Rondonópolis sedia ‘1º Congresso Missionário’ das oito dioceses do regional Oeste 2 da CNBB

Encontro marcado para os dias 22, 23 e 24, no Cepa, será assessorado pelo bispo de Rondonópolis-Guiratinga, dom Maurício Jardim, também presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária da CNBB.

Exatos dois meses do 15º Intereclesial das Comunidades de Base (CEBs), a igreja particular de Rondonópolis-Guiratinga e o Conselho Missionário Regional, finalizam os preparativos para mais um representativo encontro de caráter regional, envolvendo as oito dioceses que formam o chamado Regional Oeste 2 da CNBB, que compreende o Estado de Mato Grosso (Barra do Garças, São Luiz de Cáceres, Arquidiocese de Cuiabá, ︎Diamantino, ︎Juína, ︎Primavera do Leste-Paranatinga, ︎Rondonópolis-Guiratinga e ︎Sinop).

Com o tema ‘Ide! Da Igreja local aos confins do mundo’ e o lema ‘Corações ardentes pés a caminho’, o encontro previsto para sábado e domingo, dias 23 e 24, acontecerá no auditório do Centro Pastoral (Cepa) na sede da Mitra Diocesana e terá como assessor/preletor o bispo local, dom Maurício da Silva Jardim, que preside a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, órgão que congrega os conselhos missionários regionais.

A ESSÊNCIA DA IGREJA – Padre Josivan Calixto de Arruda, vigário da Paróquia Bom Jesus, de Campinápolis, Vale do Araguaia, Diocese de Primavera do Leste- Paranatinga, e coordenador do Conselho Missionário Regional Oeste 2, explica que o encontro do próximo final de semana faz parte dos preparativos para o encontro nacional que reunirá missionários e missionárias de todo o Brasil na Arquidiocese de Manaus (AM), entre os dias 10 a 15 de novembro do ano em curso. E visa despertar a consciência missionária em toda batizada e todo batizado, missionários desde o momento do batismo.

“Os congressos missionários têm a dinâmica de despertar na Igreja aquilo que é da sua natureza: ser missionária; como já dizia São Paulo VI, a Igreja é essencialmente missionária. Nasceu e só tem sentido de existir por causa da missão. Nós, mulheres e homens colaboramos, enquanto igreja, com a missão que é de Deus”, esclarece.

INSCRIÇÕES – Segundo Padre Josivan, as inscrições para os representantes das dioceses se encerraram oficialmente no dia 18/09 com a expectativa entre três e cinco pessoas de cada uma das oito dioceses que formam o Oeste 2 da CNBB.

Além delas, foram convidados também representantes de diversos organismos da Igreja: Obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionária, Juventude Missionária, Conselho Missionário dos Seminaristas, Conferência Regional dos Religiosos, Conselho Regional de Pastoral, Comissão Regional dos Presbíteros, Organização dos Seminários, Faculdade Católica, Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil, Conselho Nacional dos Leigos e Leigas do Brasil, CEBs, Conselho Missionário Indigenista e o Tribunal Eclesiástico do Regional.

TESTEMUNHOS – Padre Josivan também informou que o 1º Congresso Missionário Regional do Mato Grosso lembrará como “testemunhas missionárias” as memórias do padre Rodolfo Lunkenbein (nascido em 1º de abril de 1939, em Döringstadt, no sul da Alemanha) e do líder indígena leigo Simão Bororo,  martirizados no dia 15 de julho de 1976 na Aldeia Meruri, em General Carneiro, região de Barra do Garças.

PROGRAMA – Segundo o programa oficial divulgado pela Diocese de Rondonópolis-Guiratinga o evento terá a acolhida aos participantes já a partir da sexta-feira, 22; e o Congresso propriamente dito começa no sábado, 23, as 8h com o café e termina as 11h no domingo, 24, com almoço.

Em âmbito local, o convite distribuído pela Diocese pede que cada paróquia envie “até duas pessoas” e solicita “que sejam cristãos leigos e leigas que tenham sensibilidade missionária e condições de implantar na paróquia o Conselho Missionário Paroquial – Comipa”.

CONSCIÊNCIA MISSIONÁRIA – No vídeo de divulgação oficial, Dom Maurício prevê um encontro com mais de 80 participantes e enfatiza a importância dele como preparativo para o Congresso Missionário Nacional, em novembro em Manaus, que por sua vez, será preparatório para o 6º Congresso Missionário Americano, marcado para novembro de 2024, em Porto Rico.

“Nossa diocese tem a alegria de acolher e viver esta formação missionária para despertar ainda mais em nossa igreja local, a consciência missionária universal. A igreja local deve estar aberta a universalidade da missão”, ponderou Dom Maurício.

Nilton Mendonça

Pascom diocesana