MUDANÇAS NA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Na noite do dia 18 de fevereiro de 2018, com a presença de dom Juventino Kestering, durante a celebração da Eucaristia Frei ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO DOS SANTOS, ofm, assumiu como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, auxiliado como os vigários paroquiais, Frei Atamil Vicente de Campos, Frei Valdeir Aparecido de Barros e Frei Damião dos Santos.

O documento de posse assim expressa: “Cumprindo a missão da Igreja nesta Diocese, atendendo às necessidades pastorais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, município de Rondonópolis-MT, nesta Diocese, acolhendo a indicação da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, com sede em Campo Grande/MS, Frei Rogério Viterbo de Sousa, OFM, obedecendo ao que determina o Código de Direito Canônico vigente na Igreja Católica e seguindo as Diretrizes Pastorais da Diocese, pela presente provisão, nomeamos, constituímos e empossamos Frei ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO DOS SANTOS, ofm como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, município de Rondonópolis-MT, com todas as funções, deveres e direitos previstos no Código da Igreja Católica e das prescrições diocesanas e dos costumes aprovados. É dever do pároco, junto com as lideranças e as comunidades, formar o Povo de Deus, ajudar a crescer na fé e na vida eclesial, celebrar o Culto da Palavra com distribuição da Eucaristia, celebrar os sacramentos próprios dos diáconos, valorizar as famílias, promover as vocações sacerdotais e religiosas, atender as comunidades, acolher os pobres e necessitados, promover a justiça e a solidariedade, preparar a comunidade para o sacramento da confissão e atendimento do povo, valorizar os ministérios confiados aos leigos, incentivar a catequese, exercer o ministério em comunhão com as pastorais, movimentos e associações religiosas, a exemplo de Jesus o Bom Pastor”.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi criada através do Decreto  nº 02, no dia 16 de julho de 1959, pelo bispo D. Vunibaldo Talleur, atendendo as necessidades espirituais das almas e considerando o crescente número de habitantes na cidade e no município de Rondonópolis. O primeiro pároco nomeado foi o franciscano frei Antonino Schwenger, que tomou posse no dia 19 de julho do mesmo ano.

A presença dos Padres Franciscanos-OFM (Ordem dos Frades Menores) em Rondonópolis é percebida a partir de 1942 quando Dom Vunibaldo Godehardo Tauller pela primeira vez visitou a região e celebrou uma missa na casa do Sr. João Lucas Evangelista. Nesse tempo viviam em Rondonópolis, poucos moradores, os empregados da linha telegráfica e o Sr. Moyses Cury. Só em 1945 começaram as viagens de desobriga feitas por Dom Vunibaldo e Frei Eucário, que percorriam a cavalo toda a região do São Lourenço a partir de Chapada dos Guimarães. Foi a primeira paróquia da atual diocese de Rondonópolis Guiratinga que hoje conta com 21 paróquias.

Pastoral da Comunicação – Pascom
Diocese de Rodonópolis-Guiratinga