1º Encontro para Agentes de Pastoral Familiar

Aconteceu nos dias 24 e 25 de fevereiro 2024, no Centro Diocesano da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga o primeiro Encontro de Formação de Agentes da Pastoral Familiar, realizado pela Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar, que tem o casal Gilberto e Simone como atual coordenadores, e também com apresença do Casal Jair Cestari e Neuliane Auxiliadora Rondon Garcia Cestari, convidados da diocese de São Luiz de Cáceres, e que foram casal coordenador da Pastoral Familiar de sua diocese e também coordenaram por seis anos a Pastoral Familiar do Regional oeste 2. Jair e Neuliane proferiu a primeira palestra com o tema: “A importância da Família”. A reflexão se pautou na importância da família para a humanidade e ainda sobre as principais e saudáveis relações que a família deve possuir para levar avante o Projeto de Deus, que é um projeto de Amor: a relação com Deus, a relação social, a relação com o trabalho, a relação do casal e a relação com os filhos. Refletiram também sobre as alegrias e tristezas das famílias do primeiro e segundo testamentos, traçando um paralelo interessante entre as famílias das Sagradas Escrituras e as famílias nos dias de hoje.

Foi usada inúmeras metodologias, músicas, dinâmicas e uma linguagem apropriada para encantar os participantes e mostrar a eles alguns caminhos que poderão utilizar na formação em suas paróquias, em suas comunidades e na própria coordenação paroquial.
Sendo assim, o casal, objetivando dar a conhecer minimamente o que é e como se iniciou e como é a organização da nossa Igreja Católica, para que os agentes possam agir missionariamente com conhecimento de causa, expôs de forma simples, mas esclarecedora, a “Estrutura da nossa Igreja Católica”, sobre os Sínodos, a origem dos documentos orientadores, bem como as Assembleias em nível, nacional, regional e paroquial que devem acontecer para avaliar e planejar os caminhos percorridos e a serem percorridos.
Foi apresentado também a estrutura da Pastoral Familiar, a sua composição, conceitos sobre a Pastoral Familiar e os seus respectivos setores: Setor Pré-matrimonial; Setor Pós-matrimonial e Setor casos Especiais.
Dom Maurício, bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, também se fez presente e parabenizou a coordenação pela realização do evento e pela presença numerosa de agentes que atenderam o convite para a formação.
Dom Maurício lembrou do pedido do Papa para que todos vivam a sinodalidade, no espírito de comunhão, participação e missão. Comunhão esta que é obra do Espírito Santo.
Fez menção sobre a reunião da ampliada de pastoral que aconteceu no mesmo lugar e da riqueza que foi essa reunião, onde foi trabalhada o tema sobre quem somos como Igreja; a Igreja é o Povo de Deus, que somos todos nós. Por isso esse encontro da Pastoral Familiar é uma verdadeira sinodalidade, que precisa caminhar juntos com sentido de pertença.
Dom Maurício disse ainda que como Povo de Deus precisamos recuperar nossa identidade e sermos corresponsáveis em assumirmos com mais propriedade a nossa missão, nos Conselhos, nas Pastorais, nos Movimentos e Serviços. Precisamos todos nós amarmos a nossa Igreja. A pastoral Familiar está nesse caminho, aos poucos dando passos e se estruturando. E que por trás de tudo isso está o Espírito Santo, precisamos dar mais atenção às famílias que estão mais feridas, mais necessitadas.
O casal Humberto e Luciane, ministraram a palestra sobre a “Espiritualidade do Casal”, palestra essa que foi partilhada um testemunho de vivência de vida, espiritualidade e intimidade com Deus.
Humberto e Luciane expuseram com muita propriedade e conhecimento de causa a necessidade do casal possuir uma espiritualidade conjunta, pois os desafios dentro do matrimônio são infindáveis e sem a Trindade Santa as coisas complicam significativamente na relação a dois.
o casal João Nohama e Acidália, coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Oeste 2 falaram sobre os novos Itinerários produzidos pela Comissão Nacional Vida e Família, em especial do Itinerário Personalizado de Preparação ao Matrimônio.
O Diácono Luan Batista F. Ferreira falou da importância da família e citou algumas dificuldades que elas enfrentam na sociedade hoje.
O encontro terminou com um almoço partilhado.

Juscelino e Joelma – Pastoral Familiar