POM à serviço das Igrejas locais

Implantação e fortalecimento das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Diocese de Rondonópolis- Guiratinga/MT

Nos dias 22 a 24 de março, aconteceu na Paróquia São Batista, Diocese de Rondonópolis- Guiratinga/MT, a formação diocesana com o objetivo de implantar e fortalecer às Obras Pontifícias. O encontro foi promovido pelo Conselho Missionário Diocesano- COMIDI e contou com a presença de representantes das quatro foranias e diversas paróquias da diocese. A formação teve como objetivo, conhecer e aprofundar as obras como instrumento de animação e cooperação missionária à serviço da Igreja local para despertar em todo povo de Deus a responsabilidade pela missão universal.

Esta formação contou com a presença dos secretários nacionais das Obras, a Irmã Antônia Vania, Secretária Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), o padre Genilson Sousa, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé(POPF). Também esteve presente o bispo diocesano, Dom Mauricio da Silva Jardim, que incentivou esta atividade e deseja que as Obras estejam mais presentes e atuantes na Igreja local. O bispo, que também preside a comissão episcopal para ação missionária e cooperação intereclesial da CNBB, enfatizou, que “os conselhos missionários servem para animar e recordar que cada batizado é missionário e que a Igreja é missionária por sua própria natureza.

A missão deve ser um eixo central que perpassa a vida de todas as pastorais, serviços e movimentos. Não é exclusiva ou destinada apensas a um grupo”. Sobre as POM, o bispo, destacou: “A presença das POM no COMIDI e nas paróquias nos ajudam recordar que a missão é universal, não tem fronteiras e precisamos aprender dar de nossa pobreza. Podemos cooperar com a missão universal com orações, envio de pessoas e ajuda material. Finalizou, dizendo que gostaria que a IAM e a Juventude Missionária estivesse presente em todas as paróquias da diocese”.
A formação em Rondonópolis, possibilitou aos participantes conhecerem o carisma das Obras Missionárias, a história, os fundadores, a responsabilidade e atuação na Igreja do Brasil e no mundo. Padre Genilson apresentou a obra da Propagação da Fé e suas atividades. Deu um destaque especial a atividade da Juventude Missionária, pois era o objetivo da formação, no entanto, aproveitou para falar das demais atividades e ações. A irmã Vania, apresentou a Obra da Infância e Adolescência Missionária, em especial sobre a espiritualidade, a metodologia dos grupos e o compromisso missionário de todas as crianças e adolescentes.

No primeiro momento todos participaram da formação geral para conhecer as POM. No segundo momento do encontro, foi organizado o grupo para os que já atuam com a IAM e desejam cooperar com esta Obra e, outro grupo, jovens, que receberam o convite de colaborar na atividade da Juventude Missionária, os quais, receberam orientações para animação e implantação da JM, principalmente, em comunhão com COMIDI, com os párocos nas diversas paróquias da diocese.
No último dia da formação, aconteceu a Procissão e celebração de Ramos, o estudo da mensagem do papa para o dia mundial das missões, e os encaminhamentos para implantação da JM, bem como da IAM. Os jovens presentes se comprometem a fundar sete novos grupos da JM e as assessoras, fortalecer os nove grupos já existentes da IAM, bem como criar novos grupos.
Na conclusão do encontro, depois de ouvirmos o testemunho da jovem Ana Beatriz do Oratório Raio de Sol, o bispo agradeceu a presença dos participantes, do coordenador diocesano do COMIDI, Sr. Americo Fuziy, da coordenadora estadual da IAM, a Sra. Clédna, da coordenadora diocesana, a Sra. Núria Catiuxe e dos secretários nacionais P. Genilson e Ir. Vania.