16º Encontro Regional das CEBs

DIOCESE DE RONDONÓPOLIS – GUIRATINGA

Aconteceu do dia 02 á 04 de Dezembro de 2022 no centro de eventos Santa Terezinha Rondonópolis-MT. O 16º  Encontro Regional das CEBs.

Contou com a presença de Liderança, Leigos e Leigas das Comunidades Eclesiais de Base.

No domingo do 16º Encontro Regional das CEBs na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga houve á festa de cores e de alegria no encontro de cada irmão/irmã que transborda a graça de Deus no sorriso, no olhar, no abraço acolhedor e na vivência fraterna. O Centro de Eventos Santa Terezinha, com as multicores das comunidades, acolheram o Bispo da Diocese de Rondonópolis – Guiratinga Dom Maurício e Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Cuiabá – MT Dom Mário Antônio, os presbíteros, as irmãs e os irmãos consagrados, os povos indígenas, os leigos e as leigas dos Regionais Oeste 1 e 2 para a celebração da Santa Missa.

Segundo domingo do Advento e a renovação do chamado à missão e à conversão. Dom Mário, presidente da celebração lembrou que o Advento “é tempo de mudança de mentalidade e de renovação da aliança com o Deus da vida plena para todos e para todas”; “tempo de pensar no Cristo encarnado, crucificado e ressuscitado, anunciado por Isaías, o profeta da esperança”. Realçou que é tempo de interpelação a assumirmos uma vivência harmoniosa e com esperança, como ressaltava Santo Agostinho: “ser uma pessoa de esperança é ser uma pessoa de indignação e de coragem”. Todos nós, cristãos e cristãos, necessitamos de uma atitude de esperança, de harmonia, de respeito e de conciliação. Dom Mário convocou a todos/a para fazer a opção em “promover o bem e semear a esperança, pois as CEBs são canteiros de esperança”. “Que as nossas CEBs continuem sinalizando novo céu e nova terra”. Fez um apelo para que possamos buscar a justiça e a paz, como anuncia o salmo: “nos seus dias a justiça florirá”. Destacou que João Batista, com o seu exemplo, nos convoca a endireitar o caminho para que possamos estar com Jesus e anunciá-Lo a todos os povos, pois Jesus ressuscitado nos une e nos faz comunidades eclesiais de base na busca da vida plena para todos e todas. Após o lanche foi apresentada a síntese do agir a partir dos trabalhos realizados nas plenárias. De modo geral se reafirmou a necessidade de continuarmos como Igreja em saída, sinodal, samaritana, com ênfase na promoção da vida em todas as suas dimensões; na busca de maior valorização dos jovens, dos povos indígenas e dos quilombolas; no combate aos preconceitos e fake News; na prática do ecumenismo e do diálogo interreligioso; na luta por políticas públicas que realmente atendam aos mais necessitados; na valorização da Eucaristia como fortalecimento da caminhada.

Como uma das atividades finais do Encontro foi realizado um momento de avaliação dos trabalhos e proposta de indicadores e de sugestões para o 15º Intereclesial. Os grupos foram organizados por Diocese e por equipes de trabalho e as propostas foram apresentadas por um membro de cada grupo. Nos grupos das Dioceses além da avaliação do encontro foi solicitado que apresentassem propostas de articulação na caminhada das CEBs que pudessem ser assumidas no próximo ano e nos grupos de trabalho, avaliação e sugestões para o 15º Intereclesial.   Para além das dificuldades apresentadas no processo de organização do 16º Encontro regional, foram partilhadas várias sugestões a serem viabilizadas no 15º Intereclesial. No encerramento dos trabalhos foi feita uma belíssima celebração de envio quando os bispos Dom Maurício e Dom Mário, padres, leigos e leigos conduziram o momento da Bênção e da unção das mãos de todas as equipes de trabalho com óleo perfumado, lembrando que somos o perfume de Deus no meio do povo. Louvado seja Deus por nos proporcionar tão belo momento de partilha, de novas amizades, de fortalecimento na fé e de revigoramento das nossas comunidades, o que nos faz continuar sonhando o sonho de Deus entre nós…

Escrita por Leoni equipe comunica 15.