FORANIA NORTE EM FORMAÇÃO

20160424_112341

Os catequistas das paróquias da FORANIA NORTE: Município de Jaciara: Paróquia são Francisco de Assis. Município de São Pedro da Cipa: Paróquia Senhor Bom Jesus. Município de Juscimeira: Paróquia Senhor Bom Jesus e Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Município de Dom Aquino: Paróquia São Sebastião, diocese de Rondonópolis-Guiratinga se reuniram no dia 24 de abril de 2016 no espaço catequese em Jaciara. A equipe local fez a acolhida com café da manhã após participação da Missa presidida por dom Juventino Kestering. Após a celebração, dom Juventino encaminhou o tema de formação “a responsabilidade do catequista frente à catequese de iniciação à vida cristã”.

Organizou sua reflexão em dois tempos. Num primeiro momento aprofundou com os catequistas a realidade da diocese, o objetivo da pastoral, as linhas centrais, o jeito de ser Igreja, as ações pastorais. Afirmou “O que hoje determina: proximidade, afetividade, relações interpessoais, gratuidade, abertura. É preciso escutar a dor, a morte, o sofrimento, os relatos de vida. Isto é: Fazer o PASTOREIO, acompanhar, estar junto, dialogar, ser um irmão/ã. O que hoje determina as relações é o acolhimento: Acolher o outro, olhar para ele/ela, conversar, deixar desabafar. Daí os belos testemunhos dos grupos de família, dos grupos fé e vida, dos grupos por rua, dos grupos e paróquias que desde 2006 mantém acesso o ideal missionária da Igreja de serem visitadores. São espaços onde as pessoas desabafam, conversar, falam, abrem o coração e encontram um fio de esperança. Precisamos ser Igreja que constrói pontes e apontam que no outro lado tem esperança, vida, sonhos, luzes. Igreja que vai às periferias que vai às noites da vida, da dor, do sofrimento, do abandono”.

IMG-20160424-WA0004Num segundo momento dom Juventino ajudou o grupo a aprofundar a iniciação à vida cristã num contexto de mudança. Refletiu: “Iniciar a criança, o adolescente/jovem no mistério da Salvação e em um estilo de vida deve ser: experiência de vida cristã, ensinamento sistematizado, mudança de vida, crescimento na comunidade, constância na oração, alegre celebração da fé e engajamento missionário”.

Parte do período da tarde Maria Aparecida Silva da coordenação diocesana de pastorais orientou sobre o congresso de catequese a ser realizado em agosto de 2016 em Jaciara, bem como os compromissos de cada paróquia na preparação.

Participaram da formação 62 catequistas dos diversos níveis. Na avaliação o depoimento foi unânime sobre a importância dos encontros e do tema aprofundado.

Pastoral da Comunicação (Pascom)