OESTE 2 DA CNBB REÚNE O CONSELHO REGIONAL DE PASTORAL

Nos dias 04 e 05 de maio/2024, no Centro Nova Evangelização – Sede da CNBB no Regional Oeste 02, em Cuiabá-MT, aconteceu o Conselho Regional de Pastoral – CRP, conforme calendário anual.
Seguindo a Pauta cuidadosamente elaborada, aconteceram momentos de oração, celebração, partilhas, formação e convívio fraterno.

As atividades foram coordenadas pelo Padre Reinaldo Braga Junior, secretário executivo da CNBB Regional, com a presença, apoio e intervenções dos bispos da presidência da CNBB O2. A saber: Dom Vital Chitolina, Dom Maurício Jardim e Dom Jacy Diniz.
Fazem parte do CRP e estiveram presentes, os Coordenadores Diocesanos de Pastoral de todas as Dioceses do Regional e os Coordenadores/as Regionais de Pastorais, Organismos, Movimentos e Serviços, além de algumas pessoas convidadas.
Os trabalhos foram abertos com um especial olhar sobre a situação da Igreja (contexto em que estamos vivendo, marcas do nosso tempo, exigências, cuidados e desafios para uma ação evangelizadora que seja adequada às realidades que se apresentam, tão marcadas pelo processo de secularização), a partir da Análise de Conjuntura Eclesial e Religiosa no Brasil, apresentada há poucos dias na 61ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB, em Aparecida-SP.
Neste CRP, a Pauta contemplou o uso da palavra (apresentação da identidade, objetivos, ações, perspectivas e desafios) de todas as Coordenações Regionais de Pastorais, Organismos, Movimentos e Serviços.

Foi realmente uma riqueza a construção desse painel regional, configurado por uma grande união e mutirão sinodal, na dinâmica missionária de anúncio evangelizador, serviço e cuidado.
Também teve lugar a transmissão das duas mensagens da Conferência Episcopal na última Assembleia Geral: Mensagem ao Povo Brasileiro e Mensagem aos Cristãos Católicos do Brasil. A partir delas foram pontuados vários aspectos e nasceram também importantes reflexões.
Na parte conclusiva da atividade, houve uma sessão de comunicações e encaminhamentos, seguida do pronunciamento da Presidência e da Celebração de Envio, com a bênção concedida pelos Bispos presentes.

Padre Reinaldo Braga Júnior