Páscoa: O Ministério do Amor e da Vida

O Amor infinito de Deus nos envolve, nos renova e nos fortalece a cada dia, mas de modo mais intenso, percebemos a grandeza do amor de Deus por nós nesses dias em que celebramos a Páscoa de Jesus. A morte foi vencida: Jesus ressuscitou para nos mostrar que fomos criados para a eternidade. Somos passageiros neste mundo, porque somos cidadãos e cidadãs do infinito. A nossa essência é o Amor. Fomos criados pelo Amor e para o Amor e por mais que as forças materiais tentem nos abalar, Jesus continua a nos dizer: “eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mat,28,20). A Páscoa é a passagem da morte para a vida e é uma oportunidade para também nós assumirmos essa escolha em nossas vidas: estarmos verdadeiramente com Jesus Cristo e com o seu reino para ressuscitarmos para a vida eterna.

Jesus aceitou cumprir o seu projeto de amor para nos ensinar a beleza da vida quando vivida em harmonia plena: com Deus, com os irmãos, com a natureza, com nós mesmos. Em meio a tantas propostas deste mundo, muitas vezes nos esquecemos de parar um pouco para sentir a força do sol que nos ilumina; a beleza das flores que Deus criou para nos alegrar e perfumar as nossas vidas; a amizade das pessoas com as quais convivemos; a riqueza do olhar e do sentir; a alegria de sorrir, de amar e de abraçar as pessoas que caminham conosco. Gestos simples, gratuitos que revigoram o amor que Deus depositou em cada um de nós. A Páscoa é esse momento forte de sentirmos novamente o amor de Deus entre nós… Jesus, um jovem de trinta e três anos dá a sua vida para que todos nós pudéssemos entender o valor do amor incondicional. Uma entrega total, num processo doloroso de julgamentos, infâmias, crueldades, falsas acusações e traições para nos revelar que o amor sublima tudo, vence tudo. Não foi por acaso que Jesus permitiu que o açoitassem até a morte e morte de cruz, mas foi para nos dizer  que teríamos forças suficientes para chegar ao céu: “referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

A Páscoa é essa certeza de que, com Jesus ressuscitado, venceremos todas as aflições e dificuldades e alcançaremos a vida eterna. Vivamos esse momento com alegria, lembrando das palavras de Jesus: “Pai, quero que, onde estou, estejam comigo aqueles que me deste” (Jo, 17,24). Jesus ressuscitou para que também nós pudéssemos estar com ELE na eternidade.     Que nessa Páscoa possamos abrir os nossos corações com gestos de perdão, de gratuidade, de amizade, de carinho e de amor, a começar pela nossa família. Mais do que desejar uma “Feliz Páscoa”, que possamos experimentar a presença de Jesus ressuscitado em nossas vidas, lembrando que “todos somos irmãos”, como nos orienta a Campanha da Fraternidade deste ano. Que sejamos uma Igreja em saída, que escuta o que o Espírito Santo está a nos dizer; uma Igreja em comunhão, participação e missão, como nos pede o Papa Francisco. Que nesta Páscoa e em todos os nossos dias, caminhemos juntos, na direção do Amor, da fraternidade e da paz!!!

Laci Maria Araújo Alves

Catequista- Paróquia Bom Pastor