Semana dos Povos Indígenas 2016

Mulheres Boe modelando o Amireu.

A Semana dos Povos Indígenas 2016 foi realizada com intensa programação nas Aldeias que situam na região da Diocese de Rondonópolis. Na aldeia Córrego Grande, por exemplo, foi uma semana de comemorações, alegrias, confraternizações e muita atividade cultural.

Com início no dia 17 de abril o Povo Boe recebeu a visita de um grupo de pessoas vindas do município de Santo Antonio de Leverger, no qual a Terra  Indígena Teresa Cristina faz parte de seu território.

No dia 18 a aldeia se reuniu no Baito para celebrar a Eucaristia em ação de graças pelo Povo Boe. A celebração foi presidida pelo Frei Fábio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de São Lourenço. Depois a celebração a comunidade se confraternizou com distribuição de canjica.

Euzébio gereguinho
Fotografado por Boe Euzébio Gereguinho

Já no dia 19 de abril, dia do índio, logo pela manhã aconteceu o Oadodo, um tipo de discurso tradicional feito em Língua Materna realizado pelo ançião, José Américo, que motivou o fortalecimento da Cultura através do cultivo das pinturas corporais, danças e ensinamentos, com o objetivo de mostrar ao mundo que Boedoge vive, ou seja, o Povo Boe vive. A comunidade reunida se confraternizou com uma distribuição de frutas, como é de costume da diocese participar.  À tarde, seguiu com almoço coletivo, no qual foi preparado a comida tradicional do Amireu,   um bolinho feito da farinha de arroz sem nenhum tempero, que as próprias mulheres prepararam. O amireu é um acompanhamento e foi servido com peixe fresco assado em brasa. Além disso, o almoço teve outros tipos de comida como o churrasco, salada, arroz, entre outras. No final da tarde foi programado atividades tradicionais, entre elas, competição de flechadas, Oieigo e Jure, ambas danças tradicionais.

No dia 20 de abril a programação seguiu com a realização de um bingo, onde a própria comunidade ofereceu os prêmios, que foram inúmeros objetos de utilidades do dia a dia.

rosilene Koge
Fotografado por Boe Rosilene Koge.

Já no dia 21 de abril estava programado uma grande festa cultural no bororo, ou seja, a festa cultual foi realizada no pátio da aldeia, além de atividades tradicionais, ainda ocorreu a distribuição dos prêmios para os competidores das flechadas e maratonas. Dia de muita energia positiva para o Povo Boe.

Dia 25 de abril, para o encerramento da semana,  acontecerá um evento em Cuiabá “Café temático” que discutirá questões ligadas aos indígenas e, neste evento o Povo Boe será representados pelos Caciques das Aldeias.

A Semana dos Povos Indígenas de 2016 tentou refletir sobre os atuais desafios que os diversos Povos Indígenas enfrentam para sobreviverem a uma conjuntura, que a mais de cinco século, trava uma grande resistência. Ainda dentro do contexto global da humanidade e o planeta, nossa casa comum, refletir as possibilidade de aprendizagem dos cuidados que os Povos Indígenas ainda cultivam em suas tradições com a Mãe-Terra. Semana dos Povos Indígenas 2016: “Nossa Casa ameaçada. Povos Indígenas: sementes de solução e fontes de esperança”.

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
DIOCESE DE RONDONÓPOLIS-GUIRATINGA

Fotos: PASCOM e BOE Rosilene e Euzébio