Preparação do Novo Plano de Pastoral

REUNIÃO DO SECRETARIADO AMPLIADO DE PASTORAL

Na manhã do dia 19 de agosto de 2020 reuniram os integrantes do Secretariado Ampliado de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (Pe. José Éder Ribeiro de Lima, dom Juventino Kestering, Maria Aparecida Silva, Pe. Gunther Lendbradl, Padre José Cobo Fernandes, Padre Jefferson  K. Aragão, Padre Arthur Brito, Padre Erivelton Postil, senhoras Ângela e Márcia  Casali, esses de maneira presencial e Prof. José Adilson, Padre Nazaré Paniago e Márcia Pavoni, de modo online).

O encontro teve com finalidade avaliar a proposta de elaboração do Novo Plano Diocesano de Pastoral para o ano de 2021 a 2024. Constou da programação: Acolhida dos participantes por dom Juventino, seguido de um momento orante conduzido por Padre José Éder, seguindo o primeiro encontro do livro para Grupos para Família, Igreja em Acolhida, ano 2020;  olhar para as propostas que vieram para a construção do novo plano de pastoral, apresentação da proposta original, leitura das contribuições de propostas, escuta dos integrantes da equipe de reflexão do secretariado, síntese das contribuições, constituição de uma comissão para a síntese das respostas e elaboração de uma nova proposta a partir das contribuições, encaminhamentos para a assembleia diocesana de pastoral.

Padre José Éder deu encaminhamento aos trabalhos apresentando uma síntese da proposta original de elaboração de um novo Plano de Pastoral. Em seguida cada participante pode dar a sua contribuição. Dom Juventino salientou a importância de levar em conta a pós-pandemia, o 15º Intereclesial, as redes sociais, a nova visão de vida das novas gerações, uma atenção especial à juventude, a revalorização dos ministérios e o sentido da vida. Assim cada participante deu sua contribuição na ordem Padre Arthur, Maria Aparecida, Padre Jefferson, Professor Adilsom, Marcia Pavoni, Padre Cobo, Marcia Casali, Padre Gunther, Padre Erivelton… cada um enfocando aspectos que julga serem necessários e importantes para o Novo Plano. Como eixo central do Plano apareceram as sugestões da sinodalidade, o Intereclesial a se realizar na diocese, a questão da transmissão da fé e a experiência da fé, o olhar para dentro da Igreja e olhar para o mundo, a sociedade e ser sinal de vida e esperança, o leigo como sujeito, a questão da quantidade e da qualidade, sugeriu-se também que os questionários sejam mais de propositivos e que o novo Plano possa abrir esperança para os cristãos nos tempos atuais.

Após partilha, complementações e sugestões, Padre José Éder apresentou uma breve síntese: Elaborar um Plano para os tempos de pandemia e de pós-pandemia, pensar em um Plano de dois ou três anos e levar em consideração: O Plano precisa ajudar as pessoas a viverem a fé, a sinodalidade, a escuta, a realidade de vida das famílias, o processo de construção do 15º Intereclesial, o resgate da esperança, do ânimo no meio do povo, a metodologia a ser utilizada, as redes sociais. Ficou também em acordo que Marcia Casali e Márcia Pavoni, juntamente com Padre José Éder façam uma síntese de todas as contribuições. Também foi escolhida uma comissão que vai encaminhar uma nova proposta a partir da síntese. Essa comissão ficou assim constituída: Padre José Éder, Adilson José Francisco, Padre Arthur, Márcia Pavoni e dom Juventino. Também se ponderou duas questões: Um Plano para quatro, três ou dois anos? A maioria optou por um Plano intermediário com validade de 2021 a 2023. Também se avaliou a possiblidade ou não da realização da Assembleia Diocesana de Pastoral em novembro de 2020. Online? Presencial? Ou transferir a assembleia para início de 2021, quando presumidamente o ambiente já favoreça para a realização de uma assembleia presencial. Ficou decidido que a comissão vai acompanhar a evolução da pandemia e comunicar às paróquias a realização presencial ou online da assembleia neste ano ou a transferência da mesma para o próximo ano.

Padre José ficou de marcar nova reunião da equipe e reflexão de pastoral. Dom Juventino agradeceu o empenho de Padre José e de toda a equipe. Com oração encerrou o encontro.

Pastoral da comunicação – Pascom