TEMA: Mártires – compromisso e vida doada.
LEMA: Cristãos leigos e leigas, sujeitos eclesiais numa Igreja em saída.
Linhas iluminativas:
Leigo na Igreja, na sociedade, nos mais diversos ambientes em defesa da Superação da violência: atuando nas pequenas ações em especial boa organização da pastoral social como (pastoral da criança, da mulher marginalizada, moradores de rua, Pastoral carcerária, integração e respeito aos povos indígenas, à diversidade de culturas, pastoral do menor, do idoso, apoio e presença nas obras sociais (oratório, Casa Bom Samaritano, Lar cristão, Casa Esperança, Casa Santo Antônio, trabalho das irmãs e da Paróquia em Alto Araguaia, nosso posição diante dos assentamentos e acampamentos , moradores de rua, hábitos sadios no transito, uma educação familiar sem violência e que mais?,…)
Nas três semanas que antecedem o dia 18/03/2018 – Como Tríduo Preparatório para a celebração da Romaria dos Mártires, utilizar a história dos mártires e Oração pela superação da violência.
Período matutino – Recepção e atividades paróquias de Rondonópolis dos Romeiros e Romeiras das outras cidades. Cada paróquia desenvolverá atividades ligadas ao Tema da Romaria Mártires – compromisso e vida doada. Após almoço, organizar a primeira parte da Romaria que será o encontro com outra paroquia com quem irá caminhar juntos até o ponto de encontro de todas as paróquias (espaço da praça da saudade).
Observações:
- Trazer velas;
- Cada paróquia prepara um símbolo que represente a superação da violência para ofertar na procissão do ofertório;
- Motivar os romeiros para providenciar um pacotinho de sal para caminhada;
- Lembrar de levar suas garrafas de água.
- 15h:30min. – Chegada de todas as paroquias e Abertura da Romaria
- 16h:30min. – Início da segunda parte da Romaria
- 18h:00min. – Celebração da Santa Missa no cais.
ESCALA DAS PAROQUIAS ACOLHEDORAS OS ROMEIROS DE OUTRAS PAROQUIAS.
- Paróquia São Jose Esposo – Acolhe os romeiros da Paróquia Bom Jesus e Fátima;
- Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Acolhe os romeiros da Paróquia São José do Povo;
- Paróquia Bom Pastor – acolhe os romeiros da Paróquia São João Batista de Guiratinga;
- Paróquia Santa Cruz – acolhe os romeiros da Paróquia Santa Terezinha de Tesouro e São Sebastião de Dom Aquino;
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus – acolhe os romeiros da Paróquia São José de Alto Taquari;
- Paróquia São João Batista de Roo – acolhe os romeiros da Paroquia São Sebastião de Alto Garças.
- Paróquia Santa Terezinha Roo – acolhe os romeiros da Paroquia Nossa Senhora do Carmo de Itiquira.
- Paróquia São José Operário – acolhe os romeiros da Paroquia Nossa Senhora Auxiliadora de Alto
RESPONSABILIDADE
FUNÇÃO – GRUPO/PARÓQUIA – RESPONSÁVEIS
1) Comissão Organizadora – Coordenação Diocesana de Pastoral, Dom Juventino, Cidinha, Erivelton e Mateus Batista;
2) Equipe de comunicação e divulgação – Pascom e Convidados ( Equipe Jovem de Comunicação) Joice, Weslei (TVCA), Caline, Hislei e Neuzinha;
3) Liturgia e Cantos para Missa no Cais – Dete da Equipe Diocesana de Liturgia e Paróquia São José Esposo;
4) Equipe de Infraestrutura do cais (som, palco, policiamento, banheiros químicos – Secretaria de Cultura) – Jailton e Mateus – os carros de som nas esquinas, Mateus, Jailton e outros
5) Equipe da Decoração do carro/Praça da Saudade – Paróquia Bom Pastor – Lenita e equipe;
6) Cadeiras no local – Cursilho e RCC (convidar pessoas conhecidas para organizar);
7) Equipe de Logística e água (em alguns pontos do trajeto) – Par. São Domingos Sávio, São José Operário e Nossa Senhora Aparecida – na Praça da Saudade e em vários pontos (água) – Mário e Osmindo;
8) Equipe das Ofertas na missa – Paróquia Sagrado Coração de Jesus;
9) Equipe do Pão – para partilha ao final da missa – Paróquia Santa Terezinha de Roo – organiza a recepção e distribuição – Sandra e equipe (todas as paróquias são convidados a contribuir (500 pães);
10) Equipe da decoração do Palco Cais – Equipe Diocesana de Liturgia – Dete , Neiva, Isabel e Cleuza;
11) Equipe da Abertura – Paróquia São João Batista – Oratório Dom Bosco – com a coreografia do hino da CF 2018;
12) Equipe Animação da Romaria – Paróquia Santa Cruz, com Padre José Eder;
13) Equipe de Limpeza do espaço Rodoviária e do Cais – Terço dos Homens – Luis;
14) Filmagem e Fotos da Romaria – Caline e Maurício;
15) Equipe de ponto de som – Mateus e no trajeto da romaria -Setor juvenil;
16) Entrega dos ofícios – Jailton e Mateus Batista;
17) Banners e a Cruz – Setor juvenil;
18) Elaboração dos Ofícios: Setrat, Secretaria de Cultura, Policia Militar, etc – Andréa
Obs: No sábado, dia 24 de fevereiro, favor pegarem os cartazes na Diocese, até às 11:00h.
Dom Juventino Kestering Pe. Gunther Lendbradl Maria Aparecida Silva