Encontro Regional Oeste 2 da PASCOM destaca a importância da Comunicação Humana Plena

Por: Renan Dantas | Diocese de Juína – MT
 
No último dia 10, aconteceu o Encontro da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Oeste 2. Bispos, padres, religiosos, leigos, jornalistas e pasconeiros reuniram-se para a formação da comunicação na Igreja e na sociedade atual. Sob o tema “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”, o evento iniciou com uma acolhida calorosa seguida de um momento espiritual, onde todos participaram da “Oração do Comunicador”.
 
Dom Paulo Renato, Bispo Diocesano de Barra do Garça – MT, e referencial da Pascom do Regional Oeste 2, conduziu o encontro e destacou a importância da comunicação nos tempos modernos, enfatizando que ‘Ela’ é essencial para a Igreja e para todo o Povo de Deus. Ele incentivou os presentes a refletirem sobre a “Mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais | 2024”, salientando que todos devem ler, meditar e disseminar essa mensagem.
 
Durante o encontro, Dom Paulo Renato compartilhou os ensinamentos de Francisco sobre a inteligência artificial e a sabedoria do coração. Ele destacou que a inteligência é um dom de Deus, enquanto a sabedoria do coração é o lugar da liberdade, o ponto de partida. Alertou sobre os perigos da sociedade dominada pela técnica em detrimento da humanidade e enfatizou a importância de uma comunicação verdadeira e plenamente humana.
 
Foram abordadas questões cruciais durante as discussões, como a responsabilidade das empresas e das pessoas na disseminação de fake news, a transparência nos processos de comunicação e a verificação da veracidade dos conteúdos. Dom Paulo Renato destacou que apenas os seres humanos têm a capacidade de discernir o verdadeiro significado das mensagens, ressaltando a necessidade de uma comunicação autêntica e responsável.
 
O encontro foi encerrado com as palavras do Padre Reinaldo Braga Junior, Secretário Executivo do Regional Oeste 2 da CNBB, que motivou os participantes a valorizarem e compartilharem a mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais/2024 – na Solenidade da Ascensão do Senhor, neste final de semana.
 
O evento ressaltou a importância de uma comunicação baseada na valorização das tecnologias atuais, porém com a inteligência humana e na sabedoria do coração, visando promover uma comunicação que leve à comunhão, solidariedade e à verdade, evitando tornar-se uma civilização “rica em técnicas e pobre em humanidade”.
 
 
Fonte Renan Dantas – Diocese de Juína
Imagem Pascom | Regional Oeste2 – Divulgação