DIOCESE DE RONDONÓPOLIS/GUIRATINGA REALIZA ASSEMBLEIA DIOCESANA DE CATEQUESE

Nos dias 21 e 22 de outubro do presente ano, na cidade de Rondonópolis/MT, mais precisamente no CEPA – Centro de Evangelização Pastoral, aconteceu a Assembleia Diocesana de Catequese. Este evento contou com aproximadamente 55 Catequistas coordenadoras das Foranias pertencentes à Diocese de Rondonópolis/Guiratinga, cujo evento ocorre todos os anos.

A Assembleia teve início no dia 21 de outubro às 13h30min, tendo como tema “Ide, da Igreja local aos confins do mundo” e com o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, e contou com a equipe diocesana de catequese na organização e condução das atividades.

No primeiro dia os participantes socializaram as atividades desenvolvidas assim como as experiências realizadas durante o ano, tanto as positivas quanto os desafios enfrentados no caminho. Após, o bispo Dom Maurício Jardim, apresentou o “Projeto de Renovação da Comunidade Paroquial – Iniciação à Vida Cristã (IVC)” que segue as orientações de Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria (RS) e Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética (ABC) da CNBB. Outrossim, o Padre José Eder, que é o referencial da Animação Bíblico-Catequética (ABC) da CNBB pelo Regional Oeste 2, reforçou a importância de todos aderirem ao projeto e frisou que devemos caminhar juntos e em sinodalidade. Na sequência, os participantes trouxeram experiências e sugestões e foi apresentado o novo Missal. Às 18h15min encerrou-se as atividades do dia, com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Maurício Jardim, e finalizada as atividades com o jantar.

O segundo dia teve seu início com a oração da manhã no gramado do CEPA, seguindo com o café da manhã e a retomada das atividades no salão principal. No primeiro momento foi elaborado, em conjunto, o cronograma das atividades evangelizadoras para 2024 de acordo com a disponibilidade e necessidade de cada Paróquia. Em seguida, foi retomada a apresentação do Projeto de Renovação da Comunidade Paroquial com o bispo da Diocese de Rondonópolis/Guiratinga, Dom Maurício Jardim.

Nesta ocasião, foram colhidas sugestões dos participantes sobre cada etapa do processo de evangelização (batismo, eucaristia e crisma, de crianças, adultos e jovens) de iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal com base no projeto apresentado.

Ao final, foi destacado a importância dos Catequistas e o papel crucial desempenhado por eles em suas paróquias e comunidades. Realizada a oração de envio, foi feita uma confraternização com o almoço.

Louvamos a Deus pelo povo eleito e rogamos ao Espírito Santo sua presença para, juntos, irmos da Igreja local até os confins do mundo!

CNBB RO2