SOLIDARIEDADE COM POVOS INDÍGENAS

Celebração na Aldeia - 2014
Celebração na Aldeia – 2014

Durante o dia 20 de maio de 2016, dom Juventino Kesterimg, a psicóloga Joice Fernandes e a missionária Silvia Pinheiro participaram dos momentos celebrativos e rituais na aldeia Córrego Grande. Neste dia 20 fazem três anos do trágico acidente que vitimou professores e lideranças da aldeia. As lideranças religiosas declaram um dia de luto, de silencio, sem música, nem esporte e nem aulas. Às 9:30 horas dom Juventino presidiu a celebração da eucaristia participada em especial pelo clã dos falecidos. Ritualmente posicionados participaram da celebração e ouviram atentos as mensagens e o decorrer da celebração. No final dom Juventino abençoou o povo, as lideranças as famílias, as crianças para que estejam livres dos medos, temores e da tristeza.

Após a celebração nos dirigimos em silencio ao cemitério. Emocionante o silencio da floresta, o choro de lamento das mulheres, o olhar das crianças, o silencio orante.

Ir ao encontro de uma cultura, abrir o coração para entendê-la e simplesmente estar junto é uma experiência que toca a alma e converte o coração. O povo Bororo tem rica ritualidade em especial no nascimento e na morte, os dois extremos da vida.

 

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga