Ofício de Súplica em Situações de Calamidades e Epidemias

(do Oficio Divino das Comunidades)

  1. CHEGADA – silêncio – oração pessoal Mantra: Eu confio em Nosso Senhor, com fé esperança e amor. (bis)
  2. ABERTURA – Cantada ou rezada em 2 coros:

 – Vem ó Deus da Vida, vem nos ajudar!(bis) Vem não demores mais, vem nos libertar (bis) – Venham, adoremos a Nosso Senhor! (bis) Ele é o Deus dos fracos, Deus Libertador!(bis)

 – Clamo a ti, Senhor, no meu sofrimento, (bis) Inclina o teu ouvido, ouve o meu lamento.(bis) – Ó Deus de bondade, Deus consolador, (bis) Enxuga o nosso pranto, cura a nossa dor.(bis)

– Passe este tempo de destruição, (bis) Chegue a boa hora da reconstrução. (bis) – Como o guarda espera o raiar do dia, (bis) Espero o meu Senhor e tu nos alivias!(bis) –

Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis) Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito!(bis) – Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos!(bis) Do povo que padece, tragam louvação!(bis)

  1. RECORDAÇÃO DA VIDA (recordar as situações que estamos vivenciando, a situação que se complica com os mais empobrecidos). Após, rezar a oração:

– Guia, Deus, a minha sorte nesta terra de peregrinação. Fraco sou, mas tu és forte. Não me larga a tua mão. Nesta terra de inimigo; ando cheio de pavor no meio do perigo.

– Guia, ó Deus, meu coração. Guarda-me da faminta peste. Livra-me da tentação. Abre as fontes cristalinas, de onde as vivas águas vêm. Dá, ó Deus, a divina direção: Meus caminhos regem bem acompanhado com Deus e a virgem Maria. Amém!

  1. HINO – Quem nos separará – HIN 689

Com as palavras da carta do apóstolo Paulo à comunidade dos cristãos de Roma, cantemos a força do amor de Deus que vence todas as barreiras e dificuldades.

Quem nos separará, quem vai nos separar, do amor de Cristo, quem nos separará? Se ele é por nós, quem será, quem será contra nós? Quem vai nos separar do amor de Cristo, quem será?

  1. Nem a angústia, nem a fome, nem nudez ou tribulação, perigo ou espada, toda perseguição! 2. Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, dominações, presente e nem futuro, poderes e nem pressões!
  2. Nem as forças das alturas, nem as forças das profundezas, nenhuma das criaturas, nem toda a natureza!
  3. SALMO 27 – Cantado/rezado em 2 coros HIN 161 No meio das nossas dificuldades e lutas, Deus é a garantia da vitória. Cantemos nossa confiança de que veremos a bondade do Senhor na terra dos vivos

Todos: O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. Que poderei temer? Que poderei temer?

  1. O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. O que que eu vou temer? Deus é minha proteção. Ele guarda a minha vida: eu não vou ter medo, não. (bis)
  2. Quando os maus vêm avançando, procurando me acuar, desejando meu fim, só querendo me matar. Inimigos opressores é que vão se liquidar. (bis)
  3. A Deus peço uma só coisa, sei que Ele vai me dar: habitar em sua casa todo tempo que eu durar, para provar sua doçura e no templo contemplar.(bis)
  4. Ó Senhor, ouve o meu grito e de mim tem compaixão. Eu te falo confiante, firme está meu coração. Eu procuro é tua face, não me tires tua visão.
  5. LEITURA BÍBLICA: Mateus 6, 25-34 ou do dia.
  6. MEDITAÇÃO – silêncio – partilha – refrões…
  7. PRECES (de joelhos) Do fundo de nossa miséria e de nossa angústia, supliquemos ao Senhor que tudo pode:

Ouve, Senhor, eu estou chamando, tem piedade de mim e me responde! – Herodes te perseguiu, Senhor Jesus, quando ainda eras criança. Olha a nossa situação e tem piedade de nós…

 – Com choro e lágrimas, por meio do sofrimento, aprendestes a ser fiel ao Pai até o fim. Ajuda-nos a enxergar sua vontade e a confiar em seu amor… – Prometeste novo céu e nova terra, sem luto, nem choro, nem morte. Mantém viva em nós esta esperança…

 – Foste sempre uma boa nova para os empobrecidos. Ajuda-nos, neste momento tão difícil de nossa história a realizar gestos de solidariedade com os sem teto, com as pessoas morando na rua, com os encarcerados, com os mais pobres das periferias do mundo. – Outras preces…

PAI NOSSO…AVE MARIA

OREMOS: Senhor Deus dos aflitos, ouve nossos pedidos e orações. Tem piedade de nós! Vem em nosso socorro! Sustenta-nos neste momento de sofrimento. Transforma nossas lágrimas em alegria e dá-nos a graça de permanecermos fiéis em teus caminhos. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

 9.COMPROMISSOS

  1. 10. BÊNÇÃO: O auxílio de Deus, terna compaixão, nos sustente em nossas aflições, agora e para sempre. Amém! – Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!
  2. Canto: Pelas estradas da vida, nunca sozinho HIN 722