Lava-pés! Serviço, humildade, missão!

Estamos nos aproximando da linda celebração que inicia o tríduo pascal – a ceia do senhor, a instituição da Eucaristia. Poderia também ser chamada de ceia do amor, amor da entrega total de Jesus Cristo pela humanidade; amor que se fez pão, se tornou alimento para todos aqueles que nele buscam e acreditam.

Pela instituição da eucaristia, recordamos os presbíteros que temos na igreja, em nossas comunidades, que na maioria das vezes, eles não são da região onde atuam, mas vem de longe, de outras realidades, vem por atender um chamado, um apelo e se dispõe a lavar os pés no novo chão missionário onde servem a igreja e o povo de Deus.

Lavar o pés… é fazer a experiência da humildade, da disponibilidade, do aprender com o novo que se apresenta, é querer ser pequeno para se tornar grande, reconhecido e valorizado pelas pessoas, pelo povo.

papa lava pes

Recordo com carinho, de você que é presbítero, que assume a vocação com tanto amor e disponibilidade, que se realiza com a missão que assume, mesmo tendo feitos várias renúncias: família, cultura, costumes, e tantos outras. Você que se esvaziou para estar inteiramente com o povo, com os pequeninos, jovens, idosos, crianças, com todas aquelas pessoas que lhe procuram.

A missão do presbítero é de grande admiração, muito mais do que administrar uma igreja, o povo busca o pastoreio, a escuta, orientação, e também luzes para suas vidas.

Obrigada a você, que se faz luz para a igreja, luz para tantas pessoas, luzes de novos horizontes para aqueles que perderam o brilho, o encanto pela vida.

Obrigada a você, que acredita numa igreja que partilha, que faz acontecer a vida, dinamiza as pastorais, recria os movimentos, valoriza cada grupo que atua na comunidade.

Obrigada pelo seu sorriso, sua paciência! Obrigada pelas noites curtas, em vista da missão, do pastoreio, em nome da evangelização.

Obrigada pela sua dedicação, pela sua presença em nosso meio! Sinta-se abraçado com o sorriso do girassol, brilho e sorriso do ressuscitado.

Irmã Ida Faria
Catequista Franciscana – missionária na Amazônia