DIÁCONO ANDRITONY ANCHEITA ADRIANO SERÁ ORDENADO SACERDOTE NA SEXTA-FEIRA, DIA 5

A Igreja particular da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga inicia nesta terça-feira, 02/05, o tríduo preparatório à ordenação presbiteral do Diácono Andritony Anchieta Adriano, de 32 anos de idade completados em 23 de abril.
A cerimônia de ordenação, a ser presidida pelo Bispo local, Dom Maurício da Silva Jardim, está marcada para a sexta-feira, 05/05, às 19h, na Igreja Matriz São José Esposo, no Conjunto São José II.
Os três dias de preparação para a sagração serão celebrados sempre as 19h, nesta terça-feira, 02/05 na Paróquia São José Operário (Vila Operária); na quarta, 03/05, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila Aurora) e quinta-feira, 04/05, na Catedral Santa Cruz (La Salle I), no final da avenida Dom Pedro II.
Natural do distrito de Planalto, em Cabixi, município de pouco mais de 5 mil habitantes, distante 640 km da Capital Porto Velho, em Rondônia, Andritony – de vasta ação como agente leigo de pastoral, em Rondonópolis – cursou Filosofia e Teologia na Faculdade Católica de Mato Grosso, em Várzea Grande (MT); e foi ordenado Diácono em 20 de maio do ano passado.

CONTRA VONTADE – Apesar de considerado ‘’uma vocação adulta’, por ter entendido e aceito o chamado de Deus ao Ministério Sacerdotal apenas aos 23 anos, o futuro padre recorda que sua vivência na missão católica existiu desde muito cedo, pouco após os 10 anos de idade: “A minha vocação foi cultivada sem que eu pensasse em ser padre. Na minha infância, nos grupos de reflexão eu sempre ajudei. Na minha comunidade lá em Rondônia não havia Missa, nas celebrações da palavra, que se chamava de culto, muitas vezes a reflexão era por minha conta. Eu fazia celebrações em casa.; então Deus foi me preparando para isso”, recorda.
Andritony também lembra que muitas vezes se irritou com a insistência de pessoas de que ele apresentava perfil para a vida sacerdotal: “Na própria comunidade, quantas pessoas, até eu me decidir a ser padre, me diziam (contragosto, porque eu nem queria pensar nisso): você podia ser padre, você tem a cara de padre; e eu ficava muito irritado com isso. Foram anos as pessoas me dizendo que eu poderia ir para o seminário. Lembro da primeira ordenação que eu fui; me marcou muito; os cantos, o rito; era uma coisa bonita que me tocava, mas não me passava pela cabeça ser um padre”, relata o Diácono.

ANUNCIA-ME DE 2009 – Andritony, que se transferiu para Rondonópolis em 2008, após ser aprovado no exame vestibular para o curso de Engenharia Civil, aqui, manteve sua estreita relação com a vida missionária de leigo, servindo em diversas comunidades da Igreja Católica local – inclusive residindo em ambiente eclesial.
Em 2009, ainda estudante do primeiro ano de engenharia, teve o que chama de “experiência pessoal definitiva” com Jesus Cristo, durante o evento Anuncia-me, realizada pela Renovação Carismática Católica (RCC). Foi quando ouviu da boca do pregador do encontro, que Deus o queria por completo: “Então esse momento, no Anuncia-me, em 2009, foi Deus tirando uma certa venda, uma cegueira e enxerguei que Ele já estava me preparando para essa vocação”, explica.
Com a decisão tomada, orientado pelo então Bispo Dom Juventino Kestering, Andritony ainda concluiu o curso de Engenharia, antes de ir para o Seminário de formação em Várzea Grande.

SINAL DE DEUS – Lembrando seu lema de ordenação, o Diácono Andritony Anchieta Adriano, pede que a comunidade reze por seu ministério para que consiga viver, também como Padre, o propósito de fazer a vontade de Deus. “Eu tenho como lema de ordenação sacerdotal que é também um lema de vida: fazer a vontade do Pai; peço a todas as comunidades que rezem e me ajudem; espero muito, onde for, encontrar irmãos verdadeiros que queiram junto comigo realizar a vontade do Pai. Sei das minhas imperfeições, mas creio profundamente, que a ordenação me dará um tesouro, que continuarei carregando em vaso de barro, e que quero colocar à serviço de todo povo; quero poder ser um sinal da misericórdia e do amor de Deus para todos, e quando eu não estiver sendo esse sinal e nem fazendo a vontade do Pai, que a comunidade reze e me corrija fraternalmente. Desejo ser um padre segundo o Coração de Jesus”, completa.

DÚVIDA X CERTEZA – Andritony reafirma a certeza de sua vocação, apesar de ter despertado para ela já com 23 anos de idade. “Desde aquele dia 17 maio de 2009, eu nunca duvidei de que Deus me chamou para ser padre. Muitas vezes eu tive dúvida da minha capacidade responder a esse chamado; e até hoje eu não confio nas minhas capacidades, eu confio na graça de Deus para poder responder”. À essa dúvida, ele responde com a humildade e oração: “E por ter esse receio de não conseguir responder, busco e Deus vai me dando a graça de me abaixar, de buscar a sua Graça, de rezar mais, procurar ser mais humilde, por saber que não sou perfeito e ter essa incerteza da minha capacidade em atender ao chamado” (como devo), arremata.

PRIMEIRA MISSA – Após a ordenação presbiteral na sexta-feira, 05/05, o novo sacerdote presidirá sua primeira Missa no dia seguinte, sábado, 06/05, também na Paróquia São José Esposo, às 10h.

Nilton Mendonça
Pascom diocesana