Semana Brasileira de Catequese, em Itaici, município de Indaiatuba-SP, com o objetivo de “compreender a catequese de inspiração catecumenal a serviço da iniciação à vida Cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé, no contexto atual”. O evento é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia.

A 4ª Semana Brasileira de Catequese tem como tema: “A Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã” e como lema: “Nós ouvimos e sabemos que Ele é o Salvador do mundo” (Jo 4,42).

Bispos referenciais em preparativos – Cnbb

Tem como objetivo: “Compreender a catequese de inspiração catecumenal a serviço da iniciação à vida Cristã buscando novos carinhos para a transmissão fé, no contexto atual”. E ainda: • Refletir sobre a condição humana, a busca de sentido e a crise de fé na contemporaneidade; • Apresentar a iniciação à vida cristã como eixo articulador da ação evangelizadora, a serviço da qual está a catequese (CNBB, Doc. 107, 76); • Compreender o querigma e a mistagogia como caminho de renovação da comunidade e da formação do discípulo missionário de Jesus Cristo; • Partilhar experiências significativas da catequese a serviço da iniciação à vida cristã dos regionais”.

Consta da programação a celebração de abertura, na parte da manhã, exposição de dois temas seguidos por testemunho editado e interação com o grupo. Na parte da tarde: vivências/oficinas de diversos temas. À noite: homenagens, momento cultural, lançamentos de livros. Todos os momentos são permeados com tempos de celebração da eucaristia, momentos orantes e leitura orante da Bíblia.

A 4ª Semana Brasileira de Catequese é urna oportunidade de reafirmar nosso empenho e compromisso no serviço à Iniciação à Vida Cristã, como um itinerário para formar discípulos missionários de Jesus Cristo numa comunidade querigmàtica, mistagógica e missionária.

A delegação do Regional Oeste 2 segue com onze participantes advindos das oito diocese e Mato Grosso sendo três delegados da diocese de Rondonópolis-Guiratinga: Maria Marleide Narciso, Paróquia Bom Pastor; Irmã Ivone Hoffler, de Alto Garças e coordenadora Regional de Catequese e dom Juventino Kestering, bispo referencial da catequese.

Histórico:

1ª Semana Brasileira de Catequese foi realizada em Itaici (SP) de 12 a 18 de outubro de 1986 com a participação de 450 agentes catequéticos das dioceses do Brasil. Foi o primeiro reflexo da Documento 26 da CNBB “Catequese Renovada”. Preparada através de estudos de suas oito teses entre os catequistas de base através de vários instrumentos de trabalho. O tema central foi: “Fé e Vida em Comunidade:  Renovação da Igreja, Transformação da Sociedade”. Parte inferior do formulário

A 2º SBC realizou-se em Itaici, Indaiatuba, São Paulo, nos dias 8 a 12 de outubro de 2001, com o tema, ¨Com adultos, catequese adulta¨ e o lema ¨Rumo à maturidade com Cristo¨, a 2º SBC constituiu uma parte muito especial de um longo processo de mobilização nacional pela prioridade da catequese com adultos.

3ª Semana Brasileira de Catequese foi aprovada pela 44ª Assembleia Geral dos Bispos em 2006, tendo como tema: “Catequese, caminho para o discipulado”, e como lema: “Nosso coração arde quando ele fala, explica as escrituras e parte o pão” (cf  Lc 24,13-35), o Ano Catequético veio consolidar uma catequese de caráter iniciático, processual e permanente. Aconteceu  de 6 a 11 de outubro de 2010 em Itaici, Indaiatuba (SP) e foi a culminância das atividades desenvolvidas durante o Ano Catequético. Com o tema “Iniciação à Vida Cristã”, reuniu 463 participantes, dentre os quais: 220 leigos/as, 87 religiosas, 6 diáconos, 125 padres, 25 bispos, além de assessores da CNBB participantes.

Pastoral da Comunicação – Pascom