Encontro regional de CEBs em Jaciara

image008

Com o tema: Dimensão Social e Política da fé cristã, os  membros das Comunidades Eclesiais de base, CEBs, das Dioceses de Rondonópolis- Guiratinga e Primavera do Leste- Paranatinga, se reuniram neste domingo, dia 22 , na Paróquia São Francisco de Jaciara, para um dia de reflexão sobre a realidade brasileira. A organização ficou por conta da Coordenação Diocesana de CEBs, através do Coordenador Diocesano  Juvenal Paiva e sua equipe  e os encaminhamentos do assessor Padre José Cobo e dos Padres Gunther,  Lothar e  Martin.

Foram utilizadas as técnicas das CEBs, como  a “fila do povo”, que apresentou  as questões cruciais que permeiam as comunidades, tendo em vista as dificuldades encontradas pelos que nelas vivem e atuam.  O método Ver, Julgar e Agir favoreceu tanto a observação da realidade local, a iluminação à luz do Evangelho da Alegria, como também as decisões que precisam ser tomadas, de acordo com as necessidades levantadas e as possibilidades de superação apontadas. Entre essas decisões, foram destacadas: a necessidade de união da Comunidade com as Associações de moradores, a análise critica sobre a mídia, a atenção à ecologia, o envolvimento da comunidade com as questões extramuros da igreja e o protagonismo do Leigo na Igreja e na sociedade. Um olhar sobre os pobres é o que pede o papa Francisco e para isso é preciso que as comunidades estejam atentas aos seus espaços de atuação, indo ao encontro dos doentes, dos sofredores, dos marginalizados e dos afastados.

Segundo padre José Cobo, comunidade não é só pra rezar. Rezar é bom, mas é necessário agir em defesa dos que necessitam de conforto, consolo e atendimento às suas necessidades básicas.  Um fator determinante nas CEBs é a formação continuada, buscando a conscientização sobre cidadania, sobre política e sobre processos históricos. Padre Cobo ainda reafirma a necessidade de que a comunidade realize coisas concretas e reais. Foi um dia produtivo e cremos que saímos desse encontro com algumas linhas de atuação mais definidas e práticas para as CEBs.

Djanira Piato
Equipe Diocesana de CEBs.

[gal]