Padre Vanderson de Souza assume a Direção Geral dos Salesianos em Rondonópolis/MT

A presença Salesiana de Rondonópolis tem a honra de anunciar a posse do P. Vanderson de Souza Gomes como o novo diretor geral. A Solene Celebração de posse está marcada para o dia 23 de janeiro, às 19h, na Matriz São João Batista (Av. Batuíra, 1414 – Parque Universitário – Rondonópolis-MT). A cerimônia será presidida pelo Inspetor, P. Ricardo Carlos, SDB.

Nomeação Oficial

A nomeação de P. Vanderson como diretor da presença Salesiana em Rondonópolis foi feita pelo Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, durante a Sessão Plenária de Inverno do Conselho Geral, em Roma. Esta decisão, com o consentimento dos membros do Conselho, designou o P. Vanderson de Souza Gomes para liderar a Presença Salesiana de Rondonópolis no triênio 2024-2027.

P. Vanderson recebeu a indicação dos Salesianos da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, com sede em Campo Grande – MS, com o parecer favorável do Inspetor P. Ricardo e seu conselho, anunciada oficialmente aos Salesianos em 19 de dezembro de 2023.

P. Vanderson, que atualmente exerce as funções de vice-diretor da presença de Rondonópolis e pároco da Paróquia São João Batista, assumirá o cargo no dia 23 janeiro de 2024, tornando-se, assim, o 5º diretor da presença desde que se tornou uma casa canônica em 2014. Ele sucederá ao P. Danilo Rinaldi, com quem compartilha uma longa história de proximidade desde o ano de 1998, quando, aos 10 anos de idade, participava do oratório dirigido pelo P. Danilo. Além disso, P. Vanderson será o primeiro diretor Rondonopolitano a assumir o cargo em sua terra natal.

Trajetória e Formação

Nascido em Rondonópolis, Mato Grosso, em 26 de janeiro de 1988, P. Vanderson ingressou no aspirantado salesiano em Campo Grande, no ano de 2005, cursando o terceiro ano do ensino médio no Colégio Salesiano Dom Bosco. Sua jornada na formação religiosa incluiu o pré-noviciado, estudos de filosofia na Universidade Católica Dom Bosco, noviciado em Indápolis (Dourados), e a primeira profissão religiosa em 24 de janeiro de 2008.

Ao longo dos anos, P. Vanderson desempenhou diversas funções e assumiu responsabilidades em diferentes comunidades Salesianas, destacando-se como coordenador de pastoral, pároco e vice-diretor. Sua dedicação à Missão indígena de Sangradouro culminou com sua ordenação como diácono em 18 de março de 2018 e sua ordenação como padre em 22 de junho de 2019, ambas em Rondonópolis.

Com uma extensa trajetória de serviço à comunidade Salesiana, P. Vanderson atualmente exerce as funções de ecônomo da comunidade e pároco, além de ocupar o cargo de vice-diretor da presença em Rondonópolis.

Com profundo sentimento de gratidão a Deus e à Nossa Senhora Auxiliadora, P. Vanderson convida todos a rezar uns pelos outros e a continuar a missão com amor a Dom Bosco, à presença Salesiana em Rondonópolis e aos jovens da comunidade.