Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?

No Evangelho deste domingo Jesus propõe duas perguntas fundamentais para os seus discípulos que na barca atravessavam o grande lago de Genesaré quando se levantou uma forte tempestade. Mas não apenas isso. Também nós somos atingidos por esses questionamentos: POR QUE SOIS TÃO MEDROSOS? E ainda: AINDA NÃO TENDES FÉ?  Vejamos como elas são dirigidas a nós, pois é o Senhor Jesus que nos pergunta.

Encontramos o Evangelho de hoje na sequência do capítulo 4 do Evangelho escrito por São Marcos, após Jesus ter apresentado, através de parábolas, o Reino de Deus a grande multidão que escutava. Jesus apresentou o Reino de Deus. Segue-se o convite de Jesus: passemos a outra margem. É o caminho. Sigamos para o este Reino que o Senhor nos convida. E o evangelho nos dá esse detalhe importantíssimo quando nos diz que “havia outras barcas com ele” (v.36). É a beleza deste Reino que Jesus anuncia (pois as multidões se encantavam com o que Ele dizia) que faz com que seus discípulos seguissem atrás dele.

Mas para se alcançar esse Reino de Deus o caminho não é tranquilo e calmo (a prova disto está na cruz de Jesus e, mais tarde, no martírio dos seus discípulos). A tempestade se levantou contra aqueles que estavam atravessando para a outra a margem, contra aqueles que se decidiram em seguir os passos de Jesus. E justamente este é o grande equívoco que muitos cristãos carregam nesses dias: pensar que por estarem no caminho do seguimento de Jesus, estarem na Igreja, estarem numa vida de oração constante e fiel serão preservados dos problemas, das agitações, das turbulências, das tempestades que levantam contra nossas vidas. É interessante notar que também a barca onde estava Jesus estava sendo atormentada e sacudida pela tempestade. Esse é o grande desafio da vida do cristão, temos que lutar contra as tempestades que se levantam contra a nossa vida num todo.

Diante das tempestades o medo é algo muito natural. Foi assim com os discípulos de Jesus. Também é assim que pode nos acontecer. Medos, inseguranças, dificuldades, turbulências e complicações. Quantas vezes tivemos que lidar com essas situações e quantas vezes teremos que lidar com tudo isso em nossas vidas. E mais importante de tudo é saber que diante da tempestade temos alguém que está conosco. Os discípulos pediram socorro a Jesus. Jesus está com todos nós. Esta é sua promessa: “eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo”. Também nós temos o nosso socorro em Jesus. Diante das tempestades de nossa vida precisamos ir ao encontro do Senhor, buscar a Jesus e apresentar a ele nossas aflições e nossas dificuldades pedindo o seu auxílio.

E quão impressionante foi a ação de Jesus. “Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: ‘Silêncio! Cala-te’” (v.39). Diante dessa, como não se recordar de como Jesus, com grande autoridade, se dirige desta mesma formaaos demônios (cf. Mc 1,25). E assim como Jesus vence as forças do mal, também ele vence a tempestade. Assim como faz calar os demônios, Jesus silencia a tempestade. É a libertação do Senhor que se aproxima daqueles que se colocam no caminho do Reino de Deus. Quando os perigos desta vida aparecem e perturbam a nossa paz, procuremos o Príncipe da Paz. Vamos ao encontro do Senhor.

Aqui está a grande questão. As tempestades e dificuldades aparecerão enquanto estivermos no caminho para Reino de Deus (pois como lembra Jesus, a porta que leva ao Céu e estreita). E estar com Jesus é o que nos fortalece para enfrentarmos toda e qualquer dificuldade neste nosso caminho. Não é que não teremos dificuldades, mas sim estarmos envolvidos com a presença de Cristo em nossas vidas para enfrentarmos toda e qualquer dificuldade. Cristo é a nossa força. Como nos recorda São Paulo: “Pois quando sou fraco é então que sou forte” (2 Cor 12,10).

Assim as duas perguntas de Jesus fazem todo sentido: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (v. 40). Por que temer a tempestade? Jesus a venceu. Por que temer as forças do mal? Jesus as venceu. Por que temer os sofrimentos? Jesus os venceu. Por que temer a morte? Jesus a venceu. Jesus é o Vencedor. Se caminhamos com Cristo para o Reino de Deus não há o que temer. Ou será que, como perguntou Jesus, ainda não temos fé? Será que preferimos acreditar mais em nós mesmos do que entregar nossa vida e nossos caminhos nas mãos de Deus? A fé é abandonar-se em Deus.

Termino lembrando o que Jesus falou no Evangelho de São João: “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo” (Jo 16,33).  Eis onde encontrar a resposta para a primeira pergunta de Jesus (por que sois tão medrosos?). E também São João na sua primeira carta: “E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1Jo 5, 4). Eis onde encontrar a resposta para a segunda pergunta de Jesus (ainda não tendes fé?).

Diante das tempestades e tormentas da nossa caminhada de peregrinos neste, duas coisas encontramos em Cristo: CORAGEM E FÉ!

Padre Jefferson Klayton Vilhame Aragão

Pároco da Paróquia São Francisco de Assis – Jaciara -MT