Mensagem do Papa sobre a anunciação Senhor

Durante a homilia da Missa na Casa Santa Marta o Papa Francisco destacou “que o mistério da Anunciação é o momento “decisivo” no qual a história do homem mudou completamente. A passagem da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria narrada no Evangelho de Lucas (1, 26-38), em que o “Deus das surpresas” mudou o destino do homem, foi um “momento decisivo da história, o mais revolucionário”,  na Anunciação “tudo muda”.

E acrescentou: “E quando professamos a fé para dizer este mistério, nos ajoelhamos. É o momento em que tudo muda, tudo, desde a raiz. Neste dia, “Deus se abaixa, Deus entra na história e o faz com seu estilo original: uma surpresa. O Deus das surpresas nos surpreende mais uma vez”. Então o Papa Francisco leu novamente uma parte desta passagem do Evangelho: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível. Maria disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra’. E o anjo retirou-se de junto dela”,

Disse ainda relembrando o ‘Sim’ de Maria, que a história da humanidade foi feita de uma “corrente” de “sim” a Deus, à esperança do Senhor, a partir de Abraão e Moisés: Abraão obedece ao Senhor, aceita o seu chamado e parte de sua terra sem saber onde chegaria. Isaías, quando o Senhor lhe pede que fale a seu povo, responde que tem os “lábios impuros”. Então o Senhor purifica os seus lábios e Isaías diz “sim!”. O mesmo vale para Jeremias, que se considerava incapaz de falar, mas depois diz “sim” ao Senhor:

“Hoje, o Evangelho nos fala do final desta corrente de sim, e do início de outro “sim”, que começa a crescer: o ‘sim’ de Maria. E este ‘sim’ faz com que Deus não somente olhe para o homem, não somente caminhe com o seu povo, mas que se faça um de nós e tome a nossa carne. O ‘sim’ de Maria que abre a porta ao sim de Jesus:
‘Eu venho para fazer a Tua vontade’, este ‘sim’ que acompanha Jesus toda a vida, até à Cruz”.

Francisco se detém no sim de Jesus: Ele pede ao Pai para afastar dele o cálice, mas acrescenta: “Seja feita a tua vontade”. Em Jesus Cristo “está o sim de Deus: Ele é o sim”. “Este é um dia bonito para agradecer ao Senhor por nos ter ensinado este caminho do sim, mas também para pensar em nossa vida”.

E conclui dizendo que “Hoje é a Festa do “sim”. “Todos nós, todos os dias, devemos dizer sim ou não e pensar se sempre dizemos sim ou se muitas vezes nos escondemos, com a cabeça baixa, como Adão e Eva, para não dizer não, mas fazer como aquele que não entende, que não entende o que Deus pede. Hoje, é a festa do sim. No sim de Maria se encontra o sim de toda a História da Salvação e começa ali o último sim do homem e de Deus”.  “Deus recria, como no início que com um sim fez o mundo e o homem, aquela Criação bonita” e agora com este sim “maravilhoso recria o mundo, recria todos nós. É o sim de Deus que nos santifica, que nos faz ir adiante em Jesus Cristo”:  “É um dia para agradecer ao Senhor e nos perguntar: Sou homem ou mulher do sim, ou sou homem ou mulher do não, ou sou homem ou mulher que olha para o outro lado para não responder? Que o Senhor nos dê a graça de entrar neste caminho de homens e mulheres que souberam dizer sim”.

PAPA FRANCISCO