CELEBRANDO O BOM PASTOR

IMG-20160418-WA0030

No dia 17 de abril de 2016, domingo do Bom Pastor, patrono do Seminário da Diocese de Rondonópolis-Guiratingas, em Várzea Grande, celebrou o seu patrono. Para possibilitar a integração os seminários das dioceses de Juína, Cáceres e Rondonópolis-Guiratinga se uniram para celebração da Eucaristia e confraternização.

O Bom Pastor é um dos núcleos centrais do evangelho conforme João. Jesus se identifica como o bom pastor w, como aquele que cuida, vela, zela, ora caminha à frente, ora ao lado, ora junto, ora atrás… mas sempre atento para levar á pastagens, às águas frescas, ao bom caminho livre dos inimigos que devoram. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: ‘Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

É Jesus que diz: “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”. Somos cuidados, IMG-20160419-WA0015amparados por Jesus. O papa Bento XVI, repetia “é preciso cuidar das pessoas”, especialmente dos jovens, dos anciãos, dos doentes, desvalidos, peregrinos e refugiados”. Jesus se apresenta como o “cuidador das pessoas”. A palavra e “cuida-dor”. É aquele que está presente na dor. Um cuidado permanente.

Nosso seminário de Filosofia e Teologia têm como patrono: “Jesus Bom Pastor” (O seminário fica na Rua do Seminário, 437, Bairro Cristo Rei – Várzea Grande, MT telefone (65) 3364 6432. Tem como formador responsável, Pe. Jefferson Klayton W, de Aragão).

Pastoral da Comunicação (Pascom)

[gal]