Batismo do Senhor Jesus

Tu és o meu Filho amado! Em ti encontro o meu agrado” (cf. Lc3,22)

Celebramos, hoje, o Batismo do Senhor, e essa celebração nos convida a refletir sobre o nosso batismo. Batismo significa compromisso, porém muita gente não faz ideia disso. Muitos batizam por tradição, por superstição, por convenção social e por outros motivos menos nobres que o verdadeiro significado do batismo. João preparou a vinda de Jesus pregando um batismo de conversão, o que mostra para nós a origem do batismo e o seu real significado. Batismo significa mudança de vida, conversão. Todos os que procuravam o batismo de João assumiam mudar de vida. Assim a vinda de Jesus foi por João preparada através do batismo de conversão das pessoas. João fez isso tão bem que muitos imaginavam que ele fosse o próprio Messias. Porém, ele deixava claro que ele batizava com água, mas que viria alguém mais forte, tão mais importante, que ele não seria digno nem de se abaixar para desamarrar a correia de suas sandálias. Jesus, para o qual ele preparava os caminhos, a sua vinda, batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Ou seja, seria um batismo que ia além da conversão, seria a marca indelével de um compromisso, resultado da conversão. Porém, embora forte, Jesus veio com tanta humildade que se submeteu ao batismo e João. João ficou desconcertado ao batizar o autor do batismo, mas cumpriu sua missão. Ele não sabia quem era ele, mas sabia da sua importância e que, ao batizá-lo, Deus enviaria algum sinal, para mostrar que ali estava o seu Filho amado. O céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Depois disso, ouve-se a voz vinda do céu:” Tu és o meu Filho amado! Em ti encontro o meu agrado” (cf. Lc3,22). Com o batismo, Jesus inicia a sua vida pública. Por essa razão, o tempo do Natal se encerra com a festa do Batismo do Senhor, e temos, assim, o início do Tempo Comum, que simboliza o tempo da vida pública de Jesus, sua missão propriamente dita, relatado em trinta e quatro semanas. Entendemos ainda mais o significado do batismo com esses dados da liturgia de hoje. Com o batismo, nós passamos a fazer parte, oficialmente, de uma religião, começa, portanto, a nossa missão na Igreja. Alguns podem questionar sobre a idade com que as crianças são batizadas na Igreja Católica, pois elas ainda não têm consciência do significado do batismo. É também por razão que se tem padrinhos de batismo, e por isso também se exigem certos requisitos para alguém ser padrinho ou madrinha de batismo. São os padrinhos, junto com os pais, que irão educar a criança na fé católica, que irão ensinar as noções básicas da fé cristã e acompanhá-la na Igreja, para que ela aprenda a amar e participar da comunidade católica, da sua paróquia, enfim, para que ela cresça sabendo que tem um compromisso com Deus, através do compromisso com sua Igreja. Infelizmente não são todos os pais e padrinhos que sabem disso e, por essa razão, batizam sem saber o significado do batismo. Boa parte das pessoas não quer obter preparação efetiva em alguma comunidade eclesial. Como poderão ser bons padrinhos, orientar na fé católica, se eles não sabem o significado do batismo? Essas e outras questões devem ser pensadas quando celebramos o Batismo do Senhor, porque o seu batismo lança luzes sobre o nosso batismo.

Frei. Roberto Miguel do Nascimento

Pároco da Matriz Franciscana Sagrado Coração de Jesus