Diocese inicia Escola de Teologia para leigos

Desde 1992, então bispo dom Osório Stoffel e Pe. Giovane Pereira, hoje dom Giovane juntamente com alguns leigos e leigas sonharam e organizaram um curso de Teologia para Leigos. São 28 anos interruptamente que a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga oferece o Curso de Teologia para leigos e leigas. Neste ano de 2020,  inicia um novo grupo e continuidade do segundo ano com lideranças das diversas paróquias e seminários. O curso é oferecido durante uma semana de segunda à sexta feira, das 19:15 às 21:45horas, uma vez por mês, durante nove meses e em três anos,

Assim a Diocese qualifica seus leigos para a missão da Igreja nos dias atuais: Igreja evangelizadora em permanente estado de missão, Igreja presença transformadora na sociedade. Ser Igreja de “saída”. Ser Igreja de comunhão, de diálogo, fiel a JESUS CRISTO, ao EVANGELHO, aos ENSINAMENTOS do Magistério. Para atingir essa meta uma das propostas o Curso de Teologia para Leigos que tem como propósito oferecer condições para a formação de leigos e leigas para que vivam a experiência da fé, inseridos nas comunidades e atuantes nas diversas realidades. A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga se identifica como “Igreja acolhedora, solidária, ministerial, comprometida com o processo de transformação social, a serviço da vida e da esperança”.

Entre os objetivos destacam-se “Oportunizar aos cursistas um processo de reflexão sobre quem somos nós à luz de Deus e sobre o que Deus espera de nós e possibilitar o conhecimento sobre Jesus Cristo e sobre os documentos da Igreja por meio de aprofundamento de conteúdos bíblico-teológico-pastorais e avaliação da prática cristã no mundo atual”.

Nessa primeira etapa que teve seu início na noite do dia 09 de março, além do rito de acolhida dos novos cursistas, Dom Juventino Kestering, proferiu a aula inaugural com o tema: “Sínodo da Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral” com base na exortação Apostó0lica “Querida Amazônia”, do Papa Francisco.

A Escola de Teologia para leigos e leigos da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga foi criada em 1992. Ao longo destes 26 anos de existência formou centenas de lideranças de nossas comunidades e paroquias, cumprindo seu objetivo principal que é o de qualificar leigos e leigos para a missão pastoral, em diferentes setores e espaços desta diocese.

Pascom – Pastoral da Comunicação

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga