Que a Energia Nova da Páscoa Leve a Igreja a Ações Práticas em Prol de um Mundo Melhor

A Páscoa somente terá promovido seu efeito almejado por Jesus, se despertar em cada cristão uma renovada energia, em forma de ações práticas a favor de um mundo melhor para todos. Essa foi uma das abordagens do sermão do Sábado Santo, proferido pelo bispo diocesano de Rondonópolis-Guiratinga, Dom Maurício da Silva Jardim, na celebração da Vigília Pascal e benção do Fogo Novo, na Catedral Santa Cruz, no sábado, 08/04.

Dom Maurício abriu a homilia lembrando que apesar das formas diversas de narrar a ressurreição, os quatro evangelhos querem dizer exatamente a mesma coisa: “O mesmo que morreu, agora está vivo, ressuscitado em um corpo glorioso, que não precisa de portas para entrar, mas Ele está no meio de nós”. E que é essa uma boa notícia para ser levada às pessoas que vivem no sofrimento. “Pessoas que vivem na dificuldade e ainda estão lá na Sexta-feira Santa”, citou, contando sobre a visita que fez a um grupo de 43 adolescentes infratores que cumprem pena de isolamento social por terem praticado algum tipo de delito. “Fomos levar a eles uma mensagem de Páscoa; dizer que eles são amados por Deus; que Deus não desistiu deles, morreu na cruz por eles e por todos nós; e que não existe para os cristãos as palavras irrecuperável e impossível; que para Deus tudo é possível que toda pessoa tem recuperação”.

RECONHECER O ERRO – Segundo Dom Maurício, uma notícia que, de certa forma, foi recebida com surpresa pelos adolescentes privados de liberdade. “E eles olhavam assim e diziam: verdade? Eu disse é verdade; Jesus não veio condenar vocês, mas veio salvar; basta vocês reconhecerem onde erraram, como nós também erramos, e Deus dá o perdão”, contou.
O Bispo acrescentou ainda a emocionante e comprometida resposta de alguns desses adolescentes, submetidos as dificuldades da vida no cárcere: “E eu vi nos rostos deles se abrindo um sorriso e alguns me dizendo: um dia eu quero voltar à sociedade, estudar, voltar a trabalhar e ser livre… Estão pagando pelo erro cometido, mas são filhos de Deus a quem temos que levar essa mensagem de salvação”, cobrou.

PARA TODOS – Ainda na meditação do Sábado de Aleluia, Dom Maurício voltou a afirmar aos presentes à Catedral Santa Cruz, que o projeto do coração de Deus não é direcionado a um pequeno grupo ou a apenas pessoas vistas como boas: “Não é a um grupo perfeito que Deus quer salvar; ele veio para salvar a humanidade toda como ela é; no mundo somos 1,3 bilhão de cristãos, para uma população de mais de 7 bilhões (de pessoas); mas Deus quer salvar toda a humanidade; morreu por todos e traz essa vida nova para todos”, afirmou.
A palavra ressurreição, apontou o Bispo, resume esse projeto de salvação para todos: “Quer dizer para nós que é possível mudar, é possível uma vida nova. É possível fazer a passagem do homem velho para o novo; é possível viver o amor, o perdão, a reconciliação e a paz. Tudo isso se torna possível a partir da ressurreição”, afirmou, acrescentando ser ela, motivo de alegria e júbilo. “Que nosso coração hoje, possa encher-se de alegria; aquela alegria que nos faz sentir vontade de sair dançando da Igreja; com o coração cheio de esperança e júbilo”.

CÍRIO PASCAL – Se referindo ao Círio Pascal, na cerimônia do “fogo novo”, o Bispo lembrou que apesar dos obstáculos, vivendo a ressurreição de Jesus Cristo é possível superar as dificuldades: “Com o Senhor ressuscitado à frente. O Círio pascal, justamente, representa essa luz nova que brilha no meio da escuridão do mundo, de esperança para a humanidade”.

RENOVAÇÃO – Realizados os atos de benção da água e renovação das promessas batismais, Dom Maurício exortou a comunidade a tomar posse da graça da ressureição, apresentando ao mundo “o rosto do ressuscitado” e não o semblante triste da Sexta-feira Santa. “A nossa fé não ficou com cara de funeral. O Senhor está vivo; nós seguimos um Deus vivo, nesses dias de Tríduo Pascal. E a Igreja toda estava aguardando esta noite feliz, santa, noite de Páscoa onde tudo muda, a perspectiva muda pelo olhar da fé”, pregou.

VELHO TESTAMENTO – De forma catequética, Dom Maurício também lembrou a tradição passada de Páscoa vivida pelo povo da Antiga Aliança, que pela passagem de Deus entre os seus, foi liberto da escravidão do Egito e colocado na terra prometida (apesar de perambular por 40 anos no deserto), conforme a segunda leitura que tratou da travessia a pé enxuto do Mar Vermelho: “E o povo, para agradecer a Deus, todos os anos comemorava a Páscoa. Jesus quando criança ia sempre a festa da Páscoa, com seu pais”, ensinou Dom Maurício, acrescentando que Jesus, quando entrou em Jerusalém, no Domingo de Ramos, já sabia que a passagem aconteceria em sua vida: “Ele sabia que iria se tornar a Páscoa, que a passagem iria acontecer na vida dele, como ele próprio já havia anunciado”.

QUESTÃO DE FÉ – O Bispo reforçou que a Páscoa deve reascender em cada cristão católico “algo totalmente novo”, impossível de se explicar humanamente: “Brilha uma luz e uma esperança novas que não tem como explicar, porque é um dado de fé que a gente experimenta, que brota dentro de nós”, resumiu.
Mesmo diante das dificuldades impostas por um mundo desfigurado por guerras, violência e outros males, a Luz de Cristo traz a certeza da vitória: “Parece que o mal vai vencendo e, de repente, reascende dentro de nós essa esperança de que as coisas podem mudar. Que a morte, o sofrimento, a dor e miséria não têm a última palavra. Quem tem a última palavra é o Senhor ressuscitado”.

ENERGIA PARA A AÇÃO – Com a Páscoa, lembrou Dom Maurício, todo aquele que se deixa contagiar, passa a ver e viver as realidades do mundo de forma mais positiva e esperançosa: “Não de forma passiva, deixando as coisas acontecerem; mas a Páscoa também nos dá uma energia nova, para fazer a nossa parte para um mundo melhor”.
A ressurreição, resumiu Dom Maurício, é o “dado novo” que mudou a vida dos seguidores de Cristo a partir das mulheres que foram ao tumulo na manhã do terceiro dia após a crucificação: “Surpreendeu as mulheres que foram ao túmulo levar aromas, chorando porque o mestre havia morrido e lá fizeram a experiência totalmente nova, que muda tudo na vida delas e dos apóstolos. Jesus reaparece vivo dizendo: não tenham medo, sou eu, a Paz esteja com vocês. E essa notícia se espalhou e chega a nós hoje, pelo testemunho dos apóstolos”, finalizou Dom Maurício.

 

NILTON MENDONÇA

PASCOM DIOCESANA