CONSER Conselho Episcopal Regional

Nos dias 19 a 22 de fevereiro de 2024, os senhores Bispos do Regional Oeste 2 estiveram reunidos na Sede da CNBB em Cuiabá, para mais um CONSER – Conselho Episcopal Regional.

Os oito Bispos Diocesanos das Dioceses que compõem o Regional participaram. A saber: Dom Vital Chitolina – Bispo de Diamantino e atual presidente do Regional; Dom Maurício da Silva Jardim – Bispo de Rondonópolis-Guiratinga e atual vice-presidente; Dom Jacy Diniz Rocha – Bispo de São Luiz de Cáceres e atual secretário; Dom Canísio Klaus – Bispo de Sinop; Dom Neri José Tondello – Bispo de Juína; Dom João Aparecido Bergamasco – Bispo de Primavera do Leste-Paranatinga; Dom Paulo Renato Fernandes – Bispo de Barra do Garças e Dom Mário Antônio da Silva – Arcebispo de Cuiabá.

A pauta prevista foi desenvolvida durante os referidos dias, com momentos também preparados e participados pelo secretário executivo dos Bispos e responsável pela Sede (CENE) Padre Reinaldo Braga Junior, pelo diretor geral da UNIFACC Padre Edson Sestari e pelo vigário judicial do Tribunal Eclesiástico Padre Evandro Stefanello.

Foram quatro dias de convívio fraterno entre os bispos, regados de muito trabalho, reflexões, encaminhamentos, escuta e partilha, como também orações e celebrações.

Assuntos de ordem pastoral, formativa, educacional, organizacional, administrativa, estrutural… foram tratados e motivaram importantes reflexões e decisões, sempre na perspectiva da comunhão e da participação em chave sinodal e missionária.

Acompanhou cada bispo a sua respectiva diocese, suas comunidades, seus presbitérios, seus seminários, seus fiéis leigos e leigas, suas lideranças e suas causas pastorais, evangelizadoras e missionárias. Foram momentos fortes de partilha, memórias e perspectivas, abordagem das fortalezas da caminhada e também identificação dos desafios dos processos.

Esteve presente, para um momento de fala e partilha com os bispos do Regional, o presidente da Comissão Especial da CNBB para a Amazônia, Dom Gilberto Pastana arcebispo de São Luís-MA. Faz parte do seu plano de trabalho neste quadriênio, a visita aos regionais brasileiros da Amazônia Legal, a fim de escutar e ajudar a dar andamento aos projetos de evangelização e pautas de compromisso da Igreja com a vida dos povos e a casa comum.

Dentro da programação esteve uma atenção especial à União das Faculdades Católicas, contemplando celebração eucarística com a comunidade acadêmica, encontro dos bispos com a direção da Instituição e também com as coordenações de cursos. Além disso, houve momento de escuta e partilha com os Formadores dos Seminários (OSIB).

Tendo chegado ao final das atividades previstas para a semana de encontro, os bispos retornaram para suas dioceses, fortalecidos pela união fraterna e seguros de que a comunhão e a colegialidade dão segurança, coragem e serenidade, como também alimenta a esperança e favorece a continuidade da Missão.

.

Texto: Pe Reinaldo Braga Júnior – Secretário Executivo RO2