Encontro diocesano dos coordenadores paroquiais de catequese

A “Amada” Diocese de Rondonópolis/Guiratinga, nos dias 04 e 05 de março, reuniu a coordenação diocesana, junto aos coordenadores paroquiais de catequese das foranias Norte, Leste, Sudeste e Rondonópolis, na querida cidade de Rondonopolis/MT, com o objetivo de Ver, Iluminar e Agir, para refletir, rever, rezar e planejar a caminhada da catequese na diocese. O encontro foi o momento de revisitar a jornada e reafirmar a missão, foram dois dias bastantes intensos de reflexões, partilha, estudo, animação e oração.

Aqui um singelo relato: no primeiro

dia a coordenação, com momento “Ver ” conhecendo a realidade da catequese nas 22 paroquias e acolhendo a todos com muita criatividade e carinho, a seguir nosso bispo diocesano, Dom Mauricio, com o ” Iluminar ” sobre a missionariedade na Igreja, onde lembrou que a “Missionariedade deve ser acolhida e assumida com responsabilidade pela comunidade e tornar-se o eixo da catequese “. “Se a missionariedade é saída devemos ter uma catequese itinerante e atenta aos mais necessitados”.

A missão não é enfeite e nem uma

opção é a identidade da igreja.

Já no segundo dia a coordenação, após o momento orante, foi o “Agir” apresentou três questões para que a partir do que vimos apontarmos as dificuldades e oportunidades no processo de evangelização e ações a serem assumidas concretamente no processo de IVC (Iniciação a vida Cristã), buscando integrar a missionariedade como eixo central da catequese. Concluímos que catequese sempre busca estar atenta à realidade que o povo vive. suas alegrias, sonhos, dificuldades, angustia, tristezas, alegrias, conquistas, mudanças tecnológicas e sociais.

Esse olhar busca ter elementos para a ação catequética, para que seja garantida uma evangelização onde a pessoa tenha um encontro pessoal com Cristo e sinta-se amada e acolhida. O encontro foi encerrado com uma linda oração de envio na expectativa de uma catequese dinâmica, eficiente, eficaz, criativa e missionaria e o desejo ardente que a espiritualidade missionaria se espalhe a cada pedacinho de nossa amada diocese.

Gratidão a todos que participaram e contribuem para o processo da Iniciação à Vida Cristã.

Catequista:

Maria da Conceição de Góis