Inauguração do seminário Propedêutico.

Aconteceu no dia 01 de março de 2024, na sede da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, a inauguração do Seminário Propedêutico São José. Além da inauguração, ocorreu a abertura do ano formativo e acolhida dos cinco novos seminaristas e do novo reitor Diác. Luan Batista.
Dom Maurício da Silva Jardim, bispo diocesano, destacou: “Esse dia para nossa diocese é histórico, ficará marcado em nossa memória. A etapa formativa do propedêutico ganha uma nova casa, depois da experiência de residência em algumas paróquias da cidade de Rondonópolis. O seminário tem como padroeiro São José, desde o ano 2021 quando o Papa Francisco por meio da carta apostólica Patris Corde declarou o Ano de São, padroeiro da Igreja. Na ocasião, Dom Juventino Kestering mudou o nome do seminário São João Maria Vianney para São José”.
Dom Maurício, manifestou sua gratidão as pessoas que o ajudaram no entendimento sobre a importância de termos para o seminário propedêutico, uma casa própria. Um novo ambiente que favoreça e experiência Querigmática do encontro com Jesus Cristo num caminho de formação processual e integral que contemple as dimensões da formação: intelectual, espiritual, humano-afetiva e pastoral missionária.
Lembrou o bispo: “Cinco novos jovens ingressam hoje no seminário e iniciam conosco um caminho que conta com a generosidade do sim de cada um e abertura a proposta formativa oferecida pela nossa Igreja local, são eles:
Bento da paróquia São José e N.Sra. Aparecida de Alto Taquari, Leonardo da paróquia São Sebastião de Alto Garças, Cauan Eduardo da paróquia São José Operário de Rondonópolis, Nicolas da paróquia Bom Pastor de Rondonópolis, Lucas da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rondonópolis.

O bispo dirigindo-se aos novos seminaristas, exortou: “Venham com o coração aberto a nossa proposta formativa. Não sigam o caminho daquele jovem que entrou para o seminário usando capa de chuva. Passaram os anos caiu muita chuva e esse jovem não se molhou. Já entrou no seminário com uma concepção pronta de ministério e de Igreja, não se permitindo formar de acordo com as diretrizes da formação. Deixem se surpreender pelo encontro apaixonante com o Senhor no caminho do discipulado e da configuração com o mestre, Jesus o pastor. O processo formativo vai acontecendo em cada liturgia, em cada momento de estudo e formação complementar, no contato com o povo de Deus, na pastoral-missionária e no acompanhamento humano-afetivo. Serão nove anos de itinerário. Este caminho não é de facilidades, mas um caminho que comporta a cruz, aprendendo renunciar os projetos próprios para se abrir as propostas que Deus nos faz pela mediação da Igreja.
Dom Maurício, finalizou a homilia, falando da importância da proximidade com Deus, com o povo, com o formador, com colegas de seminário e com o bispo”.
No final da celebração, o Diácono Luan Batista, reitor do propedêutico, concluiu dizendo que nem imaginava assumir esta missão na diocese, mas que aceitou com alegria este novo serviço. Recordou ainda Santo Agostinho “confio na misericórdia Divina que chama e capacita aqueles que Deus quer”.

Depois da santa missa, Dom Maurício, abençoou o novo seminário e participou do jantar de confraternização com os padres e familiares dos seminaristas.