Dom Juventino Kestering fala ao seu Povo .

Rondonópolis, 01 de Abril de 2020

Prezados presbíteros, religiosos e religiosas, lideranças cristãs e Povo de Deus.

A solidariedade com a humanidade que sofre, com milhares de famílias que perderam um ente querido, com o exercício quaresmal da quarentena, com as comunidades que são impedidas de se reunirem é a marca desta quaresma como um alerta, um sinal e um chamado à conversão. Seguem orientações para os próximos dias:

Mesmo com a liberação de alguns serviços na área da indústria e comércio, a vida das pessoas está em primeiro lugar, por isso, a Igreja mantem este cuidado das pessoas. Seguindo as orientações da Presidência da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, as orientações do Ministério da Saúde, dos demais órgãos públicos responsáveis pela saúde do povo, achamos por bem, neste Domingo de Ramos, ainda manter a nossa população católica longe da aglomeração de pessoas, em decorrência, sem a celebração presencial da missa ou de sacramentos. Sugerimos:

1. Celebração da Eucaristia, transmitida pelas redes sociais, com o rito da bênção dos Ramos, em mais horários, com duas modalidades: Motivar as famílias para rezarem juntas em sua casa, com a bênção à distancia; ou motivar para as pessoas colocarem os ramos no lado de fora da casa, na janela, no portão de entrada e o padre e ou ministros passam com um carro de som, ou sem carro de som, abençoado os ramos.
  2. Continuar motivando sobre o valor da Igreja doméstica: oração em família, leitura da Palavra de Deus, devoção do terço, utilizar o livro “Grupo de Família”, contar histórias bíblicas para os filhos.
  3. Conforme já decretou o papa Francisco, ajudar as pessoas a se tranquilizarem em consciência, por não poderem participar presencialmente da missa e da comunhão.
  4. Como neste ano não acontecerá, de forma pública, a Coleta da Fraternidade, mas mesmo assim no domingo de Ramos mencionar a importância da Campanha da Fraternidade e do sentido de partilha da Coleta da Fraternidade que se realizaria neste domingo. Porém, nada impede a doação espontânea em prol da Fraternidade. Possivelmente a CNBB vai ser marcada uma nova data.
  5. A Missa do Crisma, tradicionalmente marcada para a segunda feira após o domingo de Ramos, neste ano está suspensa. Seguindo as orientações da Igreja, poderá ser marcado em outra data. Orientamos para que reaproveitem os Santos Óleos do ano de 2019, bem como, caso necessitar, procurem ajuda nas paróquias. Na cúria, em alguns frascos, ainda contem os três óleos abençoados.
  6. Quanto à celebração do Tríduo Pascal (5ª feira santa, 6ª feira e sábado), bem como o domingo de Páscoa, aguardamos novas orientações, mas provavelmente não vai ser liberado para o grande publico.
  7. Na primeira quinzena de abril já se terá uma panorâmica do cenário da evolução ou estagnação do coronavirus e assim vislumbrar o reinicio das celebrações, da catequese, da formação, das reuniões e da vida cotidiana dos cristãos.

Em espirito de comunhão e solidariedade,

Abraço fraterno,

Dom Juventino Kestering