A Exaltação da Santa Cruz: Um Encontro com Amor Divino

A Celebração da Cruz que Redime e Transforma

Por: Renan Dantas / Fotos Renan Dantas

Foto: Renan Dantas

Cuiabá, Mato Grosso – Hoje, 14 de setembro, a Igreja Católica de todo o mundo se une em oração e reflexão para celebrar a Exaltação da Santa Cruz. Essa data especial é um lembrete poderoso do sacrifício de Jesus Cristo na Cruz e do amor infinito de Deus pela humanidade.

Em 13 de setembro de 335, duas igrejas foram consagradas em Jerusalém: a da Ressurreição e a do Martyrium. No dia seguinte, em uma cerimônia solene, a Cruz de Cristo foi revelada à Imperatriz Helena, que a havia descoberto em 14 de setembro de 320. Esse evento marcou o início da devoção à Santa Cruz, que transcendeu os séculos e se tornou um pilar fundamental da fé cristã.

Neste dia, recordamos também o período sombrio em que a Cruz foi roubada por Cosroes II, rei dos Persas, durante uma guerra travada em 614. O imperador romano de Bizâncio, Heráclio, após uma vitória significativa, trouxe de volta a Cruz a Jerusalém. O símbolo da redenção estava de volta ao lugar sagrado de onde fora tirado, restaurando a esperança e a fé dos cristãos.

O Papa Francisco nos lembra que este dia não é sobre glorificar a crueldade da Cruz, mas sim sobre exaltar o amor que Deus manifestou ao se entregar para morrer nela. “Mesmo sendo Deus, Cristo humilhou-se, fazendo-se servo. Eis a exaltação da Cruz de Jesus!” – palavras que nos convidam a refletir sobre o profundo significado desse ato de amor por nós.

O Evangelho de João (Jo 3,13-17) nos ensina que, assim como Moisés ergueu a serpente no deserto para a salvação do povo, o Filho do Homem seria elevado na Cruz para que todo aquele que nele cresse tivesse a vida eterna. Deus deu seu Filho unigênito por amor, não para condenar o mundo, mas para salvá-lo mediante uma oferta de e por amor.

15º Intereclesial da CEBs – Romaria dos Mártires / Foto: Renan Dantas

O Papa Bento XVI nos recordou que o cristianismo não é apenas uma decisão ética ou uma ideia, mas sim o encontro com o evento da Cruz. A Cruz de Cristo é o símbolo da oferta de Deus à humanidade, e somos convidados a nos relacionar profundamente com Ele.

Elevando nosso olhar para a Cruz, não devemos sentir medo, mas gratidão, pois isso representa o amor que Deus tem por seus filhos e filhas. Cada vez que olhamos para a Cruz, lembramos que Deus está conosco em nossos sofrimentos, iluminando as noites escuras de nossas vidas e nos permitindo continuar nossa jornada.

Neste Dia da Exaltação da Santa Cruz, não podemos ser indiferentes à mensagem que ela carrega. Devemos fazer uma escolha consciente de nos unirmos a Cristo na Cruz, carregando nossas próprias cruzes com fé e esperança, e nos comprometendo a ajudar os crucificados deste mundo. Assim como os mártires suportaram grandes sofrimentos por causa da Cruz, também somos chamados a testemunhar a paixão de Cristo em nossas vidas diárias.

Foto: Renan Dantas

Celebremos a Santa Cruz com devoção e gratidão, reconhecendo-a como símbolo central da nossa fé no Crucificado- Ressuscitado! Que ela resplandeça em nossas jornadas espirituais, afastando também todo mal, e conduzindo-nos à vida eterna pelo amor doação de Cristo Jesus!

VITÓRIA, TU REINARÁS. Ó CRUZ, TU NOS SALVARÁS”