Formação para o ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA

DSC_0261No dia 19 de maio de 2016 em Rondonópolis, no Centro de Pastoral da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, com a assessoria de Irmã Anete Pedó realizou-se o encontro de professores de ensino religioso escolar. Participantes: Eda – La Salle, Vanessa e Igor– EE Santo Antônio, Elizabeth e Ir. Fátima Souza – EE Sagrado, Evaldirene e Edson EE S. José Operário, Ir. Lucelene – EE São Francisco, Ir. Anete – Cuiabá.

O Encontro foi programado a partir da reunião com os diretores e o bispo diocesano para tratar das escolas das congregações e diocese. Houve a necessidade de dar atenção ao Ensino Religioso com assessoria da Ir. Anete Pedó.

No dia 19 de maio de dois mil e dezesseis, pôs em prática o que fora planejado. Ir. Anete, após as boas vindas e acolhida da Ir. Lucelene, fez a dinâmica de ingresso na metodologia a ser vivenciada ao longo do dia.

Na porta de entrada da sala de reuniões, a assessora fez a dinâmica do barbante e mostrou a importância de trabalhar em rede e gerar participação na construção da educação religiosa. Concluiu assim “eu vejo você/ Eu estou aqui/Que bom que você veio!” Cada um abraçou acolheu, sorriu e adentrou à sala.

Na sala estava ornada com a sarça ardente. Foi compreendida pela ajuda da vela do amor, da paz, do amor e da esperança a responsabilidade dos professores de ajudar a manter acesa a chama da vida e do sentido da vida nos alunos e professores. A dinâmica remeteu também ao momento social em que vivemos. Parece que tudo está apagado, mas a esperança vai reacender a coragem, a participação e parceria para as velas do coração não se apaguem. Essa parte foi trabalhado com o livro da própria autora.

A assessora insistia sempre: “o que fizer, faça se acreditar”. “Eu sou o fruto da realização dos meus sonhos.” O tamanho do seu êxito é o tamanho da sua fé. Ir. Anete dizia que como Paulo Freire, ela também afirma: “Mais importante que saber é não perder a capacidade de aprender, de buscar”. Daremos conta de ajudar nossos alunos se tivermos fé e amor. A professora Eda partilhou sua experiência com os alunos do grupo de jovens PAJULA. Vem reunindo todas as semanas e trabalhando a importância de se ajudar, falar da vida, ter sigilo da partilha de cada um e despertando a solidariedade. Os alunos estão animados em serem solidários. Estão conscientes da importância de ajudar as pessoas do próprio grupo: ajudam com campanha de dinheiro, alimentos, roupas e etc. Por último, fizeram doação de uma kombi de alimentos para o hospital. Estão fazendo experiência de misericórdia. No momento estão vivendo o tema: Fraternidade: uma experiência de misericórdia. Ficamos felizes de saber que acontece nova evangelização pela vivencia da misericórdia nos espaços escolares. Professora Eda recebeu o material para continuar trabalhando o grupo pela metodologia bíblica e pastoral dos materiais da Ir. Anete.

Continuando a formação, a ir. Anete frisou que o Ensino Religioso não pode ser proselitista. A dinâmica com objetos num envelope conduziu as pessoas a partilharem a relação do elástico, fio dourado, balinha, semente, clips… na vida. Na partilha a diretora Evaldirene partilhou a experiência que a escola São José Operário viveu relacionado ao aluno com necessidade de atenção e acompanhamento da família, bem como uma linguagem comum relacionado ao comportamento. Os pais não colaboraram com os encaminhamentos da escola e retirou o filho para outra escola e também desta, para outra. O menino se envolveu em crimes e causa preocupação e tristeza para todos. A diretora partilhou a angústia de saber que um jovem que passa pela nossa escola chega a ter esse destino. Nem todas as famílias entendem quando a escola o convoca comunicar e iniciar um trabalho disciplinar ou de limites da criança. “Ficamos felizes quando nossos alunos tiram notas máximas no ENEM, são aprovados em vestibulares e etc, queríamos ter sempre notícias boas, mas o que fazer com esses casos”?

Todos os participantes receberam uma obra da autora e também o CD com gincana bíblica para aplicar com os alunos. Todos agradeceram e ficaram muito felizes pela gentileza. O que levo do encontro? Sabedoria, companheirismo, convivência alegria, conhecimento, otimismo, experiência, entusiasmo, amizade, material para dinamizar as aulas de E.R., dinâmicas excelentes, troca de experiências, novas amizades, novos conhecimentos, dia diferente, feliz, alegre, formação para o dia a dia nas escolas, renovação, ideias novas, desafios, partilha de vida mesmo as angústias,

Sugestões: Retiros para os pais e professores ou comunidade escolar, visita ao Secretário de Educação até no máximo setembro para falar da importância do E.R. Retiro em Fátima de São Lourenço para dos professores no mês de outubro no dia do professor.

– Dois encontros anuais, insistir com as outras escolas.

– Repetir formação nesse modelo com maior carga horária.

– Um encontro a cada semestre.

Concluiu-se o encontro com agradecimentos e mística de envio através dos balões e suas respectivas cores. O grupo lembrou-se da pergunta que a assessora fez no início do encontro. Muitas expectativas? Agora todos dizem que o encontro superou as expectativas e que o grupo ganhou em qualidade ao longo do dia. Estamos cheios de ar novo, material e muitas experiências para partilhar a novidade aos demais professores da escola.

Ir Lucelene agradeceu a presença de todos e entregou um cartão à Ir. Anete para que leve os nomes dos participantes e os inclua em suas orações. Repartiu doçura e leva um pouco da doçura dos profissionais. Ficamos todos agradecidos pela acolhida do Dom Juventino e também pela colaboração no serviço de assessoria da Ir. Anete.  Foi um dia de muitas bênçãos, pois, era aniversário do bispo, e assim, pudemos confraternizar no almoço, conviver alguns momentos com sua presença missionária e nos enriquecermos mutuamente.

Irmã Lucelene

Irmã Catequista Franciscana – diretora da Escola São Francisco em Jaciara